História do Celular
A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em três de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martim Cooper, então gerente da Divisão de Sistemas da Motorola.
Entretanto o telefone celular só chegou ao mercado em 1983 pesando 794,16 gramas e
e custando 3.995 dólares.
A história do celular no Brasil começou em 1990. Na época segundo dados da ANATEL o Brasil contava com 667 aparelhos e no ano seguinte já contava mais de 6700 aparelhos os chamados tijolinhos, nome dado pelo seu formato e peso.
Em 1977 com a privatização da telefonia móvel houve um crescimento muito grande no setor. A abertura para o capital privado obrigou as antigas estatais e novas empresas que se instalava a um grande investimento no setor. Daí um aumento significativo na produção de aparelhos e o oferecimento de novos serviços atrelados a menores preços, numa ampla disputa pelo interesse dos consumidores.
Em Fevereiro de 2009 o Brasil ultrapassou a quantia de 152 milhões de aparelhos, o que significa que cada 10 brasileiros oito possuem telefone celular.
Os celulares parecem não ter limite quando se fala em evolução. A cada lançamento novos recursos aparecem.O recurso que mais espantou a todos foram os aparelhos sensíveis ao toque.
No momento o modelo mais moderno e o Nokia 6265 e muitos outros virão até o Natal quando entra o ericson com 3.1 mega pixel e milhões de cores no visor e muito mais.
Breve chegará a telefonia celular G4, mas já algumas idéias de como será. Assim como a G3 a G4 deverá continuar investindo no avanço da transmissão de dados.
Em breve os celulares estão prestes a virar computadores de bolso.
Como em outros municípios brasileiros somente em entre abril e maio de 2009 o município de Gavião passou a receber o sinal de telefonia celular fruto de um acordo entre o governo e as operadoras com o prazo de que as mesmas deveriam até 2010 instalar em todos os municípios do Brasil a telefonia celular.
Como em qualquer lugar do planeta o objeto do desejo para os jovens e o celular e aqui não é diferente. Constuma-se ver grupos de jovens cada um exibindo o seu novo modelo desde os mais simples até os mais sofisticados. Tudo isso graças aos bons frutos da globalização. (Clovis Moura). Clovismoura2007@hotmail.com
0sem comentários ainda