Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

BLOGUE DE CLOVIS MOURA

Clovis Moura

0 amigos

Nenhum(a)

 Voltar a Blogue de Cl...
Tela cheia

Saiu no Blog Fala dos Confins

29 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 575 vezes

Gavião

em 10/03

A vontade de Lucélia de apresentar a expressão artística de Gavião, escorria como tempestade de verão pelas ruas da simpática cidade. Um toró. Ela nos apresentou o cativo Clovis Moura - escritor, historiador, professor, farmacêutico - homem apaixonado pelas histórias e estórias que correm de boca em boca em Gavião. A muito tempo vem anotando tudo que lhes contam, observando os costumes, a cultura... escreveu o livreto Gavião: Nossa terra Nossa gente, um espécie de árvore frondosa que trará frescor a memória gavionense. Clovis diz que Gavião é nome de pássaro e nome de pássaro também tem várias pessoas que ali vivem: Zé Papagaio, Pomba (mulher de Zé Papagaio), Seu Cárdia, Zabelê (Izabel) entre outros. Catalogou a fauna e flora da caatinga em conversas com trabalhadores da zona rural: caboré, acorda vaqueiro, tito, sofrer, zabelê... animais do ar; mocó, preá, teiú, gigó, guaré... animais da terra; donilo, mussum, tilápia, jundiá... animais da água. Insetos, cactos, rios... nomes no mínimo bonitos de ler. Sem falar no "contos contados e ouvidos", "causos" e fábulas do povo gavionense.

Foi Santo Moura que muito alimentou Clovis, fomos atrás dele e o encontramos com Acácio, caçador. Tem muito caçador no Sertão! Por falar em caçador, a grande surpresa para "Fala dos Confins"estava dentro da casa de Lucélia, seu pai, Seu Benjamin caçador cheio de memórias, amor de Lucélia. Dona Lurdes também falou, sua mãe. Lucélia como diretora de cultura tem muitos sonhos para Gavião.

Fonte: http://www.faladosconfins.com.br/nucleo/26-GAVIAO.html


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.