Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

BLOGUE DE CLOVIS MOURA

Clovis Moura

0 amigos

Nenhum(a)

 Voltar a Blogue de Cl...
Tela cheia

Site do Sicoob-Coopere destaca o lançamento do Livro Gavião: Nossa Terra, Nossa Gente

8 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1289 vezes

Gavião faz aniversário e tem apoio do Sicoob-Coopere

Data da Postagem: 25/03/2009 no site do Sicoob-Coopere

 

O município de Gavião, localizado no Território da Bacia do Jacuípe, a 245 km de Salvador, comemorou dia 19 de março, 24 anos de emancipação política.

O Sicoob-Coopere apoiou a realização de diversas atividades culturais e competições esportivas durante o dia, além de marcar presença através da equipe da agência de Gavião.

Um dos destaques das comemorações foi a Maratona da Liberdade, com a participação de trinta e cinco atletas da região que se esforçaram muito para suportar o calor num percurso de sete quilômetros.

Aconteceu também o lançamento do livro “Gavião, Nossa Terra, Nossa Gente", de Cloves Moura. "Foram vários anos de pesquisas procurando confirmar os fatos citados no livro", explica o autor.

Em seguida um telão em praça pública mostrou a trajetória do jovem município para seus moradores e visitantes.

Um pouco sobre Gavião

Localizado no semi-árido, à margem direita do Rio Jacuípe, entre Nova Fátima e Capim Grosso na BR 324, destacando-se na pecuária de caprinos, ovinos e principalmente bovinos, Gavião teve sua emancipação político-administrativa em 19 de março de 1985, desmembrado do município de Riachão do Jacuípe, de acordo com a lei nº 4.410, assinada pelo então governador João Durval.

Pouco se sabe sobre a origem de Gavião. Não existem dados probatórios ou algum tipo de registro dos fatos contados, até porque não se sabe onde ficava a fazenda Gavião, que deu nome à cidade.

Conta-se que em 1812 passava pela região um rico viajante conhecido como José Inácio. Viúvo, tinha uma filha chamada de Sinhazinha. Gostou do lugar e comprou uma posse de terra construindo nela uma casa perto de uma quixabeira onde pela tarde se aninhavam muitos gaviões para dormir, o que o levou a denominar a fazenda de Gavião. José Inácio construiu no local uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

 


Tags deste artigo: história gavião livro clovis moura

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.