Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

BLOGUE DE CLOVIS MOURA

Clovis Moura

0 amigos

Nenhum(a)

 Voltar a Blogue de Cl...
Tela cheia

Calila Notícias destaca lançamento do Livro Gavião: Nossa Terra, Nossa Gente

8 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3991 vezes
Município Gavião
20/03/2009 12:57:53
CALILA NOTÍCIAS

Dia inteiro de atividades marcou aniversário de Gavião

Maratona, torneio de futebol, lançamento de livro, apresentação de vídeo e muita música,maracarm as comemorações

Competições esportivas marcaram o feriado de comemoração aos 24 anos de emancipação política da cidade neste dia 19. Pela manhã, trinta e cinco atletas da cidade e da região, fizeram um percurso de sete quilômetros, na maratona da liberdade, ao final os grandes campeões foram Cosme de Zé, fazenda Alagoinha, concorrendo com atletas da cidade e Antonio, atleta de Capim Grosso, venceu a prova com a participação de todos os concorrentes.

----------------

Lançamento de livro abriu atividades da noite - Contando com a presença da Vice-prefeita Maria Luiza de Moura Cunha (PP), e vereadores, o professor do Colégio Durvalina de Oliveira, escritor e ex-vice-prefeito, Clóvis Moura, lançou se segundo livro intitulado "Gavião, Nossa Terra, Nossa Gente" e na capa o desenho de uma comunidade rural, com o povo comercializando em frente de uma igreja, e um avião voando baixo, sobre eles, simbolizando um dos casos contados, o dia que o avião fez uma aterrissagem forçada e pousou no campo de futebol da comunidade.

Segundo Moura, ouviu esta história contada por Santo Moura e confirmada por Amadeus de Simiro "Foram vários anos de pesquisas procurando confirmar os fatos citados no livro para me certificar da veracidade dos mesmos, pois nada destas histórias tinham sido escritas", concluiu.

O lançamento aconteceu no plenário da Câmara, onde em seguida foi servido um coktail, enquanto o escritor autografava os livros.

Prefeitura exibe vídeo em telão - Após o lançamento do livro de Cloves Moura, a praça repleta de pesoas, a prefeitura municipal apresentou um documentário, cujo objetivo era contar um pouco da criação do municipio até a presente data.

Breve relato da História - Localizado no semi-árido, à margem direita do Rio Jacuípe, entre Nova Fátima e Capim Grosso na BR 324, destacando-se na pecuária de caprinos, ovinos e principalmente bovinos, Gavião teve sua emancipação politico-administrativa em 19 de março de 1985, sendo desmembrado do município de Riachão do Jacuípe, de acordo com a lei nº 4.410, assinada pelo então governador João Durval.

Pouco se sabe sobre a origem de Gavião. Não existem dados probatórios ou algum tipo de registro dos fatos contados, até porque não se sabe onde ficava a fazenda Gavião. Conta-se que em 1812 passava por aqui um rico viajante conhecido por José Inácio, viúvo e tinha uma filha chamada de Sinhazinha, ele que gostou da região e comprou uma posse de terra construindo nela uma casa perto de uma quixabeira onde a tarde se aninhavam muitos gaviões para dormir, ele observou o fato e colocou o nome de sua fazenda de gavião. Muito católico, construiu no local uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

Por: Valdemí de Assis - Fotos: Raimundo Mascarenhas


Tags deste artigo: história gavião livro clovis moura

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.