Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

BLOGUE DE CLOVIS MOURA

Clovis Moura

0 amigos

Nenhum(a)

 Voltar a Blogue de Cl...
Tela cheia

Exôdo rural em Gavião

8 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1902 vezes

CaatingaPodemos definir êxodo rural como sendo o deslocamento de pessoas da zona rural (Campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor na cidade.

Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as cidades são: busca de emprego, fuga de desastres naturais como secas enchentes, qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transporte e educação). Aqui em Gavião não foi diferente.

A força da população rural foi decisiva e participativa na campanha plebicitária.

A partir de 1985 com a sua emancipação política administrativa o município de Gavião na Bahia começou o seu êxodo rural.

Na esperança de uma vida melhor, com um bom sistema de saúde e de ensino público e fugindo das constantes secas muitas famílias vieram a morar na cidade e também na esperança de oportunidades políticas e individuais, e assim foram aos poucos disputando oportunidades iguais, tanto que, nas eleições de 1985, de nove vereadores eleitos sete eram de origem rural.

Com o decorrer dos anos muitos cargos públicos foram preenchidos por pessoas da zona rural, sem contar com inúmeras casas comercias que fazem hoje o comércio local.

Cada vez mais o homem do campo foi ocupando cargos importantes no município e a cada dia o município vem valorizando esta camada social que vem crescendo e ajudando o município a crescer.

Hoje se pode afirmar que o Gavião é um município genuinamente rural, visto que, na ultima eleição municipal elegeu-se uma prefeita de origem rural e na Câmara Municipal dos nove vereadores eleitos cinco são da zona rural.

Podemos anda citar outros cargos de ocupação rural como: Na agência bancária de três funcionários dois são de origem rural: no Conselho Tutelar todos conselheiros são de origem rural; sem enumerar a grande quantidade de professores e funcionários da prefeitura, além de alguns cargos políticos municipais como: Coordenador de projetos pedagógicos, diretores, tesoureiro, secretários... .

E aqui estamos nós de braços abertos para abraçar todos nossos amigos e amigas que escolherem para aqui vir morar e juntos construirmos o Gavião .

 


Tags deste artigo: livro gavião história clovis moura exôdo rural

1Um comentário

  • Foto do jesu minorJesulinux
    8 de Janeiro de 2010, 15:21

    Exôdo Rural produtivo.

    Olá Clovis.
    Parabéns pelo postagem de tão longe de Onde estou em Guarulhos-SP.
    Eu também sou um praticante do exôdo Rural. Também vim da Bahia, mais precisamente de Caculé, lá no Sudoeste.
    Ainda muito menino vivia preocupado com este proplema social, e ajudei as iniciativas da época para diminuir este fenômeno Brasileiro. Participei da escola familia Agrícola de Caculé e do Sindicato dos trabalhadores Rurais. Depois parti para São Paulo para tentar a busca de melhores condições de vida.
    Pretendo voltar, mas ainda estou por aqui desde 1985. Moro em Guarulhos e faço parte do Movimento local pelo software Livre e pela inclusão Digital.
    Visite nosso site neste portal do software Livre. soft​ware​livr​e.or​g/ms​lgua​rulh​os
    Aí em gavião vocês já adotaram o software livre?

    Um abraço.

    Jesulino Alves.
    mslguarulhos@gmail.com


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.