Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Data & Local

Quando?

15 de setembro de 2012
A partir das 8:30h

Onde?

Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho (Biblioteca do Fripisa)

Rua Coelho Rodrigues, 1611 - Teresina - Piauí - Brasil

Organização

Tela cheia

Programação

5 de Setembro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1325 vezes
         
PROGRAMAÇÃO TÍTULO DA PALESTRA OFICINAS INSTALL FEST EXIBIÇÃO DE FILME
08:30-9:00h  Abertura      
09:00h-10:00h Contributing without Coding - Como colaborar sem ser um programador Introdução ao Inkscape INSTALL FEST  
10:00h-11:00h Projeto Liowsn: Um sistema operacional para trabalhos com Redes de
Sensores Sem Fio
Blender na pipeline de desenvolvimento de jogos (Parte 1) INSTALL FEST Revolution OS (Parte 1)
11:00h-12:00h GigaPiaui: Cinturão Óptico Metropolitano do PI Blender na pipeline de desenvolvimento de jogos (Parte 2) INSTALL FEST Revolution OS (Parte 2)
INTERVALO        
14:00h15:00h Fortalecendo Servidores Web Apache Cluster de Serviços e alta disponibilidade (Parte 1) INSTALL FEST The Code (Parte 1)
15:00h-16:00h Javascript: Agora a $%##@ ficou séria! Cluster de Serviços e alta disponibilidade (Parte 2) INSTALL FEST

The Code (Parte 2)

16:00h-17:00h (Hardware + Software)Livres= Oportunidades Utilizando ferramentas livres para prover alta disponibilidade de sistemas web java INSTALL FEST  
17:00h-17:30h  Encerramento      

 + Encontro GuruPI

  • 15:00 - O que eu aprendi com o processo de Code Review;

  • 15:30 - Conhecendo o emacs;

  • 16:00 - Usando Assets Pipeline com Sinatra;

Saiba mais sobre o Encontro GuruPI neste link.


PALESTRAS


Contributing without Coding - Como colaborar sem ser um programador

Excelentes projetos Open Source que, infelizmente, foram descontinuados. Uma das muitas razões que leva a isso, pode ser a falta de contribuição. A maioria dos usuários, são apenas usuários, no entanto, podemos fazer muito mais! Você não acredita que pode ajudar? Sim, você pode!

Lucas M.A.C é CEO da Umbits, Sysadmin, Professor e Ativista (Xiita???) do Software Livre. Geek desde sempre! Nas horas vagas, violinista e cinéfilo!!!

 [Twitter | Identi.ca]

 


Projeto Liowsn: Um sistema operacional para trabalhos com Redes de
Sensores Sem Fio

Desde a última década, a área de Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) constitui um campo de pesquisa em ascensão. Pela sua alta mobilidade e escalabilidade em diversas áreas, atuando em funções de sensoriamento, monitoramento, rastreamento, controle e manutenção, as RSSF estão atraindo cada vez mais pesquisadores para o estudo. Com o advento de simulações computacionais, se eliminou, em parte, a necessidade da obtenção de sensores reais, que por seu alto custo de implantação, acaba por dificultar o processo inicial de análise e maiores testes com essas redes. Tendo em vista que a maioria desses programas simuladores são nativos do sistema GNU/Linux, conhecimentos técnicos são necessários para a implantação das ferramentas nesse sistema operacional, o que pode ser um problema. Essa palestra apresentará o Projeto Liowsn, que constitui de um sistema operacional GNU/Linux remasterizado com várias ferramentas clássicas da literatura já instaladas e configuradas, e foi proposto objetivando uma maior rapidez no processo de implantação do ambiente de simulação para o estudo desse tipo de rede.

Marllus Lustosa é acadêmico de Ciência da Computação - UFPI. Atualmente, é bolsista PIBIC-UFPI na área de BioInformática, trabalhando com a implantação de ambientes de alta disponibilidade de rede e monitoramento dos servidores do LIB-UFPI (Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular - UFPI). É analista de infraestrutura de TI na Prefeitura Municipal de Timon - MA, onde exerce funções de implantação, controle e monitoramento de redes, servidores de virtualização e servidores Linux em geral. É criador e mantenedor do Projeto Liowsn, que é um sistema operacional GNU/Linux voltado para trabalhos com simulações de Redes de Sensores Sem Fio.

[Home | Twitter | Facebook]


GigaPiaui: Cinturão Óptico Metropolitano do PI

O projeto Rede GIGAPIAUI, faz parte do programa Piauí Digital, que consiste complementação do par óptico Estadual no cinturão digital da REDECOMEPI/RNP instalada em Teresina através da implantação de uma Rede óptica Metropolitana de Alta Velocidade interligando a ATI, as instituições e as torres de comunicação wireless, oferecendo redundância, estabilidade e velocidade de acesso para que se tenha uma melhor qualidade dos serviços tecnológicos prestados ao cidadão.

Richardson Santos é Gerente de Relacionamento do Governo Digital da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí – ATI/PI, também foi professor da disciplina de Auditoria e Segurança em Redes e de Meios de Transmissão. Já trabalhou  seis anos na área de automação bancária, comercial e fiscal para a ITAUTEC, também trabalhou na área de administração e suporte em redes da RNP-(PoP-PI), atuando principalmente com redes wireless, segurança, firewalls, treinamentos, projetos de infraestrutura de redes, infraestrutura de Data-Centeres, Linux e auditoria e Governança de TI. Também faz parte do grupo responsável pela implantação do Projeto Piauí Estado Digital (um backbone Wireless com mais de 800Km de extensão no Piauí) e do Projeto GigaPiaui (uma rede metropolitana em fibra óptica com 40 Km na capital Teresina-PI). 


Fortalecendo Servidores Web Apache

Por ser um dos servidores Web mais utilizados na internet, o  servidor Apache é alvo de frequentes ataques, seja para desfiguração ou negação de serviço (DoS). A preocupação com a segurança dos servidores Web Apache diante das reais ameaças existentes é um fator constante na rotina de qualquer administrador de sites web. É claro e notório que não há serviço web 100% seguro. Contudo, a melhor forma de se proteger é conhecer as principais ameaças ao serviço web, utilizando esta informação de forma pró-ativa, não apenas dificultando ao máximo atividades não-autorizadas, mas também identificando e registrando quaisquer tentativas de intrusão.

Messias Alves é Licenciado em Matemática/UESPI, Bacharel em Ciência da Computação/UFPI e Especialista em Administração em Redes Linux/UFLA. Atua há mais de 10 anos na área de TI, realizando nesse período vários projetos de implantação para Infra-estrutura de serviços de rede e segurança em empresas de pequeno e médio porte. Usuário e ativista de software livre desde 1999. É Coordenador do Grupo de Usuários Debian do Estado do Piauí/GUD-PI, membro do Projeto Software Livre Piauí/PSL-PI e da Associação Piauiense de Software Livre/APISOL.

[Twitter]


Javascript: Agora a $%##@ ficou séria!

Javascript nasceu como uma singela linguagem de scripting para páginas web nos laboratórios da Netscape em meados de 1995. Desde então, ela cresceu bastante! Veremos como está o estado atual desta linguagem e as promessas que estão sendo implementadas!

Rafael "g0dkar" Lins mexe com computadores desde 1997, e programação desde 1998 sempre tive um interesse especial em relação a Internet e a Web de ambos lados: cliente e servidor. Em 2006 entrei na infoway - Gestão em Planos de Saúde e em 2011 me tornei freelancer e consultor. Durante todo esse tempo, e até o presente momento, trabalhei com técnicas e tecnologias web. Minhas especialidades são Java, Javascript and friends (CSS, HTML) e Internet (protocolos e essas coisas, hehe).

[Twitter | Facebook | LinkedIn]


(Hardware + Software)Livres= Oportunidades

As tecnologias livre nos cercam há muitos anos em áreas multidisciplinares. O uso de hardware livre tem crescido exponencialmente em ambientes academicos e até industriais. Baseado nisso, serão abordadas possibilidades e oportunidades que os estudos de hardware e software, muitas vezes negligenciados nas graduações e cursos tecnicos, podem contribuir para resolver problemas e gerar empreendedorismo.

Francisco Marcelino Almeida de Araújo é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Estadual do Piauí (2010), atualmente é professor/pesquisador do IFPI e mestrando na UFPI em Biotecnologia. Tem experiência na área de diagnóstico de exames / Engenharia Biomédica há 11 anos, tendo trabalhado nas empresas Diagnocel (ABBOTT) e REM. Trabalhou no Serviço Federal de Processamento de dados (SERPRO) atuando na área de redes.

[LinkedIn | Mail | Facebook]


OFICINAS


Introdução ao Inkscape

Apresentar o potencial de criação e editoração de imagens vetoriais do Inkscape, navegar por sua interface e demonstrar o uso de suas ferramentas básicas por meio da produção desenhos vetoriais.

Angela Pereira da Cunha é formada em Licenciatura Plena em Educação Artística-Habilitação em Artes Plásticas pela UFPI, Design Gráfico. Atuou como professora de Artes na rede pública de ensino, no campo do Design desenvolveu modelos vetorizados para máquinas de corte a laser. Atualmente colabora com seus conhecimentos artísticos na equipe de design da Infoway.

[Blog | Flickr]


Blender na pipeline de desenvolvimento de jogos

As tecnologias 3D estão muito presentes na vida de todos, seja em filmes de animação, jogos ou mesmo em comerciais de televisão. Para a produção desse tipo de conteúdo são utilizados diversos softwares, um para modelagem, outro para aplicação de texturas, outros para animação e composição. Existem alguns softwares que conseguem agregar mais de uma etapa desse processo, são conhecidos como suítes para criação de conteúdo 3D. É exatamente isso o que o Blender é: uma suíte grátis e de código aberto para criação de conteúdo 3D. O Blender é uma espécie de canivete suíço, por isso a curva de aprendizado do Blender se torna íngrime, dado o "tamanho" do programa e todas as suas possibilidades. O objetivo deste workshop é mostrar como essa suíte se encaixa no processo de criação de jogos, nas etapas de modelagem, aplicação de texturas, riging e animação.

Wandreson Souza é tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apaixonado por design e tecnologias 3D. Trabalha com computação gráfica há mais de 10 anos. É Lead Designer na Sertão Games, onde trabalha em criação e animação de personagens 2D e 3D, level design e interface de usuário. Atua na área de experiência de usuário na Infoway - e-health company.

[Facebook | LinkedIn]


Cluster de Serviços e alta disponibilidade

A dependência de sistemas computacionais se tornou visível nos dias de hoje, e a possibilidade de indisponibilidade dos serviços providos pelos sistemas se tornou intolerável. Já imaginou o tamanho do prejuízo para as empresas se o sistema da bolsa de valores sair do ar? Ou o sistema da folha de pagamento da sua empresa parar de funcionar no dia do seu pagamento? O objetivo desse projeto é construir um ambiente clusterizado e altamente disponível, utilizando software livre.

Patrick Melo é pós-graduando em Segurança de Redes com Ênfase em Computação Forense, Sysadmin no grupo Medimagem, consultor de T.I na Weebz, LinuxUser e defensor do "Copyleft".

 [LinkedIn | Twitter]

 

 


16:00h - Utilizando ferramentas livres para prover alta disponibilidade de sistemas web java

Este minicurso irá mostrar como criar um ambiente que prover uma alta disponibilidade em sistemas web java utilizando tomcat, apache e mysql. Este ambiente de alta disponibilidade é composto por um cluster entre os servidores tomcats, o apache para servir de balanceador de carga das requisições e por ultimo a utilizaçao do replicação de dados com mysql. 

Adriel Lucas da Silva Viana é graduando Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFPI, atualmente trabalho como Técnico em Infraestrutura na empresa Infoway Tecnologia e Gestão em Saude, onde atuo na área de servidores linux, administração de banco de dados e redes.

[Mail | Twitter | Facebook]

 


INSTALL FEST


FILMES

Conheça mais sobre os dois filmes neste post do BaixaCultura.org.


A rebeldia de hackers que foram de encontro ao modelo proprietário de desenvolvimento de software e criaram softwares livres com a filosofia de Richard Stallman e a Free Software Foundation. O filme aborda a história do sistema GNU/Linux, as divergências entre Software Livre e Open Source, o surgimento e abertura de capital da Red Hat e vários outros assuntos, tudo recheado com entrevistas e depoimentos de importantes figuras da comunidade.


Documentário sobre o programa Linux e seu criador, Linus Torvalds. Trás entrevistas com diversos hackers, empresários e demais membros do ecossistema de desenvolvimento e aplicações que surgiu em torno do Linux. Discute também temas como o Software Livre e Open Source, entre outros.