Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Data & Local

Quando?

15 de setembro de 2012
A partir das 8:30h

Onde?

Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho (Biblioteca do Fripisa)

Rua Coelho Rodrigues, 1611 - Teresina - Piauí - Brasil

Organização

Tela cheia

Oficinas

6 de Setembro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 515 vezes

9:00h - Introdução ao Inkscape

Apresentar o potencial de criação e editoração de imagens vetoriais do Inkscape, navegar por sua interface e demonstrar o uso de suas ferramentas básicas por meio da produção desenhos vetoriais.

Angela Pereira da Cunha é formada em Licenciatura Plena em Educação Artística-Habilitação em Artes Plásticas pela UFPI, Design Gráfico. Atuou como professora de Artes na rede pública de ensino, no campo do Design desenvolveu modelos vetorizados para máquinas de corte a laser. Atualmente colabora com seus conhecimentos artísticos na equipe de design da Infoway.

[Blog | Flickr]


10:00h - Blender na pipeline de desenvolvimento de jogos

As tecnologias 3D estão muito presentes na vida de todos, seja em filmes de animação, jogos ou mesmo em comerciais de televisão. Para a produção desse tipo de conteúdo são utilizados diversos softwares, um para modelagem, outro para aplicação de texturas, outros para animação e composição. Existem alguns softwares que conseguem agregar mais de uma etapa desse processo, são conhecidos como suítes para criação de conteúdo 3D. É exatamente isso o que o Blender é: uma suíte grátis e de código aberto para criação de conteúdo 3D. O Blender é uma espécie de canivete suíço, por isso a curva de aprendizado do Blender se torna íngrime, dado o "tamanho" do programa e todas as suas possibilidades. O objetivo deste workshop é mostrar como essa suíte se encaixa no processo de criação de jogos, nas etapas de modelagem, aplicação de texturas, riging e animação.

Wandreson Souza é tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apaixonado por design e tecnologias 3D. Trabalha com computação gráfica há mais de 10 anos. É Lead Designer na Sertão Games, onde trabalha em criação e animação de personagens 2D e 3D, level design e interface de usuário. Atua na área de experiência de usuário na Infoway - e-health company.

[Facebook | LinkedIn]


14:00h - Cluster de Serviços e alta disponibilidade

A dependência de sistemas computacionais se tornou visível nos dias de hoje, e a possibilidade de indisponibilidade dos serviços providos pelos sistemas se tornou intolerável. Já imaginou o tamanho do prejuízo para as empresas se o sistema da bolsa de valores sair do ar? Ou o sistema da folha de pagamento da sua empresa parar de funcionar no dia do seu pagamento? O objetivo desse projeto é construir um ambiente clusterizado e altamente disponível, utilizando software livre.

Patrick Melo é pós-graduando em Segurança de Redes com Ênfase em Computação Forense, Sysadmin no grupo Medimagem, consultor de T.I na Weebz, LinuxUser e defensor do "Copyleft".

 [LinkedIn | Twitter]

 


16:00h - Utilizando ferramentas livres para prover alta disponibilidade de sistemas web java

Este minicurso irá mostrar como criar um ambiente que prover uma alta disponibilidade em sistemas web java utilizando tomcat, apache e mysql. Este ambiente de alta disponibilidade é composto por um cluster entre os servidores tomcats, o apache para servir de balanceador de carga das requisições e por ultimo a utilizaçao do replicação de dados com mysql. 

Adriel Lucas da Silva Viana é graduando Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFPI, atualmente trabalho como Técnico em Infraestrutura na empresa Infoway Tecnologia e Gestão em Saude, onde atuo na área de servidores linux, administração de banco de dados e redes.

[Mail | Twitter | Facebook]