Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Data & Local

Quando?

15 de setembro de 2012
A partir das 8:30h

Onde?

Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho (Biblioteca do Fripisa)

Rua Coelho Rodrigues, 1611 - Teresina - Piauí - Brasil

Organização

Tela cheia

Palestras

5 de Setembro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 664 vezes

9:00h - Contributing without Coding - Como colaborar sem ser um programador

Excelentes projetos Open Source que, infelizmente, foram descontinuados. Uma das muitas razões que leva a isso, pode ser a falta de contribuição. A maioria dos usuários, são apenas usuários, no entanto, podemos fazer muito mais! Você não acredita que pode ajudar? Sim, você pode!

Lucas M.A.C é CEO da Umbits, Sysadmin, Professor e Ativista (Xiita???) do Software Livre. Geek desde sempre! Nas horas vagas, violinista e cinéfilo!!!

 [Twitter | Identi.ca]

 


10:00h - Projeto Liowsn: Um sistema operacional para trabalhos com Redes de
Sensores Sem Fio

Desde a última década, a área de Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) constitui um campo de pesquisa em ascensão. Pela sua alta mobilidade e escalabilidade em diversas áreas, atuando em funções de sensoriamento, monitoramento, rastreamento, controle e manutenção, as RSSF estão atraindo cada vez mais pesquisadores para o estudo. Com o advento de simulações computacionais, se eliminou, em parte, a necessidade da obtenção de sensores reais, que por seu alto custo de implantação, acaba por dificultar o processo inicial de análise e maiores testes com essas redes. Tendo em vista que a maioria desses programas simuladores são nativos do sistema GNU/Linux, conhecimentos técnicos são necessários para a implantação das ferramentas nesse sistema operacional, o que pode ser um problema. Essa palestra apresentará o Projeto Liowsn, que constitui de um sistema operacional GNU/Linux remasterizado com várias ferramentas clássicas da literatura já instaladas e configuradas, e foi proposto objetivando uma maior rapidez no processo de implantação do ambiente de simulação para o estudo desse tipo de rede.

Marllus Lustosa é acadêmico de Ciência da Computação - UFPI. Atualmente, é bolsista PIBIC-UFPI na área de BioInformática, trabalhando com a implantação de ambientes de alta disponibilidade de rede e monitoramento dos servidores do LIB-UFPI (Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular - UFPI). É analista de infraestrutura de TI na Prefeitura Municipal de Timon - MA, onde exerce funções de implantação, controle e monitoramento de redes, servidores de virtualização e servidores Linux em geral. É criador e mantenedor do Projeto Liowsn, que é um sistema operacional GNU/Linux voltado para trabalhos com simulações de Redes de Sensores Sem Fio.

[Home | Twitter | Facebook]


11:00h - GigaPiaui: Cinturão Óptico Metropolitano do PI

O projeto Rede GIGAPIAUI, faz parte do programa Piauí Digital, que consiste complementação do par óptico Estadual no cinturão digital da REDECOMEPI/RNP instalada em Teresina através da implantação de uma Rede óptica Metropolitana de Alta Velocidade interligando a ATI, as instituições e as torres de comunicação wireless, oferecendo redundância, estabilidade e velocidade de acesso para que se tenha uma melhor qualidade dos serviços tecnológicos prestados ao cidadão.

Richardson Santos é Gerente de Relacionamento do Governo Digital da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí – ATI/PI, também foi professor da disciplina de Auditoria e Segurança em Redes e de Meios de Transmissão. Já trabalhou  seis anos na área de automação bancária, comercial e fiscal para a ITAUTEC, também trabalhou na área de administração e suporte em redes da RNP-(PoP-PI), atuando principalmente com redes wireless, segurança, firewalls, treinamentos, projetos de infraestrutura de redes, infraestrutura de Data-Centeres, Linux e auditoria e Governança de TI. Também faz parte do grupo responsável pela implantação do Projeto Piauí Estado Digital (um backbone Wireless com mais de 800Km de extensão no Piauí) e do Projeto GigaPiaui (uma rede metropolitana em fibra óptica com 40 Km na capital Teresina-PI).


14:00h - Fortalecendo Servidores Web Apache

Por ser um dos servidores Web mais utilizados na internet, o  servidor Apache é alvo de frequentes ataques, seja para desfiguração ou negação de serviço (DoS). A preocupação com a segurança dos servidores Web Apache diante das reais ameaças existentes é um fator constante na rotina de qualquer administrador de sites web. É claro e notório que não há serviço web 100% seguro. Contudo, a melhor forma de se proteger é conhecer as principais ameaças ao serviço web, utilizando esta informação de forma pró-ativa, não apenas dificultando ao máximo atividades não-autorizadas, mas também identificando e registrando quaisquer tentativas de intrusão.

Messias Alves é Licenciado em Matemática/UESPI, Bacharel em Ciência da Computação/UFPI e Especialista em Administração em Redes Linux/UFLA. Atua há mais de 10 anos na área de TI, realizando nesse período vários projetos de implantação para Infra-estrutura de serviços de rede e segurança em empresas de pequeno e médio porte. Usuário e ativista de software livre desde 1999. É Coordenador do Grupo de Usuários Debian do Estado do Piauí/GUD-PI, membro do Projeto Software Livre Piauí/PSL-PI e da Associação Piauiense de Software Livre/APISOL.

[Twitter]


15:00h - Javascript: Agora a $%##@ ficou séria!

Javascript nasceu como uma singela linguagem de scripting para páginas web nos laboratórios da Netscape em meados de 1995. Desde então, ela cresceu bastante! Veremos como está o estado atual desta linguagem e as promessas que estão sendo implementadas!

Rafael "g0dkar" Lins mexe com computadores desde 1997, e programação desde 1998 sempre tive um interesse especial em relação a Internet e a Web de ambos lados: cliente e servidor. Em 2006 entrei na infoway - Gestão em Planos de Saúde e em 2011 me tornei freelancer e consultor. Durante todo esse tempo, e até o presente momento, trabalhei com técnicas e tecnologias web. Minhas especialidades são Java, Javascript and friends (CSS, HTML) e Internet (protocolos e essas coisas, hehe).

[Twitter | Facebook | LinkedIn]


16:00h - (Hardware + Software)Livres= Oportunidades

As tecnologias livre nos cercam há muitos anos em áreas multidisciplinares. O uso de hardware livre tem crescido exponencialmente em ambientes academicos e até industriais. Baseado nisso, serão abordadas possibilidades e oportunidades que os estudos de hardware e software, muitas vezes negligenciados nas graduações e cursos tecnicos, podem contribuir para resolver problemas e gerar empreendedorismo.

Francisco Marcelino Almeida de Araújo é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Estadual do Piauí (2010), atualmente é professor/pesquisador do IFPI e mestrando na UFPI em Biotecnologia. Tem experiência na área de diagnóstico de exames / Engenharia Biomédica há 11 anos, tendo trabalhado nas empresas Diagnocel (ABBOTT) e REM. Trabalhou no Serviço Federal de Processamento de dados (SERPRO) atuando na área de redes.

[LinkedIn | Mail | Facebook]