Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Projeto Software Livre - Piauí

15 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.

Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.

O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.


Filipe Saraiva: O Projeto Évora de Smart Grids

15 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


Alguns de vocês, caros leitores, devem saber que atualmente curso mestrado na área de engenharia elétrica. Um pouco diferente da minha área principal, que é ciência da computação.

Mas na verdade, apesar das claras especificidades da área, não foi uma mudança tão traumática. Como passei minha graduação inteira trabalhando na área de otimização, minha ida à engenharia elétrica acabou sendo natural - apenas estava partindo para um campo onde temos uma área repleta de problemas difíceis de serem tratados mas que, de outra forma, todos nós percebemos diuturnamente, a importância da área.

Afinal, na nossa moderna condição de vida, todos precisamos de energia elétrica disponível e de alta qualidade em nossos eletro-aparelhos.

Mas especificamente, o ramo que estou estudando é de uma beleza sem igual. Os smart grids são a promessa da próxima geração de sistemas elétricos de distribuição, onde a rede de energia será provida de uma camada de "inteligência", permitindo que equipamentos conectados ao sistema tomem decisões automatizadas a partir da aferição do estado do mesmo.

O que isso significa, em termos práticos? Imagine que o consumidor poderá agora acompanhar o consumo da sua casa via internet. Legal? E a possibilidade de programar determinados equipamentos para serem ligados apenas quando a produção de energia está alta, que é quando o preço do kwh (kilowatt/hora) está mais barato?

Mas isso ainda é o de menos. Os smart grids propiciarão a gestão da geração elétrica distribuída. Digamos, você tem um painel fotovoltáico para capturar energia solar no teto de sua casa, e você consome esta energia. Bom né? Mas agora, digamos que você está produzindo mais energia do que consome. O que fazer? Simples: venda energia para a concessionária de distribuição!

Tudo isso parece futurista, mas acredite, ainda tem várias funcionalidades que nos lembrarão os bons filmes de ficção científica. Já pensou você plugar seu carro elétrico e carregá-lo na tomada? Agora, imagine um estacionamento de uma empresa repleto de carros elétricos. Este estacionamento é uma "pilha" em potencial, onde o sistema de distribuição poderá retirar um pouco da energia de cada carro em momentos de necessidade do sistema. Vejam só, estamos vendendo energia para a concessionária novamente!

Apesar de parecer fantasia, muitos países estão investindo bastante em pesquisa e desenvolvimento para a criação dessas "redes inteligentes". E em alguns países já existem projetos pilotos em implantação, como no distrito de Évora, cidade portuguesa conhecida como "cidade-museu" beleza histórica de sua arquitetura típica dos tempos do Império Português.

A empresa EDP - Energia de Portugal mantém um site com detalhamentos do projeto de Évora,o que já está instalado, quais os próximos passos, e muitas outras informações.

Abaixo segue também uma apresentação do projeto em forma de slides. Perceba a retórica ambientalista contida lá. Não por acaso, os países que se utilizam de energia poluente estão apostando na tecnologia de smart grids como uma forma de frear suas emissões de gases poluentes e atingir uma maior eficiência energética:


Bem, hoje posso dizer que estou me apaixonando pela área e achando-a muito interessante e desafiadora. Minha dissertação está baseada nesta tecnologia, mais preocupado com as simulações computacionais do tema. Já coloquei aqui no blog minha apresentação do workshop da pós, em que falei rapidamente sobre o tema.

Vão se acostumando com a tag smart grids pois voltarei a falar sobre o assunto mais vezes! Mas claro, sem deixar de escrever sobre software livre, cultura livre e contravenções em geral... :-)



Filipe Saraiva: Lançado o primeiro Release Alpha do Mageia!

15 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

E o primeiro release do Mageia foi lançado! A distribuição criada a partir do fork do Mandriva disponibilizou ontem uma versão alfa para servir de base ao desenvolvimento e trabalho das equipes (desenvolvedores, testadores, empacotadores, desigers,…) envolvidas.

Vale ressaltar, então: este é um release de desenvolvimento e não deve ser utilizado em ambientes de produção. Ele não é para usuários comuns e serve só como um aperitivo do que está por vir.

Entretanto, quem estiver interessado e curioso pode baixar a ISO em versões 32 ou 64 bits DVD. Atenção, não é live CD! A distribuição já traz o KDE SC 4.6, entre outros softwares.

Vale a pena ler as notas de lançamento, já traduzida para o português, antes de baixar a imagem. Os links para o download está lá!

E boa diversão! :-)




Filipe Saraiva: Primeiro release Alfa do Mageia liberado!

15 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

E o primeiro release do Mageia foi lançado! A distribuição criada a partir do fork do Mandriva disponibilizou ontem uma versão alfa para servir de base ao desenvolvimento e trabalho das equipes (desenvolvedores, testadores, empacotadores, desigers,...) envolvidas.

Vale ressaltar, então: este é um release de desenvolvimento e não deve ser utilizado em ambientes de produção. Ele não é para usuários comuns e serve só como um aperitivo do que está por vir.

Entretanto, quem estiver interessado e curioso pode baixar a ISO em versões 32 ou 64 bits DVD. Atenção, não é live CD! A distribuição já traz o KDE SC 4.6, entre outros softwares.

Vale a pena ler as notas de lançamento, já traduzida para o português, antes de baixar a imagem. Os links para o download está lá!

E boa diversão! :-)



Filipe Saraiva: Mageia first alpha relased!

14 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

The first alpha version of Mageia distribution was released, in 32bits and 64bits DVD version (live CD version only in final release).

Being an alpha version, this is a development release should not be used in production. However, I will have a little fun with it. :-)

In the text there is also a calendar with the other releases until the final release (around June 1st.).

Enjoy it!




Filipe Saraiva: Artigo disponível – Comparação entre Operadores de Crossover para um Algoritmo Genético…

12 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda...aplicado ao problema de job shop com datas de entrega (ufa!).

Esse foi um trabalho baseado na minha monografia de conclusão de curso de bacharelado em ciência da computação na UFPI, orientada pelo Prof. Dr. Antonio Costa de Oliveira.

O artigo, cujo título completo é Uma Comparação Empírica de Operadores de Crossover para o Problema de Job Shop com Datas de Entrega, foi publicado nos anais do XXX ENEGEP e faz um estudo comparativo entre operadores de cruzamento de um algoritmo genético para um problema específico, o sequenciamento de tarefas em um conjunto de máquinas.

Todos que acompanham o blog sabem da minha defesa pelo livre acesso ao conhecimento e mais iniciativas neste sentido. Deste mesmo trabalho, por exemplo, eu já havia disponibilizado o pôster. Bem, estava apenas esperando que a ABEPRO disponibilizasse este artigo, pois é uma política da associação colocar na internet toda a produção aprovada e apresentada nos ENEGEP's.

Pois bem, quem quiser consultar o texto e utilizá-lo como base para maiores estudos, fiquem a vontade! O link é este!

Estou também com o projeto de criar um blog só sobre posts acadêmicos, com resultados de trabalhos, problematizações de pesquisas e um pouco da boa política universitária. Que acham?

Espero suas manifestações nos comentários. ;-)



Tags deste artigo: projeto software livre - piauí psl-pi piauí psl-nordeste