O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Filipe Saraiva: ROSA – um curta-metragem cyberpunk
30 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaRosa é um curta-metragem animado de temática cyberpunk, criado inteiramente por apenas um herói, o espanhol Jesús Orellana, durante um ano.
Jesús também inovou quanto ao lançamento de seu trabalho: disponibilizou-o na internet, livre para quem queira assistir. O filme já foi exibido em vários festivais e sua qualidade chamou a atenção da indústria. O autor está avaliando as possibilidades, e cogita expandir o universo do curta em um filme longa-metragem em live action… bem, eu torço para que ele consiga fazer um filme maior utilizando computação gráfica mesmo!
Se de forma independente ele conseguiu fazer uma animação bela e interessante, fico imaginando caso ele tenha o aporte financeiro necessário para um trabalho maior – claro, imaginando também que os investidores lhe darão liberdades criativas totais.
Uma questão técnica bem interessante para mim e a maior parte dos frequentadores do blog é que Jesús utilizou Blender em algumas etapas da produção, como modelagem e texturas. Excelente notícia, isso mostra que Blender é sim uma alternativa cada vez mais sólida para produção de animações.
Neste link você encontra uma entrevista com Jesús, e aqui a home do filme.
E abaixo, o vídeo! Divirtam-se.
Filipe Saraiva: Por que Diaspora se parece tanto com Google+?
26 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPergunte ao Google!
Mais informações em um post do Meio Bit na época em que o Google+ foi lançado.
Imagem via claudionegri79*@joindiaspora.com
Eu também estou no Diaspora, em filipesaraiva@joindiaspora.com
Francisco Fernandes: Competição de modelagem com o Blender para o Natal
26 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaDe tempos em tempos o site Blender Guru lança concursos de modelagem para artístas de todo mundo com premiações bem interessantes. Último concurso que teve foi a competição The Future que teve como ganhador o artísta David Prato com a imagem "Square" :
A premiação desse último concurso foi qualquer item da Blender e-shop, a escolha de uma instituição de caridade para receber uma doação de U$ 500 e um lugar no Hall of Fame do site. Para ver as outras competições e seus resultados, basta acessar este link.
Nesta última quarta-feira, foi lançado o concurso de arte 3D usando o Blender com o tema "Christmas" e as premiações são bem interessantes. Ao contrário das outras competições, esta terá premiações para outras colocações no concurso. O primeiro lugar irá receber um Kindle Fire, $100 e um lugar no Hall of Fame do BlenderGuru. O segundo lugar será premiado com um iPod nano e o terceiro com a escolha de qualquer item do Blender e-shop.
O site definiu algumas guidelines para a submissão dos trabalhos:
- Deve ser feito no Blender.
- Pode-se utilizar qualquer renderizador externo.
- Pode-se fazer pós-processamento mínimocom o Gimp ou Photoshop
- Tamanho mínimo da imagem é de 1280 x 720
- Deve ser um trabalho original.
- Deve ser um trabalho próprio. Não permitido modelos emprestados ou comprados de terceiros (incluindo MakeHuman).
- Elementos fotográficos são permitidos , mas não devem ser o elemento central da criação.
- A criação deve ter uma relação com o tema.
- O criador deve submeter seu arquivo .blend para provar que a criação foi sua.
Na thread do blog ja até tem algumas críticas quanto ao processo de seleção e alguns trabalhos que a comunidade enviou (alguns sem muita pretenção, apenas por diversão :).
Apesar de algumas críticas, acredito que pra um artísta Blender deva ser uma ótima oportunidade mostrar seu trabalho, fazer nome na comunidade internacional do Blender.
Francisco Fernandes: Dica: OpenCv com CMake
26 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOlá a todos!
Essa é uma breve dica pra quem quer começar a desenvolver programas de visão computacional usando o OpenCv e não quer perder tempo com configurações laboriosas. Já ta com um certo tempo que to desenvolvendo
com essa biblioteca e o CMake facilitou muito minha vida na hora de tocar a coisa pra frente.
Como o CMake é multiplataforma, a configuração funciona para Windows, Mac e Linux. Como eu so uso Linux mesmo, quem for usar em uma dessas outras plataformas vai ter que ver como configurar as dependências, como MinGw e instalação do OpenCv. Pra quem tiver interesse, no livro OpenCv 2: Computer Vision tem um passo a passo para configurar usando o VisualStudio e a instalar o OpenCv no Windows.
Primeiro, na sua pasta de projetos você deve criar um arquivo CMakeLists.txt, onde serão colocadas as configurações do seu projeto.
No arquivo primeiro adicione a seguinte linha: cmake_minimum_required(VERSION 2.8)
isso irá indicar qual a versão do CMake que você deverá utilizar para construir seu projeto. Em seguida adicione a seguinte linha para indicar um nome de projeto:project( meu_projeto )
Logo após esse passo você deverá indicar o pacote que será utilizado como depêndencia na compilação, no caso, o OpenCv...find_package( OpenCV REQUIRED )
Obviamente você deve ter a biblioteca instalada na sua máquina para que isso funcione. ;) Em seguida, o passo final para terminar a configuração do projeto:add_executable( meu_projeto arquivo.cpp )
target_link_libraries( meu_projeto
${OpenCV_LIBS} )
com isso você estará dizendo ao Cmake para criar um executavel com o nome
meu_projeto a partir de arquivo.cpp e que seja linkado as bibliotecas do OpenCv ao executável gerado. Para projetos com vários arquivos, veja a documentação do CMake para configuração.
Após ter configurado, para gerar o executável, você pode criar uma pasta dentro do projeto chamada build entrar nela e dar um cmake:$mkdir build
$cd build
$cmake ..
Isso vai gerar um Makefile e assim basta dar um$make
que o executável é gerado.
Bem, com isso você ja pode ir brincando de visão computacional. É uma configuração mínima pra quem ja quer ir direto ao código sem muita dor-de-cabeça.
:D
Francisco Fernandes: Dica: OpenCv com CMake
26 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOlá a todos!
Essa é uma breve dica pra quem quer começar a desenvolver programas de visão computacional usando o OpenCv e não quer perder tempo com configurações laboriosas. Já ta com um certo tempo que to desenvolvendo
com essa biblioteca e o CMake facilitou muito minha vida na hora de tocar a coisa pra frente.
Como o CMake é multiplataforma, a configuração funciona para Windows, Mac e Linux. Como eu so uso Linux mesmo, quem for usar em uma dessas outras plataformas vai ter que ver como configurar as dependências, como MinGw e instalação do OpenCv. Pra quem tiver interesse, no livro OpenCv 2: Computer Vision tem um passo a passo para configurar usando o VisualStudio e a instalar o OpenCv no Windows.
Primeiro, na sua pasta de projetos você deve criar um arquivo CMakeLists.txt, onde serão colocadas as configurações do seu projeto.
No arquivo primeiro adicione a seguinte linha: cmake_minimum_required(VERSION 2.8)
isso irá indicar qual a versão do CMake que você deverá utilizar para construir seu projeto. Em seguida adicione a seguinte linha para indicar um nome de projeto:project( meu_projeto )
Logo após esse passo você deverá indicar o pacote que será utilizado como depêndencia na compilação, no caso, o OpenCv...find_package( OpenCV REQUIRED )
Obviamente você deve ter a biblioteca instalada na sua máquina para que isso funcione. ;) Em seguida, o passo final para terminar a configuração do projeto:add_executable( meu_projeto arquivo.cpp )
target_link_libraries( meu_projeto
${OpenCV_LIBS} )
com isso você estará dizendo ao Cmake para criar um executavel com o nome
meu_projeto a partir de arquivo.cpp e que seja linkado as bibliotecas do OpenCv ao executável gerado. Para projetos com vários arquivos, veja a documentação do CMake para configuração.
Após ter configurado, para gerar o executável, você pode criar uma pasta dentro do projeto chamada build entrar nela e dar um cmake:$mkdir build
$cd build
$cmake ..
Isso vai gerar um Makefile e assim basta dar um$make
que o executável é gerado.
Bem, com isso você ja pode ir brincando de visão computacional. É uma configuração mínima pra quem ja quer ir direto ao código sem muita dor-de-cabeça.
:D