Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog de Vice...
Tela cheia

Os Argonautas da Internet

30 de Julho de 2007, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1281 vezes

Enfim...

Depois de mais de seis meses sem postar nada por aqui, eis que venho divulgar, ou melhor, publicar o motivo da minha ausência aparente. Como resultado de dois anos de pesquisas, estudos e a colaboração de muitas pessoas, consegui concluir minha dissertação de mestrado que tem o seguinte título - Os Argonautas da internet: uma análise netnográfica sobre a comunidade on-line de software livre do Projeto GNOME a luz da teoria da Dádiva.

Este estudo procurou responder uma questão bem recorrente sobre as comunidades de software livre: como se manifesta a dinâmica de trabalho dos hackers, no processo de produção não-contratual e colaborativo, presente nas comunidades virtuais de projetos de softwares livres, em particular, na Projeto GNOME? - que, em outra palavras, significa entender porque mais de 300 hackers de todas as partes do mundo contribuem livremente para o desenvolvimento e distribuição do GNOME e de que forma eles se organizam por meio da Internet .

Assim, por causa desta forma ousada e subversiva de produção colaborativa na net, utilizei o termo "Argonauta" para simbolizar a ousadia desses navegadores do ciberespaço e, ao mesmo tempo, ressaltar o olhar antropológico (etnográfico) que utilizei para entender este fenômeno comunitário da modernidade.

Gostaria então de aproveitar e agradecer a Sérgio Amadeu e Ruth Laniado por terem participado, na condição de "atacantes", da minha banca de defesa e, assim, terem contribuído muito para conclusão deste trabalho. Além deles, não posso também deixar de frisar, entre muitas pessoas que contribuíram com este processo, o grande Lucas Rocha por toda atenção, companheirismo e colaboração que tornaram possível e viável a realização desta dissertação. Valeu, Lucão! smile

Para quem se interessou pela dissertação, segue então abaixo o resumo e o texto final para críticas, discordâncias ou comentários. Afinal, nenhum trabalho científico é realizado na utopia do "individual". wink

 

 

Resumo

"Esta dissertação discute as especificidades da dinâmica de trabalho dos hackers, no processo de produção não-contratual e colaborativo presente nas comunidades on-line de softwares livres - em particular, na comunidade relativa ao Projeto GNU Network Object Model Environment, mais conhecido pela sigla GNOME. A partir de uma exploração netnográfica, analisou-se, de início, a organização do trabalho que dá vida ao processo de produção colaborativo entre pares, empreendido por mais de 300 hackers e colaboradores de todos os cinco continentes do globo, no universo dessa comunidade on-line. Para tanto, levou-se em consideração algumas dimensões de uma realidade organizacional complexa como, por exemplo, a estrutura social e o fluxo de atividades. Além dessa análise, esta pesquisa buscou compreender a natureza do trabalho adotado pelos hackers no processo de produção e distribuição de softwares nessa organização, a luz da teoria antropológica da Dádiva. Como resultado, constatou-se então que se faz presente no Projeto GNOME um tipo de engajamento não-contratual, associado a uma forma de trabalho e circulação de bens que difere completamente de organizações ligadas à esfera do mercado ou do Estado. Em outras palavras, foi possível verificar uma nova expressão da dádiva moderna: um sistema de dádiva mediada por computador, tanto na essência como no modo de funcionamento e organização do trabalho. "


Tags deste artigo: dissertação pesquisa gnome
Fonte: http://wiki.softwarelivre.org/bin/view/Blogs/BlogPostVicenteAguiar20070730013431

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.