Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog de Vicente Aguiar

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Feed RSS Compartilhando idéias e informações que vão da economia, meio ambiente à tecnologia. Tudo isso com uma mistura de arte e política que são "remixadas" pelo meu universo particular .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como "usar" o conteúdo nos posts do meu blog? Mais uma vez, Nerdson explica.

25 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil

Já que me fizeram essa pergunta  -  "Como posso divulgar o conteúdo do seu blog?", aproveito a sabedoria artística do Nerdson para  responder de forma lúdica... só ressalto que a licença desse blog aqui, diferente do exemplo do Nerdson abaixo,  libera até para fins comerciais , mas citando a fonte da mesma forma - é claro.  ;-)



Pedagogia da Migração

25 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil

Quais os desafios e dificuldades ligadas ao processo de migração para software livre de uma organização?

Para compreender com mais profundidade essa questão, o pedagogo Anderson Alencar elaborou uma pesquisa em 2007,  que durou mais de um ano sobre o assunto. Mais especificamente, ele elaborou essa pesquisa ao longo do processo de implantação  do sistema operacional GNU/Linux (para servidores e desktop) em toda a ONG do Instituto Paulo Freire (IPF), em São Paulo. 

De acordo com Alencar, a experiência de migração do Instituto foi organizada em cinco fases. Cada  uma  delas com um período   pré­determinando  e  com ações  previstas. Todo o planejamento da experiência de migração esteve sistematizado em um  documento que foi chamado de "Plano de Migração". Este plano previu todas as fases,  ações,   atividades,   encontros   que   viriam   a   acontecer   durante   o   período   de migração   para   software   livre, dividido em cinco fases:  

I. A primeira fase:
sensibilização e construção democrática.

II. A segunda fase:
aprendizagem e avaliação.

III. A terceira fase:
ruptura.

IV. A quarta fase:
migração.

V. A quinta fase:
avaliação e festa.

O relato mais detalhado de toda essa experiẽncia pode ser baixado aqui. Contudo, o mais importante desse caso é que, a partir de uma concepção que vá além do treinamento técnico, esta proposta  implantou um processo pedagógico que respeitou o usuário, baseado no diálogo e na construção democrática - ou seja, inspirado no próprio método pedagógico do ilustre educador e filósofo Paulo Freire.