Acessibilidade com ORCA e GNU/Linux
13 de Setembro de 2009, 0:00Durante muito tempo existiu uma lenda (dentre muitas!) na área de informática que um computador com GNU/Linux no Brasil não era sinônimo de acessibilidade. Uma das razões para tal crença estava ligado ao fato de que muitas pessoas ainda não conheciam o leitor de tela para deficientes visuais denominado de Em especial, esse esforço de tradução só foi possível porque o principal responsável por esse trabalho com o ORCA é um deficiente visual, nascido na Bahia, de nome Tiago Melo Casal. Além de revisar a tradução do Orca a cada lançamento de forma voluntária, Tiago usa o aplicativo todos os dias e está em contato com vários outros cegos que usam software livre no Brasil e no mundo. Para mostrar um pouco do trabalho realizado por Tiago, o ex-coordenador da equipe de tradução do GNOME Brasil - Leonardo Fontenelle - fez uma bela entrevista com ele, onde parte dela pode ser conferida abaixo:
1a. Conferência Web W3C Brasil
12 de Setembro de 2009, 0:00Essa é a chamada de papers, casos de uso e tutoriais que serão selecionados para apresentação durante a 1ª. Conferência Web W3C Brasil organizada pelo W3C Escritório Brasil. A Conferência Web W3C Brasil foi criada para oferecer ao público brasileiro um amplo fórum anual de discussão e debate sobre a evolução da Web, a padronização de suas tecnologias e seu impacto na sociedade e na cultura. A Conferência reunirá pesquisadores, desenvolvedores, usuários, empresas, agências digitais, mídia e todos aqueles que são apaixonados pela Web e que têm algo a oferecer, usar e debater.
Plenária na Câmara dos Vereadores de Salvador sobre Software Livre
12 de Setembro de 2009, 0:00Quem estiver em Salvador (ou perto), está mais do que convidado para essa plenária! Afinal, temos que aproveitar esse espaço para reforçar a adoção de tecnologias livres em nossa terra.
A "nova economia" e o Capitalismo 2.0 em números.
7 de Setembro de 2009, 0:00Na atual era da Informação, cada vez mais as coisas que compõem o nosso dia-a-dia são de natureza digital, isto é, necessitam de um software para serem utilizados e trocados. Do ponto de vista econômico, podemos afirmar que estamos num mundo onde as atividades econômicas não mais ocorrem em fábricas que utilizam máquinas e processos manuais; e sim por meio de organizações e pessoas interligadas (em rede) através de softwares.
Software Livre e Economia Solidária: uma outra proposta de desenvolvimento na Era da Informação.
7 de Setembro de 2009, 0:00Na semana passada eu participei do II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2009 - realizado pela Escola de Administração Fazendária - Esaf, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI/Ministério do Planejamento. Nesse evento de 2009, participei de uma mesa sobre Economia Solidária, quando pude apresentar um debate sobre "Software Livre e Economia Solidária: uma outra proposta de desenvolvimento na Era da Informação".