Sou do tipo de cara que não se contenta em somente ler notícias de tecnologias, mas também viajar até onde elas podem chegar e atingir… Este post é mais ou menos sobre isso.
Antes de me decidir escrever este post sobre o celular do google, estava estudando a tecnologia Augmented reality (AR) que de uma forma bem reduzida seu conceito é “Tudo que é visto por trás de uma lente tecnológica, acontece uma fusão do mundo real e o mundo virtual e tridimensional (3D)”. Isso mesmo, imagine você com utilizando um óculos high-tech, onde ele mescla as imagens do mundo real com imagens virtuais… Vou falar mais a respeito disso ao longo do post, primeiro vamos viajar no celular do futuro.
O celular atualmente é muito mais potente do que um computador há mais ou menos 6 ou 7 anos atrás, é um aparelho 24×7 (você usa 24h por dia, 7 dias por semana), muitos jovens já não utilizam mais relógio porque é o celular que esta na moda, será moda mesmo? ou o fim do relógio de pulso, este por fim virando um tipo de jóia e não mais sendo útil para informar as horas… Não sei, mas lembro de ter visto alguem com relógio no braço, informando as horas tirando o celular do bolso.
Imagine, com o celular do futuro (não sei se o do google ainda) mas parte dessas idéias já estão sendo analisada por desenvolvedores da google para futuras versões… Funcionalidades ou serviços, tais como:
1. Smart Alertas: Segundo fontes da própria google[1], seu celular irá ser esperto sobre suas necessidades… Melhor, as vezes ele pode invadir sua privacidade automaticamente, lhe alertando sobre determinadas situações, imagine comigo… O “computador”(google) automaticamente faz uma análise do que você escreve e faz no dia-dia… e ae, o que você esta precisando… Tchan, than… uma mensagem ou até mesmo uma projeção 3D por holograma ou AR, para te convencer. Bom, esta função não vai fazer sucesso por isso, e sim pelas boas causas, exemplo: Isto já está acontecendo hoje – no eBay você pode pedir para ele te alertar quando um determinado produto chegar em anúncio ao preço que você achar favorável, alguns sites de notícias também enviam sms para te manter informado sobre o que acontece no mundo ou no esporte… No futuro esta funcionalidade/serviço vão trazer benefícios e chatices, pois imagine um banco de dados alimentado com monitoramento pelas ruas onde você mais anda e quando você passar por aquela determinada rua, chega o maldito de um aviso… bi, bi… “Você esta bem próximo do TchêClub, venha nós visitar!”, de contra partida isso pode ser útil pois esta função agregada a mapeamento por GPS, pode informar a você “Pegue a rua tal, pois a Av. Tal esta congestionada”.
2. Crowd sourcing goes mainstream (não sei melhor tradução, mas vou chamar de “Axioma Virtual Audiovisual”): Isso é quando seu celular (microfone e câmera) estarão sendo em determinados momentos para mostrar sua imagem e som no mundo virtual. É uma de publicar fotos, e-mails, textos, Twitters, blog e qualquer tipo de transmissão qual você queira, no momento e ao vivo para o mundo todo. Hoje mesmo eu vi isto acontecendo em um blog, um cara que estava presente no lançamento da Google Phone, escrevia frases e postava no blog e também enviava pequenos trechos de vídeo. Bom, a quem diga que postar frases não faz diferença, mas no futuro todas as micro-blogagens vão ser distribuída em um conceito legal, fácil e é claro, com poucas palavras fica mais fácil juntar as coisas mais comum da vida… Não sei se vocês repararam que last.fm e twitter, aproxima mais pessoas desconhecidas, porém com mesma afinidade de musica ou gosto, do que o orkut ou qualquer outro site de relacionamento.
3. Sensores em todo lugar: O telefone hoje, já tem muito mais sensores que qualquer outro aparelho eletrônico, é sensor de bateria, sensor de toque, sensor de localização(GPS), sensor wifi, bluetooth… No futuro ele vai saber ainda mais sobre o mundo ao seu redor, por exemplo o nível de poluição que você esta respirando, a taxa de açúcar em seu sangue, temperatura ambiente e muito mais ligações sensoriais com a preocupação da saúde humana. Ele também vai esta bem ligado com a natureza, avisando que lá vem chuva, que vem terremoto e tudo que você imaginar que possa ser detectado e avisado por alguma via tecnológica. Ahh, a velocidade do tráfego não pode ser baseado em helicópteros e sensores de estrada, mas a densidade relativa e velocidade dos aparelhos celulares das pessoas que estão presa em um engarrafamento.
4. Ferramenta para desenvolvimento: Seu celular pode ser mais do que apenas uma comodidade, pode ser o seu meio de subsistência. Isto já é verdade para as pessoas em muitas partes do mundo: no sul da Índia, os pescadores utilizam ‘sms’ para se comunicar entre os melhores lugares para encontrar as capturas diárias, na África do Sul, produtores de açúcar pode receber ‘sms’ informando-os sobre o quanto devem irrigar seu plantio, em todo o Brasil onde a telefonia fixa não chega, empresários de telefonia celular podem levar o sinal para aldeias e povoados. Essas inovações só irá aumentar no futuro, com o celular sendo o núcleo do maior desenvolvimento econômico.
5. Software mais seguro graças à confiança e verificação: Com o avanço das tecnologias livres o celular irá fornecer ferramentas e informações para capacitar você a decidir o que fazer download, para ver o quê compartilhar. Confiança é a moeda mais importante do mundo que estará sempre conectado, e seu telefone irá ajudá-lo a ficar no controle de suas informações. Você pode escolher compartilhar nada (o modo padrão), ou apenas compartilhando algumas coisas com certas pessoas (exemplo: o seu círculo de amigos e familiares). É claro, e como tudo existe contro-versas, não adianta instalar um software para sincronizar sua agenda de contato e mensagens pessoas com um provedor que não respeita a privacidade (exemplo: google).
6. O dispositivo à prova de futuro: O celular irá evoluir-se, à medida que a Internet já evolui e por isso vai ser fácil para os desenvolvedores criar ou aperfeiçoar aplicações e conteúdos. O que é importante para você obter automaticamente e instalar em seu celular. Exemplo, digamos que você tenha um software em seu celular para melhorar o gerenciamento de energia (e portanto, a duração da bateria). Vamos dizer que um desenvolvedor faz uma melhoria ao software. A atualização fica automaticamente instalado em seu telefone, sem que você levantar um dedo. O telefone realmente fica melhor com o tempo. Esta já esta se tornando a era das aplicações, é quando o homem não consegue inventar mais nada de hardware e cria uma preocupação com o meio ambiente onde o desenvolvimento agora e evolução vai ser somente nos softwares. Você vai ter um sensor, mas é o software que vai descodificar e criar as variações de sensoreamento.
7. Realidade Aumentada: Bom agora vamos viajar juntos para algo mais distante (ou próximo do google alcançar), esta tecnologia é uma das quais estou mais fascinado e é algo que não para de surgir novas idéias para sua aplicação. Se você quer ter uma boa profissão daqui 30 anos, estude modelagem 3D. A “RA” já é algo real para celular, a Nokia em 2006 anunciou que esta trabalhando com tal tecnologia, o google e muitos desenvolvedores vem investindo em aplicações com RA. No repositório de desenvolvimento do android existe inúmeras aplicações que implementam realidade aumentada. Vamos viajar rapidinho de como funcionaria tais aplicações no dia dia, a primeira delas é uma que junto com google maps e gps, ele vai mostrar a distância dos pontos que você marcar no Mapa e a direção é claro, veja este vídeo. Imagine qualquer viagem em apontar o celular, e visualizar no celular algo mesclado, do tipo: Apontar para um monumento e aparecer ao lado todo histórico ou o monumento ganhar vida no visor do celular interagindo ou fazendo algum gesto; Ler um livro com celular em “RA” pode ficar muito mais interessante, veja este outro vídeo; Apontar para um prédio e saber altura ou distancia; Apontar para um código de Barra e ao lado do produto no visor do celular, projetar o Preço e a cotação com preço dos concorrentes (isso já tem até uma aplicação)… São inumeras possibilidades, que já serão possível daqui alguns meses ou poucos anos… Mas o que vai deixar mais doidão, serão so Óculos de “RA” quando você com a íris do olho vai controlar tudo, e não vai precisar mais de monitor… Tudo virtualmente mesclado com o mundo real, onde você coloca uma “skin” diferente todo dia em você, onde olha para parede da sua casa e tem uma projeção de Relógio de parede, ou quadros.. ou até mesmo paisagens virtuais em 3D animadas, tão parecida com as reais… Sei lá, uma projeção de um Leão, bem no meio da Sala… Algo tão vivo, que parece com o Real… Imagine que você vai fazer “download” dos animais e de tudo que gostaria de conhecer em 3D, tudo projetado ao seu tamanho original e próximo a você, para estudar… Viajar e sentir sensações….. Como se o homem não se contenta-se com os óculos, eles criaram capacetes e depois dos capacetes um implante, talvez.. quem sabe… Imagina daqui a 100 anos, sei que não vou esta vivo, mas se eu deixar uma projeção 3D minha me apresentando para meus tataranetos, eles vão dá play e poder ver o tataravó doidão, como era. Os filmes? nem precisa imaginar nê… Os personagens vão correr pela sala, atravessando as paredes, você vai esta dentro dele.
…vou parar de viajar e me contentar com o que já existe hoje, espero que não seja somente o Google incentivando isso; E que os usuários e desenvolvedores livres não se iluda com as promessas que o google tem a oferecer; Acredite que somos capazes de criar o novo sem depender dessas megas e grandes corporações.. e das promoções que elas fazem para incentivar a mão de obra escrava. Não adianta querer dizer que o google é legal por dá coisas de graça. Na história a maçã tinha veneno… é assim e nunca vai deixar de ser.
Ahhh, e tudo isso é sustentável e não agride o meio ambiente, olhe para este jogo de carrinhos, imagina a economia que esta sendo de pilha e a sensação vai ser a mesma você usando um óculos 3D, não adianta… e o carrinho caindo nunca vai quebrar.. e não vai precisar gastar petróleo ou sei lá… Tudo isso, apenas escrito.. códigos processados por computadores, veja este outro game de macaco.
Este poste não é tradução de um post[1] que o blog da google fez sobre o futuro do celular, mas sim uma visão dos conhecimentos que tenho sobre as tecnologias que conheço e sobre como as empresas exploram essas tecnologias.
[1] http://googleblog.blogspot.com/2008/09/future-of-mobile.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada
http://www.realidadeaumentada.com.br/
0sem comentários ainda