Vicente Aguiar: USP adota o Noosfero para desenvolvimento de pesquisas e de uma rede social acadêmica

21 de Setembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade de São Paulo (USP) fortalece a cada dia o uso e desenvolvimento do software Noosfero: a plataforma livre para redes sociais,  criada pela Colivre e adotada em diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Desde o final de 2010, o Noosfero passou a ser usado por pesquisadores do Centro de Competência em Software (CCSL-USP), na linha de pesquisa de Sistemas de Software do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Nesse projeto da USP, o Noosfero foi adaptado para ter uma infraestrutura de plugins, funcionando assim como a plataforma base do Mezuro, uma rede sócio-técnica de avaliação de código-fonte através da coleta e visualização de métricas software. 

 

Outro exemplo de uso do Noosfero na USP foi implantação da rede social do QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software)  - um projeto da Comissão Europeia para promover e estimular o uso de software livre na indústria, que envolveu 8 países e seus respectivos centros de competência em software livre. Em 2011, para a rede social do QualiPSo, por exemplo, houve a implementação dos fóruns de discussão - uma funcionalidade que foi disponibilizada para toda as redes que usam Noosfero.

No primeiro semestre de 2011, o Noosfero foi analisado (juntamente com outras plataforma livres como o Elgg e Buddypress) por uma equipe formada por estudantes e professores da USP, para definirem plataforma adotar na nova versão da rede social da universidade, chamado Stoa. Após um debate aberto na internet, o  Noosfero foi escolhido para dar vida a essa nova rede social "uspiniana". 

Hoje, há uma versão no ar para homologação do novo Stoa até o fim do segundo semestre de 2012 para os testes das novas funcionalidades que estão sendo desenvolvidas pela Colivre.  A previsão é que no início de 2013, após a migração dos dados existentes na atual rede social do Stoa, essa nova rede acadêmica seja divulgada ao público com muitas novidades.

  

A maioria das funcionalidades implementadas para o Stoa já estão disponíveis no Noosfero para as demais redes e quem for adotá-lo a partir de agora. A USP entende seu papel como parte da comunidade software livre, colaborando com recursos financeiros ou código, e vê de forma positiva a comunidade de usuários do Noosfero, em suas diferentes redes, se beneficiarem das novas funcionalidade e melhorias feitas no contexto do Stoa antes mesmo da própria USP. Aproveite você também!



Og Maciel: Castálio Podcast: Licio Fonseca - Google

17 de Setembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Nesta última quinta-feira tive o prazer em entrevistar o Licio Fonseca da Google! Eu e o Licio nos conhecemos nos saudosos tempos do Ubuntu Brasil, mas não conversávamos desde 2006 se não me engano. Desde então muita coisa aconteceu, e hoje ele trabalha na Google, fazendo toda a manutenção e administração da infra estrutura de toda a América do Sul!

Durante nosso bate-papo, conversamos sobre o que ele faz por lá, sobre o seu dia a dia, como que conseguiu este trabalho, e sobre o processo de entrevistas e seleção para trabalhar na Google.

Também conversamos sobre as modificações que aconteceram na companhia desde que ele comçou a trabalhar, as viagens que ele fez à trabalho, rumores, sua época de skatista, vida de casado e coleção de action figures! E para quem acompanhou a gravação ao vivo pelo Youtube, teve até o Licio dançando a música Gangnam Style do PSY!!! Mas se você perdeu a gravação, não esquenta a cabeça porque o vídeo pode ser visto aqui (aos 41 minutos)! :)

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]



Fábio Nogueira: Software Freedom Day Salvador 2012 – Programação

13 de Setembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Olá pessoALL!

Sábado, 15 de setembro, a partir das 08:30h (Falta pouco).

A para conhecer o que vai rolar neste grande evento, basta acessar a grade de programação, clicando aqui!

Devido as minhas viagens a trabalho, não pude confirmar participação em nenhuma palestra. Mas agora sei que estarei presente no evento para esclarecer qualquer dúvida sobre como participar da comunidade Ubuntu Brasil, bem como ajudar nas traduções da sua distribuição linux favorita.

Lembro que o evento acontecerá na Faculdade FTC (Campus Paralela), logo depois do Shopping Paralela. Para realizar sua inscrição no SFD – Salvador 2012, acesse o link: http://goo.gl/rqCQZ.

Conto com a sua presença. ;)

TwitterFacebookGoogle ReaderLinkedInDeliciousPingBlinklistRedditGoogle GmailFriendFeedTechnorati FavoritesShare



Fábio Nogueira: Como instalar o Indicador do Ubuntu One

7 de Setembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Usuário do Dropbox por muito tempo, resolvi experimentar também os serviços do Ubuntu One. Após a instalação e configuração do serviço, percebi que faltava algo de grande valia: O Indicador do Ubuntu One.

Com este, fica mais fácil e rápido de acessar o painel de configurações do Ubuntu One, realizar sincronismo, desconectar do serviço, etc…

Conheça então o Indicador do Ubuntu One (Capturadas telas do mesmo funcionando no GNOME e Unity):

Indicador do Ubuntu One no GNOME

Indicador do Ubuntu One no GNOME

Indicador do Ubuntu One no Unity

Indicador do Ubuntu One no Unity

Para instalar, é simples! Basta abrir o terminal (Pressione Ctrl + Alt + t) e executar:

 

sudo add-apt-repository ppa:rye/ubuntuone-extras

 

sudo apt-get update && sudo apt-get install indicator-ubuntuone

 

Caso o seu indicador não esteja 100% em Português Brasil, basta fazer o download da tradução que realizei, clicando aqui!

Depois de baixado o arquivo, acesse a pasta onde se encontra o arquivo e execute os seguintes comandos no terminal:

sudo cp indicator-ubuntuone.mo /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES/

Reinicie o sistema e seu Indicador do Ubuntu One estará 100% traduzido para o nosso Português do Brasil.

Observação: Para os usuários GNOME, o indicador do Ubuntu One fica no canto inferior direito da tela. ;)

Até a próxima!

 

TwitterFacebookGoogle ReaderLinkedInDeliciousPingBlinklistRedditGoogle GmailFriendFeedTechnorati FavoritesShare



Og Maciel: Castálio Podcast: Bruno Gonçalves - BigLinux

4 de Setembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Na semana passada eu tive o grande prazer e honra de participar do Opencast em um episódio onde discutimos várias coisas relacionadas à distribuições Linux! Por coincidência, meu amigo Vladimir Melo tinha me recomendando entrevistar uma pessoa que por muito tempo tinha criado e mantido uma distribuição nacional, e recentemente decidiu parar o projeto!

Neste último episódio então tive o grande prazer de conversar com o Bruno Gonçalves, criador e mantenedor do BigLinux! Até este nosso bate-papo eu confesso que não conhecia este projeto, o que é realmente uma pena. O BigLinux nasceu de uma “remasterização” do Kurumin Linux e em pouquíssimo tempo fez bastante barulho ao adicionar vários recursos super avançados para a sua época! O número de recursos e tecnologias utilizados pelo Bruno é realmente impressionante e quando terminamos nossa entrevista eu fiquei literalmente fã número 1 dele! :)

Durante nosso bate-papo ele conta todos os detalhes de como que o projeto nasceu, quais foram os obstáculos que enfrentou, e quais foram os motivos que o levou a parar o projeto. Também falamos sobre BigBashView, seu novo projeto União Livre, que na minha opinião promete muito, e um livro que esta escrevendo em parceria com um amigo, chamado “Linux: Simplicidade ao seu Alcance”!

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]



Lucas Rocha: Reader Mode in Firefox Beta for Android

3 de Setembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Click to see full image

Yes, Reader Mode is now available on Firefox Beta for Android! Go read my previous blog post about it for an overview of the feature. Brian and I have been working hard to get it in shape for the release and things are now much more solid.

So, what’s new since I announced Reader Mode? Besides tons of bug fixes, there are two things I’d like to highlight. First, we went through a new design iteration that adds a magazine style to the Reader, looks great! Secondly, we’ve made some major performance improvements. Entering Reader Mode is now instantaneous—the way it should be. There some extra major performance improvements and bug fixes to land in Beta soon by the way.

You can help us make Reader Mode even better! It’s simple: install Firefox Beta on your Android phone or tablet and use Reader Mode on your favourite news sites, blogs, etc. Let us know if Reader Mode if offered as expected on readable content (and not offered on pages that are not really articles) and if content is rendered as expected in Reader Mode. Report any issues you find.

I hope you love Reader Mode as much as we do. I can’t wait to get it in the hands of our users in Firefox 16!



Fábio Nogueira: Guia de empacotamento Ubuntu

30 de Agosto de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Se você está curtindo a Ubuntu Developer Week, irá gostar também dessa grande iniciativa:

Guia de empacotamento Ubuntu

Este já está disponível para os usuários do Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal), que para instalá-lo basta executar no terminal:

sudo apt-get install ubuntu-packaging-guide

Se você utiliza o Ubuntu 12.04 (Precise Pangolin), não fique triste! Basta acessar sua versão on-line clicando aqui!

A equipe brasileira de tradução do Ubuntu, já está trabalhando na tradução deste guia. Em breve deixaremos tudo em nosso Português do Brasil.

Até a próxima!

 

TwitterFacebookGoogle ReaderLinkedInDeliciousPingBlinklistRedditGoogle GmailFriendFeedTechnorati FavoritesShare



Fábio Nogueira: Software Freedom Day 2012 (Salvador – Bahia)

25 de Agosto de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Software Freedom Day (SFD) ou em português, Dia da Liberdade do Software é uma celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto (SL/CA). O objetivo dessa festa é mostrar ao público em todo o mundo os benefícios de usar SL/CA de alta qualidade na educação, no governo, em casa, e nos negócios, ou seja, em todos os lugares! A organização sem fins lucrativos Software Freedom International coordena o SFD em nível global, oferecendo apoio, brindes e um ponto de colaboração, mas times de voluntários em todo o mundo organizam os eventos SFD locais para atingir suas próprias comunidades.

E Salvador não poderia ficar de fora! Com o objetivo principal de fomentar o uso de ferramentas de código aberto, celebraremos com aproximadamente 10 palestras, neste sábado (15/09) na FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências). Este evento é promovido pelo grupo de usuários do Ekaaty e membros do PSL-BA, sem deixa de contar com o grande apoio da Colivre.

Caso esteja fora de Salvador, verifique uma cidade participante mais próxima de você em http://wiki.softwarefreedomday.org/2012/Brazil.

Contamos com a sua presença! ;)

Ps.: Divulgo em breve toda a sua programação!

TwitterFacebookGoogle ReaderLinkedInDeliciousPingBlinklistRedditGoogle GmailFriendFeedTechnorati FavoritesShare



Fábio Nogueira: Ubunteros do Brasil

24 de Agosto de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Começou a usar o Ubuntu e gostaria de trocar ideias com alguém da sua cidade ou até mesmo do seu bairro que também é um fã do Ubuntu e não sabe onde procurar?! Está na hora de você fazer parte da lista de Ubunteros do Brasil!

Esta iniciativa tem como principal objetivo, unir os amantes do Ubuntu pelo Brasil a fora… Cadastre-se também e faça parte do time!

Preencha o pequeno formulário e depois é só pesquisar onde estão os Ubunteros pelo Brasil.

A lista completa (e ainda em construção para melhor atendê-lo) de todos os Ubunteros cadastrados pode ser encontrada aqui:

http://wiki.ubuntu-br.org/UbunterosNoBrasil

Espero te ver por lá!

 

TwitterFacebookGoogle ReaderLinkedInDeliciousPingBlinklistRedditGoogle GmailFriendFeedTechnorati FavoritesShare



Felipe Borges: #GSoC Final Report

19 de Agosto de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Hey,

I can believe it’s over. This Summer passed way too fast! It was a great opportunity of learning more about free software development, programming, and GNOME.

To describe and evaluate my Google Summer of Code, I have chosen an interview-style post. I think this is the most efficient way of describing my internship experience.

What do you consider the best aspect of participating in GSoC?

The satisfaction of feeling part of something bigger than yourself. To work side-by-side with people really engaged in software development.

What do you consider the most challenging part of your internship?

Definitely it was conciliating the program with my university duties, since it’s not summer in the Southern Hemisphere. Although getting familiar with large projects, such as Tracker, was hard as well.

How was your mentor?

Cosimo is a great person and has been a great mentor. He has been patient in leading me to the right direction, pointing me what to do, and teaching me what was needed.

What would you do different if you could do it again?

It’s easy to point mistakes but they are part of the learning process. You got to learn from your mistakes to not repeat them.

I could have started my work in Documents UI sooner to have more time to polish/enhance/improve it. Also, I could have asked [more] for help and completed the Tracker task in lesser time.

Which tips would you give to future students?

  • Ask for help/tips/advice. I’ve lost a lot of time in tasks that my mentor could answer in seconds. :)
  • Attend GUADEC!
  • Show your code!

What one thing did the GNOME community do that you consider very helpful for your project and would suggest they continue to do?

Incentivate interns to attend GUADEC. It is an environment of creativity and innovation which certainly will inspire students to get involved even more with the community.


Removable-devices support in Documents

The original proposal was: “To make GNOME Documents able to manage and view files on plugged in removable devices. Including extending Tracker to provide the APIs we need to implement the feature.

What has been achieved?

Tracker:

The ‘IndexFileForProcess‘ API method has been created. It lets client-applications call Tracker to index files/directories/mount-points transparently on an application basis (you can read more about it in my last report). This mechanism works nicely for what we want in Documents.

Documents:

Documents is able to recognize a plugged-in removable device, create a ‘virtual’ collection containing all the documents inside the device.

What was left behind?

  • Users should be able to Import files from removable devices to the local disk.
  • An already imported document shouldn’t be imported again.

Software is never done! So I’m committing myself to getting these things [gnome] done. :)

What’s next?

In addition to finish what’s left in my task, I want to apply for a GNOME Foundation membership, and keep contributing to GNOME.

Acknowledgements

I want to thank the GNOME community for helping students get involved with free software development, Google for giving me the opportunity of work with GNOME, Cosimo Cecchi for guiding me in my project, and you for reading this long report. :)

Cheers!
Felipe.