Fábio Nogueira: GNOME Shell: Como habilitar as notificações na tela de bloqueio

1 de Novembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O GNOME Shell 3.6 tem uma característica interessante que permite que as notificações sejam exibidas na tela de bloqueio. Observe a imagem recém capturada abaixo:

Clique para ampliar

 

No Ubuntu 12.10 (ou se você tiver instalado o GNOME Shell manualmente ou usando o Ubuntu GNOME Remix 12,10), as notificações na tela de bloqueio estarão desligadas por padrão, uma vez que o Ubuntu usa Configurações do Sistema versão 3.4 ao invés da 3.6, a opção de ligar as notificações está ausente. Então aqui vai uma dica rápida sobre como ativá-la. Abra o terminal e copie / cole o seguinte comando:

gsettings set org.gnome.desktop.screensaver show-notifications true

Isso também pode ser feito usando dconf-editor, clicando em org > gnome > desktopscreensaver e habilitando a opção “show-notifications”.

Depois de ativar esta opção, você terá os controles do tocador de música e o número de notificações não lidas (e-mails, chats, etc…) na tela de bloqueio do GNOME Shell (como você pode ver na imagem acima)

Se quiser desabilitar as notificações, execute o seguinte comando no terminal:

gsettings set org.gnome.desktop.screensaver show-notifications false

Estas instruções devem trabalhar com qualquer distribuição Linux rodando GNOME Shell 3.6 ou mais recente.

Obs.: Este texto foi traduzido do site WEB UPD8.

Até a próxima!

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Fábio Nogueira: Palavras-chave no GNOME Shell

31 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Ainda hoje comentei com alguns amigos como seria bom se a procura por aplicativos no GNOME Shell fosse mais dinâmica ou quem sabe, a utilização de palavras-chave para separar os aplicativos pela sua classificação ou grupo facilitaria a vida dos amantes do GNOME. Atualmente temos que pesquisar pelo nome do aplicativo e não nos seus comentários e/ou descrição, salvo em alguns aplicativos (Ex.: Firefox). Não posso esquecer que às vezes temos que saber o nome do aplicativo em inglês. ;)

Boas notícias estão por vir! O Matthias Clasen enviou uma bela proposta para a versão futura do GNOME, a versão 3.8: Palavras-chave nos arquivos .desktop. Desta forma a busca por aplicativos será bem mais funcional!

Essa proposta pode ser feita manualmente hoje, já que o Alacarte (Menu principal do GNOME) não tem a opção de adicionar palavras-chave na sua edição. O processo é simples, porém requer um certo cuidado no manuseio dos arquivos:

  • Os arquivos .desktop podem ser encontrados nos seguintes caminhos:
    1. Todo o sistema: /usr/share/applications ou /usr/local/share/applications
    2. Sessão do usuário: ~/.local/share/applications
  • Exemplo do arquivo opera-browser.desktop, já com a linha Keywords:
[Desktop Entry]
Type=Application
Version=1.0
Name=Opera
GenericName=Web browser
Keywords=Internet;WWW;Browser;Web;Explorer;Navegador
Comment=Fast and secure web browser and Internet suite
Icon=opera-browser
TryExec=/usr/bin/opera
Exec=/usr/bin/opera %U
Terminal=false ...

Editando o arquivo, acrescentando a linha acima com as mesmas palavras-chave também nos arquivos .desktop do Firefox e Google Chrome, ao chamar WWW no GNOME Shell, será apresentada a seguinte tela:

 

 

Enquanto o GNOME 3.8 não chega, dê asas à imaginação e otimize suas pesquisas por aplicativos no GNOME Shell. ;)

Até a próxima!

Obs.: Vale também para o Unity. :)

Fonte: World of GNOME

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Fábio Nogueira: De olhos nos Planetas!

26 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Planetas? Sim! Nada mais, nada menos que um agregador de blogs sobre um determinado tema. Neste caso apresentarei os maiores e melhores Planetas sobre o universo do Linux, Software Livre e afins (Em Português do Brasil).

Planeta Ubuntu Brasil — O maior agregador de blogs em português sobre o Ubuntu Linux! No ar desde 2006 e com a finalidade de agregar em um único local na Internet uma grande quantidade de informações diariamente disponibilizadas em blog’s de usuários da distribuição Ubuntu Linux, este Planeta divulga dicas, macetes, avaliações, opiniões e todo o tipo de informações relacionadas ao Software Livre, Open Source, Linux e, obviamente Ubuntu! Você também encontra o Planeta Ubuntu Brasil no Facebook, Twitter, Google Plus e Identi.ca.

 

Planeta GNU/Linux Brasil — Sua fonte de notícias sobre Software Livre. Assim como o Planeta Ubuntu Brasil, Planeta GNU/Linux Brasil foi fundado em 2006 pelo Og Maciel. O Planeta nasceu da necessidade de se haver um agregador de blogs de pessoas envolvidas no movimento de Software Livre sem as regras que outros Planetas utilizam para filtrar o conteúdo que é publicado. O Planeta GNU/Linux Brasil está também no Twitter e Identi.ca.

 

Planeta GNOME Brasil – Quer saber o que se passa na cabeça dos membros do GNOME Brasil? Este é lugar certo! Um Planeta sobre o trabalho e a vida de quem gosta e faz parte deste maravilhoso ambiente de trabalho livre. Conheça mais do GNOME Brasil visitando o site do projeto ou nas redes sociais: Twitter e Identi.ca.

 

Mozilla Brasil — Um grupo de pessoas interessadas em contribuir com a missão da Mozilla aqui no Brasil, sem a pretensão de representar a Fundação ou a Corporação Mozilla. Uma comunidade de entusiastas alinhados com os valores do projeto e tentando levar estes valores de abertura, liberdade e inovação adiante. Gosta dos “produtos” da Mozilla? Seja bem vindo ao espaço ideal para quem curte e quer contribuir. ;) Siga a comunidade no Twitter e Facebook.

 

Planeta Arch Linux Brasil – Arch Linux é uma distribuição Linux focada na simplicidade, na elegância do código e que preza nos detalhes. Como seu sistema é atualizado continuamente, você terá sempre acesso as mais novas versões dos programas. Conheça o seu Planeta, com blogs dos usuários que utilizam a distribuição e estão dispostos a ajudar todos aqueles que queiram conhecer mais um pouco do Arch Linux.

 

Fedora Brasil – O Fedora representa um conjunto de projetos patrocinados pela Red Hat e direcionados pelo Projeto Fedora. Estes projetos são desenvolvidos por uma imensa comunidade internacional de pessoas focadas em prover e manter as melhores iniciativas através dos padrões livres do software de fonte aberta. O Projeto Fedora Brasil nasceu da necessidade crescente em promover o sistema operacional Fedora em território nacional brasileiro. Conheça o trabalho desta equipe, acessando as notícias, dicas e novidades através desta página. ;)

 

Planeta Debian Brasil – Mesmo dispensando apresentações, Debian é uma distribuição Linux não comercial livre, gratuita e de código aberto, amplamente utilizada. Uma ‘distribuição pai’ de muitas outras distribuições, inclusive do tão querido Ubuntu. Apresento então o Planeta Debian Brasil! Nele você encontrará autores comprometidos com a comunidade e principalmente com a sua filosofia. Acesse também o Planeta no twitter.

 

Agora é só ficar antenado com as notícias, dicas e informações em cada um dos Planetas. Quer indicar algum outro que ficou fora da lista? Deixe o seu nos comentários deste post.

Até a próxima!!

 

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Fábio Nogueira: O que fazer ANTES de instalar o Ubuntu 12.10 …

22 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

… Ubuntu GNOME Remix, Debian, Fedora, etc…

Todo lançamento de uma nova versão do Ubuntu ou outra qualquer distribuição Linux é isso: – “Não consigo fazer isso, aquilo deixou de funcionar, aquilo outro não aparecia desta forma” e inúmeras outras reclamações. Mas antes de acharmos que o problema está na sua distribuição favorita, que tal realizar simples testes capazes de detectar a integridade dos arquivos numa imagem .iso ou até mesmo num CD depois de gravado?

Tudo é bem simples! O MD5 é um algoritmo de hash que confere bit a bit, neste caso, a imagem linux baixada da internet se está igual integralmente a do servidor através do programa nativo no Ubuntu chamado md5sum.

Vamos lá! Ao acessar o site do Ubuntu para baixar a imagem do Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal) em http://releases.ubuntu.com/quantal/,  encontramos logo de cara o arquivo MD5SUMS. Nele encontramos as seguintes informações:

7b7c56c74008da7d97bd49669c8a045d *ubuntu-12.10-desktop-amd64+mac.iso
7ad57cadae955bd04019389d4b9c1dcb *ubuntu-12.10-desktop-amd64.iso
3af0638f69d15d61d813d14fddc9df6e *ubuntu-12.10-desktop-armhf+omap4.img
b4191c1d1d6fdf358c154f8bf86b97dd *ubuntu-12.10-desktop-i386.iso
b8a4d9513ed53dc1be05576113b113e8 *ubuntu-12.10-server-amd64+mac.iso
4bd3270bde86d7e4e017e3847a4af485 *ubuntu-12.10-server-amd64.iso
deff0609a5cc77a726e1499e9b44d98f *ubuntu-12.10-server-armhf+omap4.img
b3d4d4edfc8f291af0b83f8a2ba19a2f *ubuntu-12.10-server-i386.iso
158b9a18d6743635f575a910de7c0033 *ubuntu-12.10-wubi-amd64.tar.xz
b8a5ef566ed2c52963caed873d56054c *ubuntu-12.10-wubi-i386.tar.xz
1c14e2d8828a45d9d660781cd820e6e1 *wubi.exe

Podemos ver o MD5 de cada imagem e arquivo da lista. Agora é hora de comprovar a integridade dos seus arquivos:

1. Depois de realizar o download da imagem do Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal), é hora de saber qual o MD5 da mesma. Para isso, abra o terminal e acesse a pasta onde se encontra a imagem baixada.

2. Dentro da pasta, execute o seguinte comando md5sum <nome do arquivo a ser verificado>. Neste caso:

$ md5sum ubuntu-12.10-desktop-i386.iso

3. Será exibida a seguinte tela:

Comparando este MD5 com o da lista anterior, podemos ver que a imagem baixada é a mesma que se encontra no servidor. Então é só queimar o DVD. ;)

Mas quem me garante que ao gravar o DVD, a imagem continue íntegra no mesmo? Isso mesmo! Durante a gravação podem haver erros e o DVD não ser gravado na íntegra, ocasionando assim erros futuros.

Para resolver, basta executar os procedimentos, agora dentro do DVD e/ou CD:

1. Antes de mais nada, na raiz de todo CD ou DVD do Ubuntu e seus derivados, o arquivo md5sum.txt disponibiliza o MD5 de todos os arquivos da imagem, agora é só realizar a verificação dos mesmos. Primeiro é só acessar pelo terminal a raiz do DVD/CD (No exemplo abaixo, utilizarei a imagem do Ubuntu GNOME Remix 12.10):

$ cd /media/Ubuntu\ GNOME\ Remix\ 12.10\ \$arch/

2. Dentro da mídia, é só executar:

$ md5sum -c md5sum.txt | grep -v ‘OK$’

3. Caso esteja tudo OK, será exibida a seguinte tela:

Agora sim! Tenho a certeza que o DVD está OK e pronto para ser instalado com sucesso.

Se mesmo assim você tiver problemas após a instalação do seu Linux, que tal executar também o memtest86+ na inicialização DVD de instalação do Ubuntu para verificar se a sua memória está 100%. Será que o seu HD não está com algum bad block? Essas dicas valem para todos e todas as distribuições. ;)

Até a próxima!

 

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Fábio Nogueira: Ícones Faenza no Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

21 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda


Fã de carteirinha deste maravilhoso tema de ícones, o Faenza pode ser também instalado no Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal! Basta seguir os seguintes passos:

1. Abra o terminal e execute o seguinte comando, para adicionar o PPA ao seu sistema:

sudo apt-add-repository ppa:webupd8team/themes

2. Em seguida:

sudo apt-get update && sudo apt-get install faenza-icon-theme

Pronto! Tema de ícones Faenza instalado com sucesso. Para ativá-lo no GNOME Shell, utilize o GNOME-Tweak-Tool e selecione o tema. Caso seja usuário do Unity, uma dica é usar o Ubuntu Tweak!

Obs.: Caso ainda não tenha instalado o Ubuntu Tweak, o procedimento é simples! É só abrir o terminal e executar os comandos:

sudo apt-add-repository ppa:tualatrix/next && sudo apt-get update && sudo apt-get install ubuntu-tweak -y

Experimente hoje mesmo! Agora, um pequeno preview do Faenza:

Até a próxima!

 

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Lucas Rocha: Major Milestone for Pattrn

19 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

I started hacking on Pattrn six months ago as a fun learning experiment. Pattrn was first released in the beginning of May. Since then, I’ve been listening very carefully to your feedback and a lot of the features I implemented were in response to your input. So, thank you!

Today, Pattrn reaches a major milestone: it has just been featured in Google Play’s Staff Picks—for both phones and tablets! If you love Pattrn, this is the perfect moment to give it a 5-star rating on Google Play!

What’s next? I’m now working on the next two major features for Pattrn—again, in response to your feedback. Stay tuned!



Fábio Nogueira: Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal lançado com sucesso!

18 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Sim! Acaba de ser lançado o tão esperado Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal. Com inúmeras novidades, inclusive a mais chata de não caber num CD. ;) O Quantal tá bonito, rápido e interessante. (Clique aqui para ver alguns comentários sobre esta versão)

Se você está usando a versão 12.04, basta executar no Terminal:

sudo update-manager -d

Aparacerá a tela do Gerenciador de atualização:

É só clicar em Atualizar e esperar pela atualização do seu sistema.

Caso queira realizar uma instalação limpa do Ubuntu 12.10, basta escolher abaixo a versão que mais lhe agrade:

Versão Desktop

Desktop 32 bits (PC Intel) | Torrent
Desktop 64 bits (PC AMD64) | Torrent
Desktop 64 bits (MAC AMD64) | Torrent

Versão Server

Server 32 bits (PC Intel) | Torrent
Server 64 bits (PC AMD64) | Torrent
Server 64 bits (MAC AMD64) | Torrent

Curtam bastante e aproveitem para colaborar com as próximas versões. Em breve postarei aqui como fazer parte deste time! ;)

Até a próxima!

 



Lucas Rocha: Smoother Firefox for Android

16 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Click to see full image

Now that Reader Mode has been released in Firefox 16, my main focus for the 18/19 releases will be about making the experience of using Firefox for Android as smooth as possible. I’ll initially focus on three areas: tabs UX, Awesome Screen performance, and page load progress feedback.

This will probably be a continuous effort and it’s unlikely that I’ll be “done” in just one cycle. The goal here is incrementally land changes that have clear user-visible impact. I’ve already landed the first batch of improvements to the tabs UX:

  • The slide animation to show/hide the tabs tray is now much smoother, especially on Android devices with hardware acceleration support (ICS or later).
  • The swipe-to-close gesture on the tabs tray is now much more polished and reliable (see image above).
  • Tabs now slide to fill the gap of removed tabs instead of just snapping to the new positions.
  • We now give more space to the tabs tray so you can see more tabs at once.
  • Tapping anywhere in the main UI (not only the web content area) should close the tabs tray.

These changes together add up to a much better UX already but there’s more coming, stay tuned! This week I’ll be working on ways to make the Awesome Screen feel more responsive. For now, you can see the improvements in the tabs tray in action on our Nightly builds. Feedback is very welcome!



Og Maciel: Castálio Podcast: Carlos Brando e Rafael Rosa Fu: GrokPodcast - Part 2

15 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Olá pessoal e sejam muito bem vindos a mais um episódio, desta vez sendo publicado da cidade de Brno na República Tcheca (estou aqui à trabalho)! Como prometido no último episódio, esta é a segunda parte da entrevista que eu fiz com o Carlos Brando e Rafael Rosa Fu do GrokPodcast! Desta vez o assunto da vez foi sobre o background de casa um, e algumas coisas bem interessantes que cada um já fez em suas vidas. Quem tem 5 gatos? Quem já escreveu alguns livros sobre Ruby on Rails? Quem curte comédias e quem recentemente assistiu um filme sobre sushi? Escutem o finalzinho do nosso bate-papo para descrobir! :)

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]



Fábio Nogueira: Contribuindo com o GNOME: Desenvolvimento

14 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Não basta ser fã, tem que participar! (Yes… you can!) A partir deste pequeno artigo, apresentarei todas as áreas em que se podem contribuir e assim ajudar bastante toda uma nação de GNOME Users. ;)

DESENVOLVIMENTO

O Projeto GNOME desenvolve um sistema computacional composto por mais de 100 softwares livres entre bibliotecas e aplicativos tanto do desktop como da plataforma. Em outras palavras, isto corresponde a mais de dois milhões de linhas de código – que podem se ampliar ainda mais a cada nova versão. Assim, por se tratar de um projeto bastante amplo, que envolve muitos módulos e desenvolvedores de diferentes partes do mundo, a comunidade GNOME conta com o time do GNOME Love que busca facilitar a entrada de novas(os) colaboradoras(es) que queiram contribuir com o desenvolvimento dos softwares do projeto.

O GNOME Love é o lugar para aprender novas habilidades, fazer amigos, se divertir e ser parte de um projeto inspirador de Software Livre. Este guia de introdução explica as coisas mais essenciais que você precisa saber para começar a participar e contribuir:

  • Aprendendo o caminho de volta – Um tour guiado das partes mais importantes do projeto.
  • Encontrando tarefas – Como encontrar coisas para trabalhar no GNOME. Isso abrange tanto as tarefas com ou sem códigos.
  • Recomendação geral – Dicas e recomendação gerais sobre como se tornar um colaborador do GNOME.
  • Executando o código de desenvolvimento mais recente com o JHBuild – Se você quiser experimentar os mais recentes recursos ou contribuir para o esforço de codificação, usando o código mais recente de desenvolvimento é um passo essencial.
  • Contribuir com código, submetendo patches – Passos essenciais para enviar seu código de contribuição.
  • Mentores – Uma lista de pessoas legais que podem ajudá-lo com a sua primeira contribuição.

Antes de mais nada, aconselho seguir os passos do Tutorial do Recém-chegado. Este lhe apresentará as etapas e ferramentas para sua contribuição plena para o GNOME. E assim você estará pronto para continuar!

Quer ajudar o GNOME programando? Este é o caminho:

Web: http://live.gnome.org/GnomeLove

IRC (irc.gnome.org): #gnome-br #gnome-hackers #gnome-love

Listas de discussão: GNOME-LoveGNOME Desktop DevelopmentGNOME Brasil

Até a próxima dica!