Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a planetas
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Planeta do Gnome Brasil

11 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Fábio Nogueira: Saindo do forno: GNOME 3.12

26 de Março de 2014, 23:24, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Com novos recursos, melhorias e atualizações (principalmente com algumas correções de bugs), acabou de ser lançado o maravilhoso GNOME 3.12!

Dentre as melhorias, estão:

  • Uma grande atualização no navegador de internet do GNOME, com melhorias na interface do usuário e um melhor desempenho.
  • Três novos aplicativos: Logs, gravador de som e Polari – Um novo cliente IRC para o GNOME.
  • Uma nova atualização para o aplicativo Fotos – Integração com o Facebook.
  • Um novo recurso de pesquisas para o Terminal.
  • Uma renovada no assistente inicial de configuração.
  • Etc…

Assista agora um vídeo de apresentação do GNOME 3.12:

Não se esqueça de ler as notas de lançamento e se preferir, tenha também acesso ao pacote de imagens do GNOME 3.12.

Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser



Felipe Borges: GNOME 3.12 Released!

26 de Março de 2014, 16:19, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

The GNOME Project has released GNOME 3.12 today. Congratulations to all the approximately 1140 contributors that made 34236 really awesome changes in this release.

Bastian Hougaard and Karen Sandler (GNOME Executive Director) have made an Introducing GNOME 3.12 video, check it out!

Don’t forget to check the release notes. If you’re a hardcore Fedora user, you can get GNOME 3.12 using Richard Hughes’ rpm repository.



Vicente Aguiar: Confira novidades da versão 0.46.0 "Uaris" do Noosfero!

25 de Março de 2014, 11:12, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Neste mês de fevereiro foi lançada uma nova versão do Noosfero, plataforma web livre para redes sociais. A versão 0.46.0 foi batizada de Uaris e conta com 14 novidades, entre melhorias de recursos e novas funcionalidades.

O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais e redes de economia solidária na internet que agrega as funções de blog, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), chat, fórum, portfólio eletrônico, produção e consumo de feeds RSS, agenda de eventos etc. O Noosfero é também um projeto de software livre, com licença GNU Affero General Public License, desenvolvido pela Colivre com a contribuição de uma comunidade de desenvolvedores/as que garantem o lançamento de novas versões constantemente.

Entre as últimas melhorias para os/as usuários/as estão novos blocos, opções de layout e formas de recuperação de senha. Confira as novidades da versão 0.46.0 Uaris!

 

Novo botão para restaurar página inicial

Já se foi o tempo em que era preciso remover o artigo que estava como página inicial para ter nossa homepage de volta para o padrão da página de perfil. Agora, no Gerenciador de Conteúdos, há um botão com a opção "Restaurar página inicial". Ao clicar nele, a homepage do site volta a ser a página de perfil.

 



Recuperação de senha

O/A usuário/a não precisa mais ficar limitado a preencher seu login e e-mail para recuperar sua senha. Agora basta apenas preencher uma das opções.

A página também foi melhorada com a possibilidade para que plugins incluam novos campos de recuperação de senha. Como você pode ver na imagem abaixo, o StoaPlugin adicionou o campo "Número USP" como novo campo disponível para recuperação de senha.

 



Plugin para adicionar bloco para conteúdos recentes

Temos uma nova forma de mostrar nossos conteúdos mais recentes. É através do Plugin de Conteúdo Recente. Este plugin adiciona um novo bloco que mostra o conteúdo recente de um dos blogs do usuário.

 

 


Exceção para conteúdos privados

Este recurso permite que os/as usuários/as definam quem pode acessar seu conteúdo privado. Esta é uma boa maneira de garantir maior privacidade de conteúdos.

 

 

Bloco principal editável

Agora o Bloco Principal pode ser editado pelo/a usuário/a sem improvisos nem quebra-galhos. Os blocos passaram a fluir normalmente entre as caixas laterais e o box principal.

 

Inserção de imagem de capa no blog

O/A usuário/a está habilitado/a a adicionar uma imagem de capa para seu blog. Esta imagem é exibida no cabeçalho da página de visualização do blog.

 



Ambiente para gerenciamento de integrantes

O ambiente de administração agora é capaz de gerenciar todos os usuários. Na página de gerenciamento, é possível procurar por usuários, usar filtros para administradores ou usuários comuns, e usuários ativos ou inativos. O ambiente também permite transformar um usuário em administrador ou em usuário comum, além de ativar ou desativar usuários. Na mesma página, é possível exportar os usuários em forma to CSV ou XML.

 

Nova opção de layout

Uma nova opção de layout com coluna à esquerda junto com o rodapé foi adicionada à lista de layouts personalizados oferecidos pelo Noosfero.

 



Filtros para gerenciamento de grupos

Agora, na página "Gerenciar Grupos", o/a usuário/a é capaz de filtrar os grupos de acordo com a relação que tem com eles - se administrador, moderador ou integrante, por exemplo.


Bloco de vídeo

Boas notícias! Agora temos um Bloco de Vídeo. Esse bloco é gerado pelo Plugin de Vídeo e permite que o/a usuário/a faça referência a vídeos do Vimeo, Youtube ou Webm e incorpore-os ao bloco. Isso facilitará a vida de muitos usuários.

 

 

Melhorias na ferramenta Calendário

Nosso calendário recebeu mais atenção e ganhou melhorias em sua interface.


Novo bloco "Conteúdo Contextual"

Outro bloco é o Conteúdo Contextual, que agrupa os conteúdos a partir do contexto/tipo. Este bloco mostra "os filhos" do conteúdo que está sendo visualizado no momento pelo/a usuário/a. Ele também permite a escolha de qual tipo de conteúdo deve ser exibido.

 


Bloco que mostra o caminho de navegação

O bloco Breadcrumbs exibe o caminho de navegação percorrido pelo/a usuário/a. Isto permite uma navegação simples e rápida pelos conteúdos. Embora ainda faltem alguns ajustes, a ferramenta já está funcionando e pode ter sua aparência totalmente personalizada.

 


Para desenvolvedores: Ambiente de configuração para definir tamanho máximo de carregamento

Essa vai para os administradores do sistema! Depois de um longo tempo codificando o bom e velho 5mb como tamanho máximo de upload, nós temos agora uma maneira para os administradores do sistema definirem o tamanho máximo de upload para uma instalação Noosfero. Ainda não temos a possibilidade de ter vários ambientes no mesmo sistema com diferentes tamanhos máximos de upload, mas estamos a um passo disso. Esta configuração está em config/noosfero.yml e você pode ver um exemplo de como fazer isso no arquivo config/noosfero.tml.dist.

 

Para o lançamento desta versão do Noosfero, foi imprescindível o trabalho do pessoal do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa brasileira considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo. Obrigado galera!

 

Fonte: http://noosfero.org/pub/Development/NoosferoVersion00x46x00



Fábio Nogueira: Monitorando o tráfego da rede e o uso da banda com o Nload

24 de Março de 2014, 10:21, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

E tudo isso graficamente através do terminal. ;)

nload

O nload é um aplicativo de console que monitora o tráfego de rede e o uso da banda em tempo real. Visualiza o tráfego de entrada e saída usando dois gráficos e fornece informações adicionais como quantidade total de dados transferidos e o uso min / máx da rede.

Instalação (Ubuntu / Ubuntu GNOME / Debian)

sudo apt-get install nload

Sintaxe

nload nload <dispositivo> nload [opções] <dispositivo>

Exemplificando:

$ nload $ nload eth0 $ nload eth0 eth1

Controlando o nload

Uma vez que o comando nload é executado, ele começa a monitorar os dispositivos de rede. Você pode controlar nload com os seguintes teclas de atalho:

  1. Você pode alternar entre os dispositivos de rede pressionando as setas de esquerda e direita ou a tecla Enter/Tab.
  2. Pressione F2 para mostrar a janela de opção.
  3. Pressione F5 para salvar as configurações atuais para o arquivo de configuração do usuário.
  4. Pressione F6 para recarregar as configurações a partir dos arquivos de configuração.
  5. Pressione q ou Ctrl + C para sair do nload.

Clique aqui para ver o nload em ação.

Até a próxima!

Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser



Felipe Borges: Changes

21 de Março de 2014, 23:32, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

One of my New Year’s Resolution has been achieved. It’s been two months now since I started working at Parafernalia Interativa. We’re building with Endless Mobile an operating system to power computers in the developing world, and it’s GNOME-based. It’s a very exciting job because I get to work with really cool hackers, and we use pretty much GNOME technologies.

I can’t say much about the amazing things we are building yet, but you’ll know about it soon!

[permalink]


Felipe Borges

21 de Março de 2014, 23:32, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

One of my New Year’s Resolution has been achieved. It’s been two months now since I started working at Parafernalia Interativa. We’re building with Endless Mobile an operating system to power computers in the developing world, and it’s GNOME-based. It’s a very exciting job because I get to work with really cool hackers, and we use pretty much GNOME technologies.

I can’t say much about the amazing things we are building yet, but you’ll know about it soon!

[permalink]


Fábio Nogueira: A comunidade internacional do Ubuntu quer ouvir você!

20 de Março de 2014, 9:30, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Sim! Este é um Déjà Vu! :)

Se você não viu no site Ubuntero do meu amigo Ivan, veja e participe agora mesmo da Pesquisa 2014 da Comunidade Internacional do Ubuntu. Dê a sua opinião sobre o Ubuntu, Unity e aplicativos padrões da distro!

Desde 2011 a Comunidade internacional do Ubuntu organiza uma pesquisa para reunir opiniões, tendências e preferências dos usuários.

A pesquisa é simples, leva menos de 3 minutos para responder e abrange vários temas como: qual seu principal sistema operacional, qual ambiente gráfico que você prefere, se você gosta dos papéis de parede do Ubuntu, o que você acha do Unity, qual seu navegador preferido, etc…

Se você é usuário do Ubuntu ou participa da Comunidade, essa é uma ótima oportunidade de expressar sua opinião e ajudar nas estatísticas do Ubuntu.

A data limite para responder a Pesquisa é o dia 04 de maio.

Pesquisa 2014 da Comunidade Internacional Ubuntu

OBS: O formulário está em inglês e a dica para quem não domina o idioma é usar o Google Translate para traduzir o formulário de pesquisa.

Fonte: www.ubuntero.com.br

Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser



Fábio Nogueira: Ubuntu GNOME 14.04 será LTS!

20 de Março de 2014, 0:02, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

É oficial! A versão 14.04 (Trusty Tahr) do nosso querido Ubuntu GNOME será LTS (Long Term Support), ou seja, o suporte oficial (Atualizações de segurança) será por 03 (três) anos, ao invés de 2 (dois) anos e 3 (três) meses. Esta ótima notícia foi dada pelo Steve Langasek (Desenvolvedor do Debian e Ubuntu) logo após a reunião do Conselho Técnico.

Este é o resultado de muito trabalho duro realizado por todos os envolvidos nos últimos meses. Todos estão de parabéns por esta conquista e queremos mais e mais. ;)

Se você gosta de Ubuntu GNOME, se o Ubuntu GNOME conseguiu mudar a sua vida ou a forma como você está usando o seu computador/laptop ou se você quiser fazer alguma coisa para o Ubuntu GNOME para mostrar o seu apreço … é muito, muito simples – basta apenas se envolver e escrever o seu nome com os das grandes pessoas que fizeram tudo o que podiam e ainda mais para chegar a este ponto. Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato!

Te vejo por lá!



Gustavo Noronha (kov): QtWebKit is no more, what now?

18 de Março de 2014, 16:44, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Driven by the technical choices of some of our early clients, QtWebKit was one of the first web engines Collabora worked on, building the initial support for NPAPI plugins and more. Since then we had kept in touch with the project from time to time when helping clients with specific issues, hardware or software integration, and particularly GStreamer-related work.

With Google forking Blink off WebKit, a decision had to be made by all vendors of browsers and platform APIs based on WebKit on whether to stay or follow Google instead. After quite a bit of consideration and prototyping, the Qt team decided to take the second option and build the QtWebEngine library to replace QtWebKit.

The main advantage of WebKit over Blink for engine vendors is the ability to implement custom platform support. That meant QtWebKit was able to use Qt graphics and networking APIs and other Qt technologies for all of the platform-integration needs. It also enjoyed the great flexibility of using GStreamer to implement HTML5 media. GStreamer brings hardware-acceleration capabilities, support for several media formats and the ability to expand that support without having to change the engine itself.

People who are using QtWebKit because of its being Gstreamer-powered will probably be better served by switching to one of the remaining GStreamer-based ports, such as WebKitGTK+. Those who don’t care about the underlying technologies but really need or want to use Qt APIs will be better served by porting to the new QtWebEngine.

It’s important to note though that QtWebEngine drops support for Android and iOS as well as several features that allowed tight integration with the Qt platform, such as DOM manipulation through the QWebElement APIs, making QObject instances available to web applications, and the ability to set the QNetworkAccessManager used for downloading resources, which allowed for fine-grained control of the requests and sharing of cookies and cache.

It might also make sense to go Chromium/Blink, either by using the Chrome Content API, or switching to one its siblings (QtWebEngine included) if the goal is to make a browser which needs no integration with existing toolkits or environments. You will be limited to the formats supported by Chrome and the hardware platforms targeted by Google. Blink does not allow multiple implementations of the platform support layer, so you are stuck with what upstream decides to ship, or with a fork to maintain.

It is a good alternative when Android itself is the main target. That is the technology used to build its main browser. The main advantage here is you get to follow Chrome’s fast-paced development and great support for the targeted hardware out of the box. If you need to support custom hardware or to be flexible on the kinds of media you would like to support, then WebKit still makes more sense in the long run, since that support can be maintained upstream.

At Collabora we’ve dealt with several WebKit ports over the years, and still actively maintain the custom WebKit Clutter port out of tree for clients. We have also done quite a bit of work on Chromium-powered projects. Some of the decisions you have to make are not easy and we believe we can help. Not sure what to do next? If you have that on your plate, get in touch!



Fábio Nogueira: Como habilitar o Hibernar no Ubuntu GNOME 14.04

14 de Março de 2014, 12:16, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Nas versões mais antigas do GNOME Shell, a extensão de Alternative Status Menu oferecia a opção de Hibernar, além de ampliar as opções neste menu. Atualmente existe a extensão Hibernate Status Button, que instalada sozinha não funciona. Então vamos lá para a receitinha de bolo para fazer tudo funcionar perfeitamente.

Primeiramente, vamos instalar o pacote pm-utils. Abra o seu terminal e execute:

sudo apt-get install pm-utils

Em seguida, realize um teste para ver se a função Hibernar realmente funciona no seu sistema. Ainda no terminal, execute:

sudo pm-hibernate

Depois de desligado, ligue o seu laptop ou PC novamente. Os seus aplicativos abertos reabriram? Beleza! Se a função hibernar não funcionar, verifique se a sua partição swap é no mínimo maior que a sua memória RAM disponível.

Habilitando a hibernação

O indicador de sessão foi configurado para utilizar o logind ao invés de upower. Hibernar está desabilitado por padrão em ambos. Para reativar esta opção, execute o comando abaixo para editar o arquivo de configuração:

sudo gedit /var/lib/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.enable-hibernate.pkla

Copie e cole as linhas abaixo no arquivo e salve.

[Re-enable hibernate by default in upower]
Identity=unix-user:*
Action=org.freedesktop.upower.hibernate
ResultActive=yes

[Re-enable hibernate by default in logind]
Identity=unix-user:*
Action=org.freedesktop.login1.hibernate
ResultActive=yes

O arquivo deverá ficar como na imagem abaixo:

gedit

Até aqui, funciona perfeitamente no Ubuntu, mas para aparecer no seu GNOME Shell, instale a extensão Hibernate Status Button e um novo ícone irá aparecer no seu menu (vide imagem abaixo):

hibernate

Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser



Tags deste artigo: gnome planet planeta