Fábio Nogueira: Barra de progresso no APT

April 10, 2014, by Unknown - 0no comments yet

No Ubuntu Trusty 14.04 Beta Final chegou com diversas atualizações  importantes, como o Mesa 10.x, Kernel 3.13.xe, etc… Dentre essas, o gerenciador de pacotes Debian, o APT (Advanced Package Tool) foi atualizado para a versão 0.9.15.x que possui um recurso de barra de progresso chamado Progress-Fancy. Com ela podemos visualizar o status do processo de instalação, remoção e atualização dos pacotes.

Esta barra de progresso está disponível, porém não vem habilitada por padrão. Para ativá-la, basta abrir o seu terminal e executar:

echo "Dpkg::Progress-Fancy \"1\";" | sudo tee -a /etc/apt/apt.conf.d/99progressbar >/dev/null

Pronto! Agora toda vez que você for instalar, remover ou atualizar programas através do apt ou apt-get, aparecerá uma barra de progresso como na imagem abaixo (Clique para ampliar):

progress

Observação: Atualmente só funciona com o Ubuntu 14.04 e derivados.

Até a próxima!



Fábio Nogueira: FLISOL 2014 – Salvador

April 1, 2014, by Unknown - 0no comments yet

FLISOL - Salvador

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – FLISol é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O Flisol é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

O Flisol acontece, historicamente, no 4º sábado de abril (em 2006 foi no 25 de março; em 2007, 28 de abril; 2008, 26 de abril; 2009 e 2010, no dia 24 de abril; 2011, no dia 9 de abril; 2012, no dia 28 de abril). O Flisol 2014 está marcado para o dia 26 de abrl na faculdade AREA1.

O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e amantes do Software Livre. Nesse dia os voluntários propõe a instalação de Software Livre, como distribuições de Gnu/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres para Windows em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).

Programação do evento Endereço da Área1Te vejo por lá! ;)

Quer saber se a sua cidade também terá o FLISOL? Clique aqui e saiba onde vai rolar o FLISOL pelo Brasil a fora…

Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser



Fábio Nogueira: Trusty Tahr Beta 2 já disponível para download

March 27, 2014, by Unknown - 0no comments yet

Pronto! Já está disponível para download a versão Beta Final (Trusty Tahr 14.04) dos principais “sabores” do Ubuntu. Escolha o seu favorito, clicando nos botões abaixo:

Ubuntu Ubuntu GNOME Xubuntu Lubuntu Kubuntu Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser



Fábio Nogueira: Saindo do forno: GNOME 3.12

March 26, 2014, by Unknown - 0no comments yet

Com novos recursos, melhorias e atualizações (principalmente com algumas correções de bugs), acabou de ser lançado o maravilhoso GNOME 3.12!

Dentre as melhorias, estão:

  • Uma grande atualização no navegador de internet do GNOME, com melhorias na interface do usuário e um melhor desempenho.
  • Três novos aplicativos: Logs, gravador de som e Polari – Um novo cliente IRC para o GNOME.
  • Uma nova atualização para o aplicativo Fotos – Integração com o Facebook.
  • Um novo recurso de pesquisas para o Terminal.
  • Uma renovada no assistente inicial de configuração.
  • Etc…

Assista agora um vídeo de apresentação do GNOME 3.12:

Não se esqueça de ler as notas de lançamento e se preferir, tenha também acesso ao pacote de imagens do GNOME 3.12.

Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser



Felipe Borges: GNOME 3.12 Released!

March 26, 2014, by Unknown - 0no comments yet

The GNOME Project has released GNOME 3.12 today. Congratulations to all the approximately 1140 contributors that made 34236 really awesome changes in this release.

Bastian Hougaard and Karen Sandler (GNOME Executive Director) have made an Introducing GNOME 3.12 video, check it out!

Don’t forget to check the release notes. If you’re a hardcore Fedora user, you can get GNOME 3.12 using Richard Hughes’ rpm repository.



Vicente Aguiar: Confira novidades da versão 0.46.0 "Uaris" do Noosfero!

March 25, 2014, by Unknown - 0no comments yet

 

Neste mês de fevereiro foi lançada uma nova versão do Noosfero, plataforma web livre para redes sociais. A versão 0.46.0 foi batizada de Uaris e conta com 14 novidades, entre melhorias de recursos e novas funcionalidades.

O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais e redes de economia solidária na internet que agrega as funções de blog, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), chat, fórum, portfólio eletrônico, produção e consumo de feeds RSS, agenda de eventos etc. O Noosfero é também um projeto de software livre, com licença GNU Affero General Public License, desenvolvido pela Colivre com a contribuição de uma comunidade de desenvolvedores/as que garantem o lançamento de novas versões constantemente.

Entre as últimas melhorias para os/as usuários/as estão novos blocos, opções de layout e formas de recuperação de senha. Confira as novidades da versão 0.46.0 Uaris!

 

Novo botão para restaurar página inicial

Já se foi o tempo em que era preciso remover o artigo que estava como página inicial para ter nossa homepage de volta para o padrão da página de perfil. Agora, no Gerenciador de Conteúdos, há um botão com a opção "Restaurar página inicial". Ao clicar nele, a homepage do site volta a ser a página de perfil.

 



Recuperação de senha

O/A usuário/a não precisa mais ficar limitado a preencher seu login e e-mail para recuperar sua senha. Agora basta apenas preencher uma das opções.

A página também foi melhorada com a possibilidade para que plugins incluam novos campos de recuperação de senha. Como você pode ver na imagem abaixo, o StoaPlugin adicionou o campo "Número USP" como novo campo disponível para recuperação de senha.

 



Plugin para adicionar bloco para conteúdos recentes

Temos uma nova forma de mostrar nossos conteúdos mais recentes. É através do Plugin de Conteúdo Recente. Este plugin adiciona um novo bloco que mostra o conteúdo recente de um dos blogs do usuário.

 

 


Exceção para conteúdos privados

Este recurso permite que os/as usuários/as definam quem pode acessar seu conteúdo privado. Esta é uma boa maneira de garantir maior privacidade de conteúdos.

 

 

Bloco principal editável

Agora o Bloco Principal pode ser editado pelo/a usuário/a sem improvisos nem quebra-galhos. Os blocos passaram a fluir normalmente entre as caixas laterais e o box principal.

 

Inserção de imagem de capa no blog

O/A usuário/a está habilitado/a a adicionar uma imagem de capa para seu blog. Esta imagem é exibida no cabeçalho da página de visualização do blog.

 



Ambiente para gerenciamento de integrantes

O ambiente de administração agora é capaz de gerenciar todos os usuários. Na página de gerenciamento, é possível procurar por usuários, usar filtros para administradores ou usuários comuns, e usuários ativos ou inativos. O ambiente também permite transformar um usuário em administrador ou em usuário comum, além de ativar ou desativar usuários. Na mesma página, é possível exportar os usuários em forma to CSV ou XML.

 

Nova opção de layout

Uma nova opção de layout com coluna à esquerda junto com o rodapé foi adicionada à lista de layouts personalizados oferecidos pelo Noosfero.

 



Filtros para gerenciamento de grupos

Agora, na página "Gerenciar Grupos", o/a usuário/a é capaz de filtrar os grupos de acordo com a relação que tem com eles - se administrador, moderador ou integrante, por exemplo.


Bloco de vídeo

Boas notícias! Agora temos um Bloco de Vídeo. Esse bloco é gerado pelo Plugin de Vídeo e permite que o/a usuário/a faça referência a vídeos do Vimeo, Youtube ou Webm e incorpore-os ao bloco. Isso facilitará a vida de muitos usuários.

 

 

Melhorias na ferramenta Calendário

Nosso calendário recebeu mais atenção e ganhou melhorias em sua interface.


Novo bloco "Conteúdo Contextual"

Outro bloco é o Conteúdo Contextual, que agrupa os conteúdos a partir do contexto/tipo. Este bloco mostra "os filhos" do conteúdo que está sendo visualizado no momento pelo/a usuário/a. Ele também permite a escolha de qual tipo de conteúdo deve ser exibido.

 


Bloco que mostra o caminho de navegação

O bloco Breadcrumbs exibe o caminho de navegação percorrido pelo/a usuário/a. Isto permite uma navegação simples e rápida pelos conteúdos. Embora ainda faltem alguns ajustes, a ferramenta já está funcionando e pode ter sua aparência totalmente personalizada.

 


Para desenvolvedores: Ambiente de configuração para definir tamanho máximo de carregamento

Essa vai para os administradores do sistema! Depois de um longo tempo codificando o bom e velho 5mb como tamanho máximo de upload, nós temos agora uma maneira para os administradores do sistema definirem o tamanho máximo de upload para uma instalação Noosfero. Ainda não temos a possibilidade de ter vários ambientes no mesmo sistema com diferentes tamanhos máximos de upload, mas estamos a um passo disso. Esta configuração está em config/noosfero.yml e você pode ver um exemplo de como fazer isso no arquivo config/noosfero.tml.dist.

 

Para o lançamento desta versão do Noosfero, foi imprescindível o trabalho do pessoal do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa brasileira considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo. Obrigado galera!

 

Fonte: http://noosfero.org/pub/Development/NoosferoVersion00x46x00



Fábio Nogueira: Monitorando o tráfego da rede e o uso da banda com o Nload

March 24, 2014, by Unknown - 0no comments yet

E tudo isso graficamente através do terminal. ;)

nload

O nload é um aplicativo de console que monitora o tráfego de rede e o uso da banda em tempo real. Visualiza o tráfego de entrada e saída usando dois gráficos e fornece informações adicionais como quantidade total de dados transferidos e o uso min / máx da rede.

Instalação (Ubuntu / Ubuntu GNOME / Debian)

sudo apt-get install nload

Sintaxe

nload nload <dispositivo> nload [opções] <dispositivo>

Exemplificando:

$ nload $ nload eth0 $ nload eth0 eth1

Controlando o nload

Uma vez que o comando nload é executado, ele começa a monitorar os dispositivos de rede. Você pode controlar nload com os seguintes teclas de atalho:

  1. Você pode alternar entre os dispositivos de rede pressionando as setas de esquerda e direita ou a tecla Enter/Tab.
  2. Pressione F2 para mostrar a janela de opção.
  3. Pressione F5 para salvar as configurações atuais para o arquivo de configuração do usuário.
  4. Pressione F6 para recarregar as configurações a partir dos arquivos de configuração.
  5. Pressione q ou Ctrl + C para sair do nload.

Clique aqui para ver o nload em ação.

Até a próxima!

Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser



Felipe Borges: Changes

March 21, 2014, by Unknown - 0no comments yet

One of my New Year’s Resolution has been achieved. It’s been two months now since I started working at Parafernalia Interativa. We’re building with Endless Mobile an operating system to power computers in the developing world, and it’s GNOME-based. It’s a very exciting job because I get to work with really cool hackers, and we use pretty much GNOME technologies.

I can’t say much about the amazing things we are building yet, but you’ll know about it soon!

[permalink]


Felipe Borges

March 21, 2014, by Unknown - 0no comments yet

One of my New Year’s Resolution has been achieved. It’s been two months now since I started working at Parafernalia Interativa. We’re building with Endless Mobile an operating system to power computers in the developing world, and it’s GNOME-based. It’s a very exciting job because I get to work with really cool hackers, and we use pretty much GNOME technologies.

I can’t say much about the amazing things we are building yet, but you’ll know about it soon!

[permalink]


Fábio Nogueira: A comunidade internacional do Ubuntu quer ouvir você!

March 20, 2014, by Unknown - 0no comments yet

Sim! Este é um Déjà Vu! :)

Se você não viu no site Ubuntero do meu amigo Ivan, veja e participe agora mesmo da Pesquisa 2014 da Comunidade Internacional do Ubuntu. Dê a sua opinião sobre o Ubuntu, Unity e aplicativos padrões da distro!

Desde 2011 a Comunidade internacional do Ubuntu organiza uma pesquisa para reunir opiniões, tendências e preferências dos usuários.

A pesquisa é simples, leva menos de 3 minutos para responder e abrange vários temas como: qual seu principal sistema operacional, qual ambiente gráfico que você prefere, se você gosta dos papéis de parede do Ubuntu, o que você acha do Unity, qual seu navegador preferido, etc…

Se você é usuário do Ubuntu ou participa da Comunidade, essa é uma ótima oportunidade de expressar sua opinião e ajudar nas estatísticas do Ubuntu.

A data limite para responder a Pesquisa é o dia 04 de maio.

Pesquisa 2014 da Comunidade Internacional Ubuntu

OBS: O formulário está em inglês e a dica para quem não domina o idioma é usar o Google Translate para traduzir o formulário de pesquisa.

Fonte: www.ubuntero.com.br

Obs.: Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte: Blog do Ubuntuser