Na primeira manhã de #fisl15 João Bueno apresentou a palestra "Para que serve python? Tudo!" Uma introdução à linguagem Python visando atrair futuros desenvolvedores.
"Até hoje não participei de um projeto que não pudesse ser feito em python", afirmou João Bueno.
O palestrante também salientou que muitas vezes a linguagem python desanima alguns desenvolvedores por parecer lenta e dá uma dica: "medir a velocidade da linguagem em pequenos programas não reflete a realidade da linguagem, pois é preciso iniciar todo o interpretador python antes de executar o código efetivamente".
Durante a palestra também foram citados alguns dos usos da linguagem python, nos mais diversos âmbitos, desde a aprendizagem de linguagem de programação até mesmo na computação científica, na biologia, matemática simbólica e nos jogos se consolidando como uma linguagem interdisciplinar.
Outro uso muito conhecido da linguagem, citado pelo palestrante é na integração e automação de tarefas em softwares como LibreOffice, Gimp, Inkscape e Blender que possuem Python como principal linguagem de extensão.
O palestrante concluiu a sua fala apresentando exemplos de uma aplicação web escrita em python puro com 50 linhas e um pequeno jogo em pygame com menos de 150 linhas de código.
Escrito por Breno Neves e Rafaela Melo - Cobertura colaborativa do #fisl15