Ir para o conteúdo
7 a 10 de Maio de 2014
Centro de Eventos da PUCRS | Porto Alegre | Brasil
ou

FISL 14

Inscritos

Patrocinadores

Mostra de projetos

#FICADICA

Redes

 Voltar a Programação
Tela cheia

Destaques

11 de Maio de 2013, 0:00 , por Gabriel Galli - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2671 vezes
Traduções

Torsten Grote - Alemanha

Ele sempre foi interessado em temas sobre o uso da tecnologia para mudanças sociais e políticas. Ele tem graduação em Ciência da Computação, bem como em Filosofia e tem se especializado em Software Livre e os aspectos relacionados a liberdade digital. Desde 2007 Torsten é um membro ativo da Free Software Foundation Europe (FSFE). Lá ele começou a campanha "Liberte seu Android" para educar as pessoas sobre como eles podem usar dispositivos móveis em liberdade e ter sua privacidade respeitada. Ele ainda continua a campanha e coordena os esforços para tornar a liberdade móvel acessível a todos. No seu trabalho diário, Torsten trabalha para uma empresa real de Software Livre que desenvolve o Kolab, uma solução de groupware para a gestão de informações pessoais. Kolab não só desafia o Microsoft Exchange, mas também tem pretende substituir o GMail, a fim de permitir que as pessoas tomem de volta o controle sobre seus dados. Torsten trabalha como um evangelista para o sistema Kolab e tem a função de gerenciar a comunidade no Kolab.org.

Ophelia Van Campenhout - Bélgica

Participa da comunidade Drupal há vários anos e foi uma das principais organizadoras da DrupalCamp Bélgica. Ela é especialista em Frontend e Mobile. Ela está aprendendo Português e adora o Brasil. Trabalha como freelancer na Nordic Material.

Peter Zaitsev - Rússia

Peter foi co-fundador da Percona em 2006, assumindo o papel de CEO. A Percona ajuda empresas de todos os tamanhos a maximizar seu sucesso no uso do MySQL. A Percona foi nomeada para a lista "Inc. 5000" em 2013. Peter foi um dos primeiros empregados no MySQL AB, posteriormente liderando o Grupo de Alto Desempenho da empresa. Um empreendedor em série, Peter foi co-fundador da sua primeira startup enquanto estudava na Moscow State University onde se formou em Ciência da Computação. Como CEO da Percona, Peter gosta de misturar liderança empresarial com colocar as mãos em conhecimento técnico. Peter é co-autor do livro High Performance MySQL publicado pela O'Reilly, um dos mais populadores livros sobre desempenho do MySQL. Peter publica regularmente no blog MySQLPerformanceBlog.com e faz palestras frequentemente em conferências. Peter mora na Carolina do Norte com sua espeosa e 2 filhos. Em seu tempo livre, Peter gosta de viajar e ficar ao ar livre.

Seth Schoen - EUA

Tecnologista Sênior membro da Electronic Frontier Foundation (EFF). Ele trabalha há mais de 10 anos na EFF sensibilizando os tecnologistas a entenderem as implicações das liberdades civis dos seus trabalhos e colaborando com as dimensões técnicas relacionadas ao trabalho jurídico da EFF. Pesquisou casos como os códigos de monitoramento forense das impressoras, a recuperação de chaves criptográficas da memória do computador após desligado, entre outros.

Otavio Salvador - BRA

Otavio Salvador é Desenvolvedor Debian, e coordenou o lançamento do Debian Installer por 3 versões do Debian. Trabalha com Software Livre desde 1999, contribuindo ativamente em vários projetos como GNU Parted, APT, Linux Kernel, U-Boot, entre outros. Hoje tem seu foco em Sistemas Embarcados e participa ativamente do Projeto Yocto e no OpenEmbedded como desenvolvedor e mantenedor de vários componentes do projeto.

Fridrich Strba - Eslováquia

Fridrich é um "evangelista" e entusiasta de Software Livre. Ele trabalhou no código base do LibreOffice durante anos, melhorando vários aspectos dos filtros de arquivos, começando com o filtro Wordperfect. Posteriormente, migrou para questões de segurança e filtros para outros formatos tais como Wordperfect Graphics, MS Works, Visio, dentre outros. Atualmente, trabalha para SUSE em SUSE Linux Enterprise. Fridrich continua dedicando seu tempo livre para liberar documentos proprietários do bloqueio dos fornecedores. Ele também se destaca como mentor alimentando e incluindo novos programadores no projeto. Sendo um poliglota e interessado em línguas, você sempre pode se aproximar para testar se ele compreende sua língua materna.

Leonardo Lazarte - BRA

Tem promovido a utilização de software livre em áreas diversas, como na implantação da Internet no Brasil, na década de 1990, ou em tecnologias educacionais na década passada. Coordena na Universidade de Brasília o projeto Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento, CDTC, implantado em 2004, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ITI, com o apoio da IBM Brasil. Vem articulando iniciativas de Conhecimento Aberto, como os Recursos Educacionais Abertos, e os Arquivos Abertos, dentre outros. É professor do Departamento de Matemática da UnB. Coordenou pelo Brasil a criação da Escola Virtual do Mercosul. Atualmente é Coordenador de TI do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT.

Kévin Ottens - FRA

É um experiente desenvolvedor na comunidade KDE. Ele contribui ativamente com a comunidade, com uma forte ênfase no design de API e arquitetura de frameworks. Possui PhD em inteligência artificial que o levou a concentrar-se em ontologias de engenharia e sistemas multiagentes. O trabalho de Kevin em KDAB envolve trabalhar diariamente com Qt . Ele ainda vive em Toulouse, onde ele atua como professor em parte do seu tempo em sua antiga universidade.

Jérémie Zimmermann - FRA

É co-fundador da La Quadrature du Net (Squaring the Net), um grupo de cidadãos informando sobre projetos legislativos que ameaçam a liberdade civil, bem como o desenvolvimento econômico e social na era digital. Ele também é vice-presidente de April, uma organização não-governamental francesa para promover e defender o Software Livre.  

Alfredo Goldman - BRA

Possui graduação em bacharelado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Informatique et Systèmes - Institut National Polythecnique De Grenoble (1999). Atualmente é professor e Diretor do Centro de Competência em Software Livre da USP, Editor associado da revista Parallel Computing, integra o comitê de programa de conferências como XP, IPDPS, IEEE NCA, ICPP, JSSPP, SBAC, SBRC, SBES e SBQS.

 
Sascha Meinrath - EUA 

Pioneiro nas comunidades e cultura da internet, Sascha é vice-presidente da New America Foundation e diretor da Open Technology Institute. Lidera o projeto "Internet in a Suitcase", esforço para popularizar as tecnologias wireless em redes descentralizdas ad hoc (redes mesh). É desse assunto que ele vem falar no FISL15.
 
Jon "maddog" Hall - EUA 

Diretor Executivo da Linux Internacional, uma associação de grandes empresas de relevância internacional na área de Tecnologia de Informação que promovem sistemas operacionais baseados em Linux. É um dos ativistas de tecnologia mais conhecidos do mundo.
 

Tags deste artigo: destaques palestrantes

<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>