Ir para o conteúdo
7 a 10 de Maio de 2014
Centro de Eventos da PUCRS | Porto Alegre | Brasil
ou

FISL 14

Inscritos

Patrocinadores

Mostra de projetos

#FICADICA

Redes

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Mulheres, software livre e educação: Camila Achutti

9 de Maio de 2014, 11:54 , por Leonardo Foletto - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 88 vezes



A programação do #fisl a cada ano está mais feminina. Neste #fisl15, uma das atividades que trouxe a pauta para o debate foi a oficina "Mulheres, software livre e Educação", ministrada por Camila Achutti, blogueira do mulheresnacomputacao.com e promotora do programa Technovation, no Brasil. Em pouco mais de uma hora, ela explicou como surgiu o projeto, seus avanços e contou a história de alguns resultados.

Quando ela percebeu que era imperante romper com o paradigma do esterótipo de hacker, e incluir mulheres na computação, começou a escrever sobre isso no seu blog e organizar algumas atividades - em especial, hackdays, que reúne mulheres durante um período não maior do que 5 horas para elaborarem algum produto, seja aplicativo, site, visualização, de preferência que que seja simples e mostre algum resultado aos encontros.

Com o tempo, Camila teve o convite para participar do projeto Technovation, o que lhe permitiu participar desses eventos e promovê-los em outros países com meninas e adolescentes com o objetivo de inserir essas mulheres no mercado tecnológico. Em Mumbai, na Índia, uma menina criou uma lojinha para mãe dela pela internet. Na África, um grupo de mulheres criou um aplicativo que denunciava quando estão sofrendo mutilação genital, auxiliando o pedido de socorro junto a outras mulheres.

Camila quer "mudar o mundo" , e faz o que está ao seu alcance.  O projeto dela é aberto a sugestões ideias, ampliações e tudo o mais, porque é livre, como ela e como o software utilizado para libertar essas mulheres no mundo da tecnologia.

Texto: Mariana Lettis
Fotos: Matheus Piccini 


Tags deste artigo: mulheres tecnologia cultura hacker programação

<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>