Um blog pessoal novo, criado a partir da incorporação do meu blog antigo graças ao interessante recurso de integração entre blogs do Noosfero com outros feeds!
Viva o livre!
Uma das coisas que admiro no MacOS X
23 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
É .. a vida de um linux-guy usando um MacOS X nos guarda surpresas. AppleScript é uma das coisas mais fantásticas que eu já vi em termos de expressividade para scripts de automação.
Um exemplo que uso (embora seja um hack tosco) é um script para abrir uma nova aba na aplicação Terminal mas mantendo a mesma pasta da aba anterior (por padrão, a nova aba é sempre aberta no $HOME do usuário).
Meu script /usr/local/bin/newtermtab:
#!/bin/sh osascript -e ' on run argv tell application "System Events" to tell process "Terminal" to keystroke "t" using command down tell application "Terminal" activate do script "cd " & item 1 of argv in window 1 end tell end run ' "$PWD"
É ainda bem chato ter que digitar newtermtab na linha de comando (e manter o /usr/local/bin no $PATH) ao invés de simplesmente fazer Command+T, mas ces't la vie. =)
Teoricamente, meu AppleScript não precisava estar encapsulado num bash script. Poderia estar diretamente no Automator do MacOS X, mas aí me faltou experiência (se é que é possível fazer...) para pegar a variável $PWD do shell da aba corrente e então passar diretamente para o meu AppleScript (tentei váaaaarias formas e não funcionou). Durante minhas tentativas, também me apaixonei pela interface do Automator, perfeita, bem intuitiva, só falta um conjunto mais abrangente de Actions (ou eu entender o poder das que existem).
Reflecting about package management systems
24 de Maio de 2010, 0:00 - Um comentárioCurrently, I’ve been refactoring my master thesis work related to use a package management systems that support cross-platform, cross-language and multi-version software repositories. So, I got some new links about this subject:
- Aliens system used in Gobolinux
- http://mwh.geek.nz/2010/01/18/first-talk-over-at-linux-conf-au/
- http://mwh.geek.nz/2009/07/23/an-overview-of-systemaliens
- http://lists.gobolinux.org/pipermail/gobolinux-devel/2009-July/thread.html#4100
- http://lists.gobolinux.org/pipermail/gobolinux-users/2007-October/006611.html
- http://mwh.geek.nz/2010/01/18/first-talk-over-at-linux-conf-au/
- Comparison between NixOS and Gobolinux methods:
- http://lists.gobolinux.org/pipermail/gobolinux-users/2007-October/006611.html
Problemas com tags ID3 em arquivos de áudio
26 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEntre downloads e uploads pela rede é comum se deparar com problemas com as tags ID3 em seus arquivos de áudio. Não sei informar o quanto problemas desse tipo acontecem mais ao formato MP3, mas eu arriscaria dizer: em face da grande população de software proprietário de última categoria espalhado por aí que inserem tags proprietárias nos arquivos MP3 é bem provável que haja muito código mal implementado e assim acaba acontecendo de ter ID3tags corrompidas.
Tags ID3 corrompidas vs. Players?
Você pensa logo: é só metadado. E é, mas certos tocadores (principalmente os proprietários) podem não funcionar como o esperado nesses casos. Um exemplo concreto que infelizmente eu uso: iTunes
Sintoma no iTunes
Você tenta adicionar sua música na biblioteca de músicas e simplesmente o player não o faz e não diz nada, nenhum erro no sistema de logs, nada, absolutamente nada! Absurdo!
Qual o problema?
Execute em seu terminal: $ file seuarquivo.mp3
Se você tiver uma saída parecida com: seuarquivo.mp3: Audio file with ID3 version 2.3.0, contains: Audio file with ID3 version 2.4.0, contains: MPEG ADTS, layer III, v1, 128 kbps, 44.1 kHz, JntStereo
Atente para a seguinte sequência de caracteres: contains: Audio file with ID3 version. Em todos os meus arquivos com ID3 tags que funcionam essa string não aparece fazendo um “file”.
Solução
Então eu recriei as ID3 tags fazendo: $ id3v2 -2 seuarquivo.mp3
Nova saída do file: $ file seuarquivo.mp3 seuarquivo.mp3: Audio file with ID3 version 2.3.0, contains: MPEG ADTS, layer III, v1, 128 kbps, 44.1 kHz, JntStereo
Pacote debian: id3v2
Luiz Carlos Prestes no Roda Viva 1986
8 de Novembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaEu tinha apenas 2 anos!
Organizei uma lista de reprodução no youtube para facilitar que outros assistam as partes da entrevista.