Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

AmadeuJunior's Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Um blog pessoal novo, criado a partir da incorporação do meu blog antigo graças ao interessante recurso de integração entre blogs do Noosfero com outros feeds!

Viva o livre!


Licença dos posts no sistema de Blogs do TWiki.SoftwareLivre.org

14 de Fevereiro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaHmmm.. hoje eu percebi uma coisa no sistema de Blogs do TWiki.SoftwareLivre: nenhum post de nenhum usuário (por padrão) tinha uma licença de uso. Isto poderia causar problemas para algumas pessoas. Então decidi resolver a questão da seguinte forma:
  1. Como no tópico BlogPostTemplate encontra-se um modelo para os posts que é usado por todos usuários (salvo quem modificou a forma de gerar o BlogPostWikiNameXXXXX)
  2. O problema é que nesse tópico BlogPostTemplate usa-se um template de visualização (viewplain) que desativa a barra inferior da PatternSkin, o que causa a falta dos termos de uso e notas de copyright dos tópicos relacionados (nesse caso os posts de todos usuários do TWiki Blogs)

Para resolver de forma mais simples para o usuário fiz:
  1. O formulário BlogForm usado no BlogPostTemplate foi atualizado para conter um campo BlogLicenseType
  2. Vale lembrar que o tópico BlogPostTemplate é usado como post modelo para todos os posts de usuários e este tópico adota o template de visualização definido em BlogPostLayoutTemplate
  3. Assim atualizamos o BlogPostLayoutTemplate incluindo ao final do template exatamente o tópico indicado pelo campo BlogLicenseType no momento que o usuário faz seu post. E assim as notas de copyright apropriadas aparecem na post final do usuário.
  4. Contudo as notas de copyright não estão inseridas no tópico do post mas sim no template de visualização, para que desta forma, não polua a geração do RSS do TWiki Blogs.
  5. Já usei em BlogPostAmadeuJunior20080214210956 e ficou bom, escolha você também sua licença preferida
  6. Uma observação importante é que posts antigos precisam ser editados e salvos para que isso gere uma atualização nos metadados dos tópicos velhos (que importam o conteúdo dos BlogForm). Infelizmente dá trabalho mas vale a pena.


ICE usado em jogos MMORPG

14 de Fevereiro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaEsse é um post rápido apenas sobre algumas curiosidades sobre os primeiros anos de vida do ICE. Ao ler Massively Multiplayer Middleware eu estava interessado na verdade em ler mais conteúdo sobre o ICE e vi que fez referências à viabilidade de se construir um jogo MMORPG usando o ICE! Assim fui parar no link sobre o jogo Wish da Mutable Realms cujo projeto foi cancelado. Adicionalmente há uma entrevista introdutória sobre o Wish onde também foi apresentada a proporção do cluster que eles disponibilizavam usando o ICE da ZeroC.

Pode até ser uma visão ingênua, mas usar um middleware como ICE para integrar uma aplicação desse porte sugere que o ICE tem bom desempenho não?! ehehe smile

E pena que esta thread no forum da ZeroC não evoluiu para uma discussão mais técnica sobre "quanto o ICE contribuiu ou não para o desenvolvimento e desempenho do jogo Wish", será que mando um email para eles?? ehehe stick out tongue

Alguns links complementares para quem tem acesso pelo portal da CAPES:

Um pouco mais sobre MMORPG e redes P2P? :

AFISDCC 0.3 disponibilizado

13 de Fevereiro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários aindaHoje recebi um email de mais um interessado (dessa fez o Vinícius Colares do Vale da UFC) sobre o meu Trabalho de Conclusão de Curso na graduação no âmbito do Projeto Biométrica pelo DCC/UFBa. Assim tomei vergonha (ou a perdi) e finalmente inseri os cabeçalhos com as notas de copyright e licenciamento, além de disponibilizar para leitura de todos os ramos no Subversion.

Como falei com o Vinícius, sugiro aos interessados que primeiro olhem os sites do Grupo Gaudi do DCC/UFBa onde coloquei no TWiki tudo que pesquisei tanto sobre impressões digitais, modelos de sensores, sistemas de reconhecimento, APIs e SDK para desenvolvimento. Também há alguns links sobre computação em grade (grid computing) e montagem de clusters. Em particular, o nome temporário do protótipo deste projeto é AFISDCC e considerem que ele apenas acabou de nascer, o que implica que é um protótipo funcional, mas ainda há muito trabalho por fazer para ser aplicado em um ambiente prático, como por uma secretaria de segurança pública estadual (objetivo do projeto).

Em nosso projeto usamos o sensor U.are.U 4000(b) que funciona no GNU/Linux através da biblioteca libdpfp recentemente descontinuada em favor da biblioteca fprint. Infelizmente ainda não testei o protótipo com a fprint mas com a libdpfp funciona bem. Nesse sentido também aproveito para agradecer publicamente a Daniel Drake por todos seus esforços com a libdpfp e a engenharia reversa do driver, sem o trabalhho dele eu teria que ter abdicado de usar uma solução em GNU/Linux (já que todas outras SDK comerciais são proprietárias e absurdamente caras).

Inclusive olhei rapidamente e vi que o projeto fprint já está bem evoluído inclusive com alguns algoritmos de extração de minúcias e até verificação 1:1 (ter certeza que você é quem diz ser). Então vale a pena até reavaliar o AFISDCC para que ele seja mais uma ponte para as tecnologias de grade e cluster para melhorar o desempenho do casamento de impressões digitais.

Alguns links relacionados:

Os fontes encontram-se em (por favor.. eu sei que em particular o teste.rb está horrível, mas acontece nas melhores famílias):

Enfim... dúvidas, reclamações e observações podem mandar email para mim: amadeu em gmail ponto com cool!

Tags deste artigo: distributedsystem research personal softwarelivre tecnologia component debian