Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a AmadeuJunior...
Tela cheia

Uma das coisas que admiro no MacOS X

23 de Março de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 494 vezes

 

É .. a vida de um linux-guy usando um MacOS X nos guarda surpresas. AppleScript é uma das coisas mais fantásticas que eu já vi em termos de expressividade para scripts de automação.

Um exemplo que uso (embora seja um hack tosco) é um script para abrir uma nova aba na aplicação Terminal mas mantendo a mesma pasta da aba anterior (por padrão, a nova aba é sempre aberta no $HOME do usuário).

Meu script /usr/local/bin/newtermtab:

#!/bin/sh
osascript -e '
    on run argv
	tell application "System Events" to tell process "Terminal" to keystroke "t" using command down
	tell application "Terminal"
		activate
                do script "cd " & item 1 of argv in window 1
	end tell
    end run
' "$PWD"

É ainda bem chato ter que digitar newtermtab na linha de comando (e manter o /usr/local/bin no $PATH) ao invés de simplesmente fazer Command+T, mas ces't la vie. =)

Teoricamente, meu AppleScript não precisava estar encapsulado num bash script. Poderia estar diretamente no Automator do MacOS X, mas aí me faltou experiência (se é que é possível fazer...) para pegar a variável $PWD do shell da aba corrente e então passar diretamente para o meu AppleScript (tentei váaaaarias formas e não funcionou). Durante minhas tentativas, também me apaixonei pela interface do Automator, perfeita, bem intuitiva, só falta um conjunto mais abrangente de Actions (ou eu entender o poder das que existem).


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.