Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

wille.blog.br

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

multimidia, python, iniciaçao a programacao, ideologia e outros temas livres


FISL 11 e Porto Alegre

26 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

De 20 a 24 de julho, participei da 11ª edição do Fórum Internacional de Software Livre. O FISL esse ano me agradou mais do que a edição anterior. Percebi uma diversidade maior de temas na programação e acho que consegui escolher melhor as palestras do que no ano passado.

Assisiti boas palestras sobre HTML5, ministradas pela equipe da Fundação Mozilla, os quais mostraram alguns recursos que o HTML5 + javascript proporciona para o vídeo na web. Por falar em javascript, acho que essa é uma linguagem que vale a pena estudar  atualmente, pois abre muitas possibilidades quando usada com o HTML5.

Encontro LGM Brasil

Um momento importante do FISL, foi o encontro LGM Brasil, que reuniu algumas pessoas que colaboram/trabalham com softwares gráficos livres. Um dos temas discutidos foi a possibilidade de realizar o encontro LGM Internacional no Brasil em 2012. Consideramos que, a menos que consigamos um forte apoio de algum orgão estatal, seria muito difícil realizar o encontro aqui, pois boa parte dos desenvolvedores vivem na Europa e América do Norte. Como o custo das passagens é bastante alto e seria prejudicial para o LGM se muitos desenvolvedores não conseguirem vir. Além do encontro, a programação contou com várias palestras sobre os softwares gráficos.

Além disso, vi uma excelente palestra sobre o Open Street Map, um projeto colaborativo para a criação de mapas sob licenças livres . O mapeamento pode ser feito por meio de um aparelho GPS ou pelo site do projeto, com base nas fotos de satélite que o Yahoo disponiblizou. Em cidades como Berlin e Londres, as informações do Open Street Map são mais completas do que as do Google Maps. O OSM foi a principal fonte de informação para as equipes humanitárias que atuaram no Haiti após o terremoto. Em apenas 48 horas, pessoas do mundo todo ajudaram a mapear grande parte da região atingida pelo terremoto.

Mesa - Licenciamento de Software Livre
Foi muito boa também a palestra do JS sobre DRM, as mesas “Professor, um jeito hacker de ser”, composta  por Nelson Pretto, Sérgio Amadeu e Adriano Teixeira, e a sobre licenciamento de software livre, as lightning talks do pessoal da #horaextra, entre outras…

Em Porto Alegre, não consegui visitar muitos lugares, pois a programação diária do FISL foi de 12h. Este ano, o clima estava menos frio do que no ano passado. O ruim foi que nos dois primeiros dias choveu bastante e o sol praticamente não apareceu. Como fiquei hospedado no centro da cidade caminhei bastante por lá e aproveitei para conhecer o mercado público (mas esqueci de fazer fotos). Quando eu retornar da Argentina e Uruguai, pretendo passar pelo menos um dia andando por PoA.



Pyroom

17 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Tela software Pyroom

Hoje instalei o Pyroom, o objetivo dele é retirar os elementos da tela que nos distraem enquanto escrevemos. Aquele menuzinho (presente na imagem acima) aparece apenas se clicarmos com o botão direito do mouse. Além disso e do comando de ajuda (CTRL+H), o Pyroom não tem mais nenhum outro menu ou botão.

Escrevi o último post do blog (e também este) utilizando ele e me parece que cumpre bem o objetivo. Apesar de algumas notificações ainda aparecerem na tela, você não vai clicar toda hora no ícone do Instant Messenger, não vai alternar as janelas tanto quanto se estivesse num editor de texto comum e nem se preocupar com a formatação. Claro que não é garantia de concentração, no entanto pode ajudar.

Por enquanto, funciona apenas em GNU/Linux.

Site: http://pyroom.org



Tags deste artigo: video multimidia python ideologia liberdade programacao archlinux grafico