Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

wille

identi.ca

redirection forbidden: http://identi.ca/api/statuses/user_timeline/8181.rss -> https://identi.ca/api/statuses/user_timeline/8181.rss

 Voltar a wille.blog.br
Tela cheia

FISL 11 e Porto Alegre

26 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 573 vezes

De 20 a 24 de julho, participei da 11ª edição do Fórum Internacional de Software Livre. O FISL esse ano me agradou mais do que a edição anterior. Percebi uma diversidade maior de temas na programação e acho que consegui escolher melhor as palestras do que no ano passado.

Assisiti boas palestras sobre HTML5, ministradas pela equipe da Fundação Mozilla, os quais mostraram alguns recursos que o HTML5 + javascript proporciona para o vídeo na web. Por falar em javascript, acho que essa é uma linguagem que vale a pena estudar  atualmente, pois abre muitas possibilidades quando usada com o HTML5.

Encontro LGM Brasil

Um momento importante do FISL, foi o encontro LGM Brasil, que reuniu algumas pessoas que colaboram/trabalham com softwares gráficos livres. Um dos temas discutidos foi a possibilidade de realizar o encontro LGM Internacional no Brasil em 2012. Consideramos que, a menos que consigamos um forte apoio de algum orgão estatal, seria muito difícil realizar o encontro aqui, pois boa parte dos desenvolvedores vivem na Europa e América do Norte. Como o custo das passagens é bastante alto e seria prejudicial para o LGM se muitos desenvolvedores não conseguirem vir. Além do encontro, a programação contou com várias palestras sobre os softwares gráficos.

Além disso, vi uma excelente palestra sobre o Open Street Map, um projeto colaborativo para a criação de mapas sob licenças livres . O mapeamento pode ser feito por meio de um aparelho GPS ou pelo site do projeto, com base nas fotos de satélite que o Yahoo disponiblizou. Em cidades como Berlin e Londres, as informações do Open Street Map são mais completas do que as do Google Maps. O OSM foi a principal fonte de informação para as equipes humanitárias que atuaram no Haiti após o terremoto. Em apenas 48 horas, pessoas do mundo todo ajudaram a mapear grande parte da região atingida pelo terremoto.

Mesa - Licenciamento de Software Livre
Foi muito boa também a palestra do JS sobre DRM, as mesas “Professor, um jeito hacker de ser”, composta  por Nelson Pretto, Sérgio Amadeu e Adriano Teixeira, e a sobre licenciamento de software livre, as lightning talks do pessoal da #horaextra, entre outras…

Em Porto Alegre, não consegui visitar muitos lugares, pois a programação diária do FISL foi de 12h. Este ano, o clima estava menos frio do que no ano passado. O ruim foi que nos dois primeiros dias choveu bastante e o sol praticamente não apareceu. Como fiquei hospedado no centro da cidade caminhei bastante por lá e aproveitei para conhecer o mercado público (mas esqueci de fazer fotos). Quando eu retornar da Argentina e Uruguai, pretendo passar pelo menos um dia andando por PoA.


Fonte: http://wille.blog.br/2010/07/fisl-11-e-porto-alegre/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.