Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog de Vice...
Tela cheia

Coopercuc e Experimento Beer se unem para criar cerveja artesanal inédita com umbu

2 de Setembro de 2015, 15:02 , por Vicente Aguiar - 22 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5577 vezes

Sim, temos novidade no 7º Festival do Umbu: árvore da caatinga que deu de beber a Antônio Conselheiro agora dá cerveja também! Batizada de Saison Umbu, a bebida é resultado da associação de uma cooperativa baiana de agricultura familiar e uma empresa mineira especializada em cervejas com frutas e especiarias brasileiras cultivadas em comunidades nativas. A cerveja foi lançada nos dias 6 e 7 de março/2015, na sétima edição do Festival Regional do Umbu, na cidade de Uauá, na Bahia, e seus fabricantes pretendem distribuí-la em todo o país, além de destinar uma parte à exportação.

O umbu, de polpa suculenta e aromática, ganhou seu nome do tupi-guarani ymbu, “árvore que dá de beber”, por sua capacidade de armazenar água no ambiente árido da caatinga. Reconhecida nesse batismo pelos indígenas, a generosidade do umbuzeiro chega, no século XXI, aos apreciadores de cerveja, pelas artes da economia criativa.

Uauá é uma pequena cidade no Norte baiano, palco da primeira batalha da Guerra de Canudos. Antônio Conselheiro, líder de Canudos, socorria-se das reservas de água nas grossas raízes do umbuzeiro, para resistir ao cerco das tropas federais. Hoje, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), exporta produtos feitos com umbu para a Europa, onde fazem sucesso nas redes de comércio justo e em feiras gastronômicas promovidas pelo Slow Food, movimento internacional de valorização da gastronomia e defesa da sociobiodiversidade.

O trabalho de beneficiamento do umbu e a divulgação dos seus produtos teve grande impulso com o apoio do Slow Food, que deu suporte à criação de minifábricas para processamento do fruto no sertão da Bahia, fortalecendo o trabalho realizado pelas comunidades integrantes da Coopercuc. O umbu é uma das Fortalezas do Slow Food no Brasil e essas ações de apoio e suporte acontecem para defender a espécie de potenciais riscos de desaparecimento.

A Coopercuc decidiu ampliar a linha de produtos Gravetero e experimentar a fruta no mercado das cervejas artesanais. Os escolhidos para a criação da receita e desenvolvimento da bebida foram os cervejeiros da Experimento Beer, de Belo Horizonte, Minas Gerais, fundada com a missão de criar cervejas especiais que valorizam a origem e a qualidade dos ingredientes nativos dos diversos biomas brasileiros. Para isso a Experimento Beer atua em parceria com cooperativas e comunidades de agricultura familiar e ecoextrativismo de todas as regiões do Brasil.

Integrantes das cooperativas Coopercuc (BA), Agreco (SC) e Coocaram (RO) visitam a sede da Experimento Beer (MG) e degustam a cerveja artesanal Saison Umbu

Integrantes das cooperativas Coopercuc (BA), Agreco (SC) e Coocaram (RO) visitam a Experimento Beer (MG), celebram parcerias e brindam com a primeira edição da cerveja artesanal Saison Umbu

Quem alinhavou a parceria da Experimento Beer com a Coopercuc foi o premiado estúdio DoDesign-s, escritório especializado em design e marketing que trabalha com comunidades no Brasil e na América do Sul desde 2003. A articulação da cervejaria com outras cooperativas seguem o mesmo caminho, tendo as costuras feitas pela DoDesign-s.

A associação da Coopercuc com a Experimento Beer é um exemplo do que vem sendo conhecido em todo mundo como “economia criativa”, termo criado pelo britânico John Hawkins para a capacidade de traduzir novas ideias e conceitos em produtos inovadores. Olhar sob um ângulo diferente e inovador, práticas às vezes milenares – como a preparação de alimentos e bebidas – é uma das formas encontradas pela economia criativa para trazer ao mundo outros tipos de produtos, de meios de produção e de consumo.

Fonte: Site da Coopercuc


Tags deste artigo: cooperativas agricultura familiar coopercuc beer cerveja economia criativa

22 comentários

Enviar um comentário
  • Foto do jesu minorJesulinux
    23 de Novembro de 2016, 14:08

    Festival do Umbu

    Assim como o pequi, que é uma fruta do Cerrado, o Umbu ou Embu é uma fruta da Caatinga. Toda vez que eu vou visitar Caculé, minha terra natal eu lembro da minha infãncia e provo desta delicia que é o Embu.
    Mas acho que em algumas regiões o Embu corre o risco de extinção devido aos roçados e outros desmatamentos e queimadas. Fico feliz de saber que há idéias como essa para incentivado a extração sustentável desta fruta.
    É preciso conhecer para valorizar e preservar as frutas da caatinga. Gostaria muito de voltar para lá e trabalhar nestas questões.
    Parabéns pela matéria e pelo povo e articuladores da nossa linda Caatinga.


  • Photo110097119107459459 minorVicente Aguiar
    6 de Agosto de 2017, 19:39

     

    Velho, você é de Caculé? Meu pai e toda minha família paterna é de lá também. E, por isso, fico muito feliz com esse tipo de projeto.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.