Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog de Vice...
Tela cheia

Confira novidades da versão 0.46.0 "Uaris" do Noosfero!

25 de Março de 2014, 11:12 , por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2166 vezes

 

Neste mês de fevereiro foi lançada uma nova versão do Noosfero, plataforma web livre para redes sociais. A versão 0.46.0 foi batizada de Uaris e conta com 14 novidades, entre melhorias de recursos e novas funcionalidades.

O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais e redes de economia solidária na internet que agrega as funções de blog, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), chat, fórum, portfólio eletrônico, produção e consumo de feeds RSS, agenda de eventos etc. O Noosfero é também um projeto de software livre, com licença GNU Affero General Public License, desenvolvido pela Colivre com a contribuição de uma comunidade de desenvolvedores/as que garantem o lançamento de novas versões constantemente.

Entre as últimas melhorias para os/as usuários/as estão novos blocos, opções de layout e formas de recuperação de senha. Confira as novidades da versão 0.46.0 Uaris!

 

Novo botão para restaurar página inicial

Já se foi o tempo em que era preciso remover o artigo que estava como página inicial para ter nossa homepage de volta para o padrão da página de perfil. Agora, no Gerenciador de Conteúdos, há um botão com a opção "Restaurar página inicial". Ao clicar nele, a homepage do site volta a ser a página de perfil.

 



Recuperação de senha

O/A usuário/a não precisa mais ficar limitado a preencher seu login e e-mail para recuperar sua senha. Agora basta apenas preencher uma das opções.

A página também foi melhorada com a possibilidade para que plugins incluam novos campos de recuperação de senha. Como você pode ver na imagem abaixo, o StoaPlugin adicionou o campo "Número USP" como novo campo disponível para recuperação de senha.

 



Plugin para adicionar bloco para conteúdos recentes

Temos uma nova forma de mostrar nossos conteúdos mais recentes. É através do Plugin de Conteúdo Recente. Este plugin adiciona um novo bloco que mostra o conteúdo recente de um dos blogs do usuário.

 

 


Exceção para conteúdos privados

Este recurso permite que os/as usuários/as definam quem pode acessar seu conteúdo privado. Esta é uma boa maneira de garantir maior privacidade de conteúdos.

 

 

Bloco principal editável

Agora o Bloco Principal pode ser editado pelo/a usuário/a sem improvisos nem quebra-galhos. Os blocos passaram a fluir normalmente entre as caixas laterais e o box principal.

 

Inserção de imagem de capa no blog

O/A usuário/a está habilitado/a a adicionar uma imagem de capa para seu blog. Esta imagem é exibida no cabeçalho da página de visualização do blog.

 



Ambiente para gerenciamento de integrantes

O ambiente de administração agora é capaz de gerenciar todos os usuários. Na página de gerenciamento, é possível procurar por usuários, usar filtros para administradores ou usuários comuns, e usuários ativos ou inativos. O ambiente também permite transformar um usuário em administrador ou em usuário comum, além de ativar ou desativar usuários. Na mesma página, é possível exportar os usuários em forma to CSV ou XML.

 

Nova opção de layout

Uma nova opção de layout com coluna à esquerda junto com o rodapé foi adicionada à lista de layouts personalizados oferecidos pelo Noosfero.

 



Filtros para gerenciamento de grupos

Agora, na página "Gerenciar Grupos", o/a usuário/a é capaz de filtrar os grupos de acordo com a relação que tem com eles - se administrador, moderador ou integrante, por exemplo.


Bloco de vídeo

Boas notícias! Agora temos um Bloco de Vídeo. Esse bloco é gerado pelo Plugin de Vídeo e permite que o/a usuário/a faça referência a vídeos do Vimeo, Youtube ou Webm e incorpore-os ao bloco. Isso facilitará a vida de muitos usuários.

 

 

Melhorias na ferramenta Calendário

Nosso calendário recebeu mais atenção e ganhou melhorias em sua interface.


Novo bloco "Conteúdo Contextual"

Outro bloco é o Conteúdo Contextual, que agrupa os conteúdos a partir do contexto/tipo. Este bloco mostra "os filhos" do conteúdo que está sendo visualizado no momento pelo/a usuário/a. Ele também permite a escolha de qual tipo de conteúdo deve ser exibido.

 


Bloco que mostra o caminho de navegação

O bloco Breadcrumbs exibe o caminho de navegação percorrido pelo/a usuário/a. Isto permite uma navegação simples e rápida pelos conteúdos. Embora ainda faltem alguns ajustes, a ferramenta já está funcionando e pode ter sua aparência totalmente personalizada.

 


Para desenvolvedores: Ambiente de configuração para definir tamanho máximo de carregamento

Essa vai para os administradores do sistema! Depois de um longo tempo codificando o bom e velho 5mb como tamanho máximo de upload, nós temos agora uma maneira para os administradores do sistema definirem o tamanho máximo de upload para uma instalação Noosfero. Ainda não temos a possibilidade de ter vários ambientes no mesmo sistema com diferentes tamanhos máximos de upload, mas estamos a um passo disso. Esta configuração está em config/noosfero.yml e você pode ver um exemplo de como fazer isso no arquivo config/noosfero.tml.dist.

 

Para o lançamento desta versão do Noosfero, foi imprescindível o trabalho do pessoal do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa brasileira considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo. Obrigado galera!

 

Fonte: http://noosfero.org/pub/Development/NoosferoVersion00x46x00


Tags deste artigo: noosfero rede social redes sociais

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.