Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Cheat Cube openSUSE 11.2

28 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 33 comentários

Cheatcube02Hello Geekos,  pesquisando sobre ferramentas e recursos de marketing utilizadas dentro do software livre encontrei uma que merece destaque, o Cheat Cube do projeto fedora.

A partir deste modelo do fedora e utilizando o inkscape desenhei uma versão do cubo para o openSUSE 11.2.

Os cheat cubes são cubos na qual cada face pode ser coberto com alguma informação sobre um determinado assunto. Estas informações devem ser de rápida leitura e de fácil localização e utilização.

Abaixo temos a versão do openSUSE 11.2 Cheat Cube em dois formatos sendo um em formato png e outro vetorizado no formato svg. Fiquem a vontade para utilizarem e alterarem conforme a necessidade e vontade de cada um.

 

Aos embaixadores do openSUSE, recomendo que guardem estes arquivos para distribuirmos e utilizarmos durante eventos de software livre na qual formos participar.

Para baixar o arquivo original em formato vetorizado .svg, clique na imagem da figura do cubo ao lado.

 

Agradeco o pessoal do projeto fedora por ter disponibilizado a base do arquivo e ao Chuck Paine pela contribuicao em portar os comandos para o openSUSE 11.2.

 

EuhackergotchiAbracos

CarlosRibeiro



Construa de forma fácil aplicações para diversas distribuições Linux e múltiplas plataformas

20 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Conf2010_250px2_register

Sob o titulo "colaboração através das fronteiras" a conferência openSUSE 2010 ira começar em pouco menos de um mês. Este artigo destaca um dos principais temas desta conferência - uma tecnologia que realmente rompe barreiras chamada Build Service. Esta tecnologia, de forma rápida e fácil, ajuda os desenvolvedores a distribuírem seus programas para muitas distribuições Linux diferentes, e a conferência openSUSE oferece a oportunidade perfeita para que você obtenha algumas informações "de dentro da casa" e troque ideias sobre o processo de empacotamento fast-tracking. Leia e aprenda o que o Build Service pode fazer por você!

 

Desafios na distribuição de software - e a solução

p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }

Um dos desafios para desenvolvedores de software Linux é a necessidade de compilar programas para rodar em várias plataformas Linux. Normalmente, isso significa que você precisa ter cada uma das distribuições (em várias versões!) que você suportar e então criar os pacotes binários para cada uma das plataformas - um processo trabalhoso. Embora existam alguns padrões como o Linux Standards Base, que deve atenuar esta situação, normalmente você ainda topar com nomes não padronizados para as dependências e muitas outras questões. Agora temos uma solução: o Build Service.

O Build Service é executado em um servidor e cria pacotes a partir de um sistema operacional virtualizado limpo, isto para cada um dos pacotes que precisam serem construídos. O Build Service irá instalar automaticamente as dependências necessárias (especificado na compilação de arquivos) na imagem virtual e criar o pacote. No caso de ocorrer algum erro, ele irá informar de volta para o empacotador. O openSUSE Build Service rodando no build.opensuse.org atualmente suporta Ubuntu, Red Hat, Mandriva, CentOS, Debian, SLE e Fedora alem do openSUSE. E tudo pode ser controlado através de uma interface web - que suporta até mesmo o Internet Explorer. O openSUSE Build Service é patrocinado pela Novell , AMD , Exchange IP e B1 Systems e cria cerca de 100.000 pacotes de 25 mil usuários que trabalham em 15 mil projetos diferentes - uma carga de trabalho que mantem um parque de mainframe todo ocupado!


Suporte à distribuição e Plataforma

As distribuições Linux suportadas atualmente podem ser encontradas aqui e incluem os últimos três lançamentos do openSUSE Factory, os três últimos lançamentos do SLES, os últimos três versões do Fedora, as duas últimas versões Red Hat e a versão mais recente do CentOS; Debian Stable, Testing e Unstable, os três últimos lançamentos da Mandriva e as três últimas versões do Ubuntu.

A gama de arquiteturas e plataformas suportadas pelo Build Service é impressionante, olhando tanto para trás como processadores de 32 bits PowerPC, enquanto o desenvolvimento vem continuamente avançando sobre suporte ARM. Ubuntu ARM, Debian ARM, conhecidos como PowerPC e releases do openSUSE PowerPC são suportados. Para x86, pacotes de 32 e 64 bits são suportados para todas as distribuições. Tecnicamente, mesmo o Windows quanto o MacOS X são suportados e os desenvolvedores gostariam de dar as boas vindas  a qualquer um que possuir interesse em adicionar suporte para estes sistemas operacionais.

O openSUSE Build Service pretende ser "agnóstico a distro" - e pode ser acessado através de outras distribuições usando uma amigável interface Web, ou através de um cliente de subversion baseada em Python como o cliente de linha de comando chamado OSC. No entanto, este processo continua em desenvolvimento, com algumas questões a serem resolvidas em torno de conflitos entre pacotes padrões de distribuições distintas e os pacotes do OSC, sendo assim, nesta fase é recomendado mais para usuários mais experientes. Para openSUSE, o suporte do OSC é obviamente excelente e muito fácil de usar através de sua interface Web , é possível construir pacotes Linux de todas estas distribuições e plataformas sentado atrás de uma estação de trabalho Windows ou MacOS X!

 

Desenvolvimento e implantação

Se você só precisa de um pacote que esteja disponível para o maior numero de usuários possível, o Build Service é para você. Petr Uzel apresentara uma sessão sobre "Empacotamento Efetivo" durante a conferência para aqueles que querem aprender a serem mais efetivos e claro, o portal wiki Build Service Portal do openSUSE oferece-lhe todas as informações que você precisar para começar seu empacotamento.

Mesmo com boa documentação e algumas sessões excelentes , criar um novo pacote manualmente pode ser uma tarefa complexa para um novo ou inexperiente empacotador. Pacotes multi-distribuição são complicados mesmo para empacotadores experientes. Felizmente, muitas das tarefas necessárias podem ser automatizadas. O desenvolvedor openSUSE Lubos Lunak criou uma ferramenta que torna possível automatizar a criação de pacotes para várias distribuições. Requerimentos de construcao podem ser encontrados a partir de fontes tarballs, tal como os arquivos instalados, criando assim um novo pacote que pode ser tratado por esta ferramenta reduzindo a complexidade de trabalhar com fontes tarballs. Na conferência, Lubos irá demonstrar a sua ferramenta e pedir opiniões e comentários par ajudar a melhorá-lo.

Uma sessão sobre a Build Service na conferência é "Manutenção facilitada com OBS", apresentada por Adrian Schröter. Ele falara sobre a funcionalidade que existe no OBS para preparar, Perguntas e respostas e manutenção de atualizações de versão para distribuições openSUSE ou qualquer outro projeto. O OBS é uma ferramenta colaborativa que permite a criação de projetos e grupos junto aos seus respectivos mantenedores. Desta forma, um desenvolvedor pode preparar as mudanças em uma ramificação do projeto e em seguida pedir para que as alterações sejam mescladas de volta. O OBS também faz resolução automática de dependências para outros pacotes. Se um pacote depende de outro pacote, este pacote será adicionado automaticamente para reconstrução das alterações do pacote. Adrian também irá discutir as próximas mudanças que podem ser encontradas no roadmap do OBS .

Bem como suportar os testes e a construção inicial, o Build Service facilita a criação de imagens de disco com o seu sistema integrado de criação de imagens KIWI . Sendo esta uma ferramenta especialmente útil para administradores de implantação sendo que temos uma variedade cada vez maior de configurações de hardware e máquinas virtuais.

Os repositórios do Build Service podem ser facilmente adicionados ao seu projeto no SUSE Studio, que lhe permite construir sistemas operacionais personalizados como imagens de CD/DVD, USB Live (Pendrives) ou maquinas virtuais - e novamente totalmente através de  um navegador web. Will Stephenson vai falar sobre isso em sua palestra "Espalhar aplicativos através de Live CDs utilizando o OBS e SUSE Studio" durante a conferência, explicando então como fazer isso. Como um desenvolvedor de aplicativos, essa combinação pode ser muito poderosa: você cria um pacote no Build Service (nova versão = apenas upload de novo tarball rápidos ajustes a partir do arquivo de especificação usando uma interface web) - e em questão de minutos, você tem um novo (conjunto de) imagem (s) do SUSE Studio. Estes então poderão rodar em uma variedade de máquinas virtuais, tornando-se ultra-fácil para que seus clientes implementem!. Combine o SUSE Studio com o OBS, e você pode apontar e clicar seu caminho também através de implantação de uma aplicação em uma imagem virtual diretamente a nuvem de serviços como os da Amazon - fazer appliances virtualizados hoje ficou mais fácil do que receita de bolo. Berthold Gunreben discutirá em sua palestra a virtualização do openSUSE "Alice no País das Maravilhas", incluindo uma discussão sobre como gerenciar de forma eficiente os clientes virtuais e a solução de armazenamento DRDB.

 

Upstream Application

O SUSE Studio não é o único lugar onde os pacotes do Build Service estão integrados. A família de websites OpenDesktop.org, incluindo o gtk-apps.org e, ofere ça a integração Build Service. Por exemplo, veja Lucky Backup, que tira proveito disto - oferecendo assim pacotes para cada as principais distribuições, em vez de um tarball obscuro ou suportado apenas para algumas plataformas. Apoiando o tema da conferência openSUSE "colaboração além das fronteiras", as APIs desenvolvidas no OpenDesktop.org são utilizados pela equipe Meego em sua tecnologia própria appstore!. Além disso, como Software's Knut Qt Irvin discutirá na conferência, como a Nokia combinou sua tecnologia Ovi Store para junto ao OBS, para no futuro os usuários do Meego poderem usar a Ovi Store para obter os seus softwares - aplicações gratuitas e pagas.

Entretanto, cada projeto no build.opensuse.org pode ser facilmente obtido pelos usuários através da tecnologia One-Click-Install do openSUSE. Basta visitar software.opensuse.org , pesquisa e clique no botão One-Click-install link para instalar um pacote completo para a construção de sistema específico SUA!

 

O Build Service em uso

O Build Service é uma solução de servidor completamente de código aberto, os usuários podem baixar o código fonte e criar um projeto de Build Service hospedado localmente e adaptado a suas próprias necessidades - especialmente útil se estes estão desenvolvendo para plataformas não suportadas. Vários projetos de software têm utilizado esta solução, incluindo a Fundação Linux no desenvolvimento do Meego, o projeto de fonte aberta e colaborativo com o objetivo de desenvolver uma nova interface gráfica para netbooks e dispositivos móveis.

Hospedado localmente o Build Service oferece uma solução flexível e escalável para grandes instituições. A "University of British Columbia", por exemplo, utiliza seu Build Service local para personalizar os pacotes para as necessidade exclusiva de pesquisadores e professores. Este serviço lhes permitem lançar de forma eficiente desktops e servidores pré-configurados pelo campus. A Universidade de Erlangen-Nürnberg foi aproveitando os benefícios do OBS desde 2007 para apoiar a muitas arquiteturas e plataformas em uso pelo campus. A Universidade de Hannover utiliza do OBS para a sua plataforma LiRE, tirando proveito do Cross Development para criar pacotes para uma variedade de arquiteturas.

Os administradores de projetos linux utilizam uma configuração local do openSUSE Build Service para criar pacotes para vários projetos como VHCS e stresslinux e GmbH Stylite usa uma configuração local do openSUSE Build Service para testes de construção de pacotes para o eGroupware e sua oferta comercial. Eles, no entanto utilizam os servidores públicos do build.opensuse.org para distribuir os seus pacotes.

Lizzard no trabalho! O projeto Meego, um esforço colaborativo entre Nokia, Intel e um rápido crescimento da comunidade de voluntários sob o guarda-chuva da Fundação Linux, também emprega uma instalação local do OBS para construir o seu produto. O Meego é uma combinação do inovador projeto Moblin da Intel com o sistema operacional Maemo dos smartphone high-end da Nokia. O objetivo do projeto é criar um sistema operacional projetado para plataformas como netbooks desktops básicos, computação portável e dispositivos de comunicações, nos dispositivos de veículos  infotainment, conectando TVs e telefones. Em outras palavras, dispositivos pequenos com poder computacional limitado e monitor de apresentação. O núcleo de infra-estrutura de construção do Meego é formada pelo openSUSE Build Service. A Fundação Linux tem dedicado vários engenheiros a trabalharem para melhorar o Build Service em conjunto com os desenvolvedores do openSUSE.

Outras comunidades e empresas que utilizam o serviço de compilação inclui a equipe do VLC, OpenXchange , Dell , Cray e muitos outros.

 

Conclusão

O openSUSE Build Service com ferramentas integradas, eficazes e funcionais é um canivete suíço para empacotamento. Como muitas outras ferramentas pode parecer um pouco complexo, mas é surpreendente simples quando você sabe como usá-lo. O WebService tem uma interface razoavelmente intuitiva, e a detalhada documentação online pode ser encontrada a partir deste link. Se você está pensando em utilizar o Build Service no desenvolvimento de seu projeto, a trilha do openSUSE OBS na conferência é a oportunidade perfeita para uma visita guiada. Você terá acesso aos gurus do OBS, podendo tirar proveito da sabedoria deles e encontrar as respostas que você procura!. Descubra como a OBS pode agilizar o seu projeto de desenvolvimento por meio de empacotamentos, manutenção e distribuição. Não só vai melhorar o seu fluxo de trabalho e reduzir o estresse, mas quando um usuário perguntar: "Será que este software vai funcionar na minha distribuição Linux?", Você poderá finalmente dizer: "Sim!"

Author: Helen South Autor: Helen Sul

Article Published: Jos Poortvliet

Traducao Livre: CarlosRibeiro

Original Version: Easily building software for multipe distributions and platforms


 

Abraços a todos,Euhackergotchi

CarlosRibeiro




OMG! SUSE! Entrevista Jos Poortvliet

11 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Geeko01Caros Lizards e Geekos, OMG! SUSE! entrevista Jos Poortvliet!

 

Durante a ultima semana tivemos uma entrevista do Jos, recentemente apresentado como Community Manager do projeto openSUSE, publicada no. OMG! SUSE!. Esta entrevista foi muito bem conduzida pelo RTyler, fundador e mantenedor do OMG! SUSE! e integrante do time de Marketing do openSUSE.

Segue abaixo a tradução livre da entrevista, que pode ser encontrada em seu idioma original neste link

________________________________________________________

Quando comecei a trabalhar no OMG! SUSE! o projeto openSUSE não tinha um gerente da comunidade preenchendo o vazio deixada pelo Joe Brockenmeier (aka Zonker), ou seja, eu não tinha ninguém para incomodar com minhas perguntas tolas de todos os tipos. Felizmente, Jos Poortvliet foi apresentado como o novo gerente de comunidade e chegou até a oferecer-se para responder a algumas perguntas para mim!

Acho que vou chamar esta série de entrevistas de "Síntese Geeko", que eu farei em determinados momentos, conversando com membros do projeto openSUSE exatamente como estamos fazendo agora. Sem mais delongas, vamos a entrevista.

_____________________

 

Rtyler_200Olá Jos, aproximadamente um pouco mais de um mês você se juntou a  Novell como o gerente da comunidade openSUSE, pelas minhas anotações você visitou escritórios da Novell em Boston, em Nuremberg, e agora estão de volta a Holanda, perdi alguma coisa?

Jos_200Ehrm, Praga ;-) Eu queria conhecer as pessoas que eu estava trabalhando.  Muitos de vocês vivem em todo o lugar, obviamente, por isso antes de 01 de Agosto eu já comecei a ler sobre o que estava acontecendo na web.  Mas muita gente do openSUSE trabalha nos escritórios da Novell, especialmente em Nuremberg e Praga, então fui lá falar com eles pessoalmente.  Espero encontrar mais membros da comunidade na conferência do openSUSE - é legal saber que existem os rostos por trás dos endereços de correio ...

 

Rtyler_200Como funcionário da Novell você também foi a GUADEC correto? Este ano teve alguns reclamando sobre as contribuições do GNOME na Internet no que diz respeito a Canonical, você notou alguma tensão em relação a Novell/SUSE Linux e o seu apoio para Mono, GNOME e alternativas, como o KDE e XFCE? (sinta-se a vontade para expandir o tema GUADEC em relação ao openSUSE)

Jos_200 Bem, eu ainda estava na folha de pagamento do governo holandês, mas eu fui uma noite. Isso foi durante uma festa dada pela Canonical e toda a tensão que eu notei foi sobre os tickets para cerveja que acabaram bem cedo ...

Eu o conheci alguns desenvolvedores do GNOME na Novell, mas isto não tem a ver com o assunto. Claro que eu sei que algumas pessoas não estão muito contentes com a situação do Mono, mas eu duvido que existam usuários do GNOME loucos o suficiente para não gostarem do openSUSE só porque ele também vem uma aplicação KDE ... Quero dizer,  eu pessoalmente misturo KDE e aplicativos GTK e me divirto com vários ambientes shell e desktops, mas se você não o faz, que mal pode fazer a existência de XFCE ou LXDE no openSUSE?

Prefiro ver isto como uma oportunidade - não há espaço para melhorias, quando se trata de usar aplicativos GTK em um desktop Plasma e aplicativos do KDE no GNOME - e espero que o openSUSE possa ajudar ai. Afinal, vamos ser honestos - algumas aplicações do GNOME destroem os aplicativos equivalentes do KDE - e no sentido inverso também é verdade.  Você pode desperdiçar seus recursos em reescrever as aplicações do KDE no GTK + - e o que é que você ganha com isto se analisarmos pelo ponto de vista de um usuário final? Nada!

Então, vamos passar mais tempo falando sobre integrações, por favor!

 

Rtyler_200Agora que você esta se estabelecendo, quais são os grandes projetos que estão no seu prato para Setembro?


Jos_200 Deixe-me ver.  Estou envolvido com o Marketing, e entre outras coisas trabalhando no programa de embaixadores. Estou tentando empurrar adiante a formação de uma Fundação dentro da Novell e SUSE Linux. Claro que a discussão sobre estratégias já estão ai, esperamos terminar esta discussão em nossa conferência, em Outubro.  O que é em si, uma grande coisa também, eu diria - organizar a conferência é um trabalho enorme.  Muito do que já está feito, foi feito antes de eu entrar para a Novell e - bem, algumas destas coisas não foram colocadas no meu prato ;-)

 

Rtyler_200Sim, a conferência está chegando *real * em breve! De acordo com @ openSUSEConf a agenda ja foi definida, algo interessante que você deseja compartilhar conosco? :) O que mais precisa ser organizado para a conferência, você precisa de alguma coisa da grande comunidade do openSUSE?

Jos_200O que resta? Muito pouco ;-)
Aquelas coisas que você só pensa nas últimas semanas, como emblemas, tickets de viagens de/para o local, coisas patrocinador, oh, e as mochilas e materiais da conferência. Ei, e precisamos de alguns presentinhos legais para lá e que vai ajudar no ato da inscrição... Assim, muitas questões ainda em aberto ...

O que eu preciso de todos vocês? Bem, primeiro de tudo seria ótimo se você pudesse vir para o evento.  Eu quero conhecer o maior número possível de comunidades.  Além disso, vamos discutir coisas como estratégias, e também muitas coisas técnicas e tal - quanto mais membros da comunidade estiverem no evento mais decisões poderão ser feitas. E, claro, mais cerveja pode ser bebida, é preciso ajudar os pobres Nurembergers livrar-se de que a piscina de cerveja enormes que eles têm lá, né?

Em outras áreas - bem, o Marketing da conferência ainda precisa ganhar força.  Esperemos publicar o calendário na sexta-feira e a partir de então precisamos de pessoas para falar sobre a conferência openSUSE. Pubilca-lo  como notícia nos fóruns , tweet, identica, blogs sobre o assunto - que pode parecer trivial, mas se tivermos 10% dos leitores deste blog e para cada 20 blogs um visitante - nós provavelmente teremos o triplo do numero de visitantes que pretendemos atender ;-)

Por isso, faz uma grande diferença para nós se você espalhar esta mensagem. Ajuda com digg, facebook etc - e nós poderemos nos certificar que todos ficaram sabendo sobre a conferência!

 

Rtyler_200O marco inicial para o openSUSE 11.4 foi "lançado" na semana passada, você já começou a elaborar um plano "master" para o lançamento em Março de 11.4?

Jos_200Heh, já conversei sobre estas festas de lançamento com o Gnokii , mas sem grandes mudanças.  Eu tenho algumas coisas planejadas do meu time KDE no qual podemos usar, mas francamente, prioridades a curto prazo ocupam a maior parte do meu tempo agora.

Em geral, eu não sou muito aquela pessoa de planejamento de qualquer maneira.  Pelo menos, não quando se trata de trabalhar em uma comunidade de fonte aberta e especialmente quando se trata de prazos não muito longos.   Qualquer pessoa pode dar ideias, discutir, planejar. Mas a única coisa que realmente ajuda é fazer o trabalho.  Então, eu prefiro ver alguém escrever um news.opensuse.org artigo sobre a conferência que esta para chegar do que um maravilhoso plano de mídia para o 11.4.

Sim, é sério. Planejamento futuro  em software livre... - bem, você precisa ter uma ideia de onde você vai, com certeza. Mas, em geral temos tantas pessoas inteligentes em ao redor que uma conversa de 10 minutos traz ideias o suficiente para nos manter ocupados durante o resto do ano ...   Veja as melhorias do programa de embaixador.   Nós temos um documento com ideias sobre como fazer isso. Para a execução de metade delas seria preciso dedicar um time de 10 pessoas para um ano inteiro de trabalho.  Então, eu prefiro muito mais se alguém puder assumir algum trabalho para agora, em vez de continuar a reflexão e discussão e tal.  Especialmente discussões sobre as prioridades - francamente, quem se importa? Priorities? Prioridades?. Vamos lá, a maioria de nós são voluntários, nós trabalhamos com o que gostamos.  Eu não posso ditar o que é uma alta prioridade - se alguém quiser escrever um artigo sobre o uso do openSUSE em máquinas de café. Eu prefiro fazer isto do que - bem, nada ...  Porque tenho certeza que não seria capaz de convencer essa pessoa a escrever sobre a conferência openSUSE.

Então o que nós precisamos focar mais está  em fazer o trabalho.  Olhe para você - é exatamente o que você faz.  Basta escrever artigos esquisitoes! Não falar,... Trabalhar!.  No final, o resultado é a única coisa que conta.  Então, quem fala em diminuir nossos esforços "porque não é prioridade" ou para aqueles que mantém todos ocupados com reuniões, em vez de escrever ou pintar ou fazer algo de útil - eles vão ter que lidar comigo ;-)

 

Rtyler_200 Acho que praticamente cobrimos tanto quanto deveríamos para o inicio do "Geeko Síntese", alguma coisa interessante que você gostaria de adicionar para terminar?

 

Jos_200 Bem, hum, desculpe pelo longo discurso no final. Os que estão na lista de Marketing e, obviamente, os da equipe de Marketing do KDE que já ouviram anteriormente minha opinião sobre "planejamento" ok, para outros podem ser novos no grupo ...  Sério, geralmente eu sou um cara legal, existem muito poucas coisas que me tiram do sério ;-)

______________________

 

E está foi a traducao livre da primeira edição do "Síntese Geeko"

Abraços a todos!Euhackergotchi
Ate a próxima
CarlosRibeiro



The openSUSE ambassadors were present at VOLDAY

11 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Susestudio-voldayThe first VOLDAY helded in São Paulo is over ...

But ... For sure I can say that was another success for Brazilians Linux communities, sponsors, and everyone involved, had an excellent level of talks and the presence of ambassadors openSUSE was secured by two presentations and distribution of some openSUSE dual-layer DVDs, which surprised everyone because one side has the facility for 32-bit machines and 64-bit in other side

 

Voldayii-eu

Before summarizing my view about the event, I would like to congratulate Fabio Berbert for the great quality of the event offered to the city of Bebedouro, with great respect and attention either by him or his team, whether to visitors or speakers , treatment and readiness to assist us let us able to be very comfortable and extract the maximum value offered during the event.


Among the interesting things that happened I would like to underline a few ones:

Cabelo*The presentation of Cabelo was a kind of buzz over and over until the moment I leaves the event, which was around 16:30. Everywhere I went into the event, whether in laboratories, in the cofee shop, wandering the aisles, I only heard great comments about Cabelo presentation.


* I also heart good things about Robotics Mini-course but unfortunately my talk was at the same time :-(

* People showed to be very interested during presentations and activities interacting in a high level Q&A session

* The event support team provided an excellent job from the receptino till the time of the lecture itself

* Linux Magazine participation at the event was very well received by visitors as well. I believe that next time, VOLDAY could have LinuxMall as partnership too.

* openSUSE Ambassadors has distributed around 70 dual layer DVD of openSUSE 11.3 during Cabelos and CarlosRibeiro presentations

* I noticed the increased number of people from local communities. I believe the participants representation from local and nearby regions have been more than 80% of the total visitors.

I believe Volday may have contributed to the consolidation of the "Linux" brand/name/image around Bebedouro region which will result in a better local resources utilization exploring local universities and schools.

 

After VOLDAY, It was clear that the regional companies can indeed be successful in projects where have Linux involved, without having to resort to the costs and challenges relevant to bring people and technology from outside town. Besides having the advantage that a local person knows the local reality much better than anyone from other land and this knowledge aligned with some community interactions could be resulted in great benefits for all parties.

Congratulations to all involved!

The presentation I used at Volday could be downloaded here

 

Best Regards
CarlosRibeiro



VOLDAY conta com presença de embaixadores openSUSE!

9 de Setembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Susestudio-voldayO primeiro VOLDAY realizado em São Paulo acabou...

Mas digamos que foi um sucesso, teve ótimo nível de palestras e a presença de embaixadores openSUSE foi garantida por duas palestras e distribuição de DVD's openSUSE dual-layer, o que surpreendeu a todos, pois em um lado tem a instalação para maquinas de 32 bits e do outro lado a instalação para maquinas de 64 bits...

 

Voldayii-eu

Antes de resumir minha visão do evento, gostaria de parabenizar o Fábio Berbert pela ótima qualidade do evento oferecido a cidade de Bebedouro, pois recebeu a todos com muito respeito e atenção seja por parte dele ou de sua equipe, fosse para com os visitantes ou palestrantes, o tratamento e prontidão para nos auxiliar nos deixou extremamente confortáveis para extrairmos o máximo de valores oferecidos durante o evento.

 


Dentre os acontecimentos interessantes gostaria de lembrar alguns:

Cabelo* A apresentação do Cabelo foi motivo de zumzumzum ate o momento que sai do evento, que era por volta das 16:30. Todo lugar que eu passava dentro do evento, fosse nos laboratórios, na lanchonete, vagando pelos corredores, eu so ouvia ótimos comentários a respeito da apresentação feita pelo cabelo – Parabéns Cabelo.

* Mini-curso Robótica, pelo que ouvi falar, foi de extrema qualidade pois infelizmente a palestra que fiz sobre o openSUSE Build Service, Studio, Edu li-f-e e um preview do programa de embaixadores do openSUSE ocorreu no mesmo horário :-(

* Publico presente demonstrou estar super interessado nos temas e atividades e com alto nível de interatividade os mesmos.

* A equipe de apoio aos palestrantes prestou um excelente trabalho desde a recepção ate o momento da palestra propriamente dizendo.

* Presença da equipe da Linux Maganize apoiando o evento foi muito bem falado pelos corredores também. Acredito que no próximo VOLDAY poderíamos ter o pessoal da LinuxMall nos apoiando também.

* Atividades openSUSE, foi distribuído aproximadamente 70 DVD dual layer do openSUSE, sendo um lado 32 bits e o outro lado do DVD 64 bits, durante as palestras do Cabelo e do Carlos Ribeiro

* Reparei na maior presença da comunidade e representantes da região do que de digamos "forasteiros", acredito eu que a representação de participantes locais e de regiões próxima tenha sido superior a 80%.

* Vejo que o evento pode ter contribuído para a consolidação da marca, nome, imagem “Linux” na região de Bebedouro, o que resultara em um melhor aproveitamento de recursos e conhecimentos internos.

 

Ficou claro que as empresas da região podem sim, serem bem sucedidas em projetos que envolve o Linux, sem ter que recorrer a custos e desafios pertinentes a busca de tal recurso fora da cidade. Alem de ter a vantagem de que uma pessoa local, conhece bem mais a realidade da região e  que alinhado ao nível de interatividade junto a comunidade resultara em ótimos benefícios para todas as partes.

Parabéns a todos os envolvidos!

Precisamos a conversar sobre o VOLDAY para outras regiões e municípios onde também podem estar carentes de eventos mas não de pessoas interessadas e capacitadas no assunto.

Quem sabe em Guarulhos, ABC e região não entrem para os próximos da lista. Alguma sugestão?


Dica do dia

Você que trabalha em alguma prefeitura, que tenha alguma atividade junto a departamentos educacionais e/ou culturais, ou mesmo se estiver envolvido com a educação privada e que tenham vontade de realizar o VOLDAY na sua cidade ou escola, de uma olhada no link a seguir.

http://volcon.org/quero-um-volday/

Acho que pode agregar algum valor academico, cultural e profissional a sua região ;-)


A apresentação que utilizei durante a palestra esta neste link

 

Abraços a todos
CarlosRibeiro



Tags deste artigo: red hat mandriva software livre microsoft educacao opensuse intel ibm debian linux