Festa para o lancamento do openSUSE 12.1!
15 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEm poucas horas, o openSUSE, mais uma vez apresentará ao mundo uma nova e melhorada versão de sua distribuição. Motivo para comemorar! E vamos comemorar. Atualmente, cerca de 11 festas já foram registradas, mas sabemos que muitas outras estão sendo organizados, então pedimos que você adicione a sua festa na página wiki !
Festas
Atualmente, existem festas programadas e registradas em:
- Bucareste, Romênia
- Provo, Utah, EUA
- Göttingen, Alemanha
- Second Life, Global
- São Paulo, Brasil
- Rouen e de Toulouse, França
- Cidade da Guatemala, Guatemala
- Alphen aan de Rijn, Países Baixos
- Beramo, Itália
- Praga, República Checa
- Nada menos que três festas na Grécia!
Encontre as datas, horários e locais nesta página. E não se esqueça de adicionar sua festa de lançamento lá.
Organize sua própria festa
Definitivamente, nunca é tarde para organizar sua própria festa de lançamento do openSUSE 12.1 - apenas encontre um lugar agradável ou um escritório e convide as pessoas! Você convida as pessoas, adiciona a festa no wiki, chama alguns amigos e parentes além de enviar tweets e posts do facebook nas páginas do openSUSE! Vai ser divertido, nós garantimos.
Faça uma apresentação
Note que temos apresentações prontas para você! Você pode encontrar mais informações e downloads sobre elas nesta página .
Getting cool stuff™ - Outras coisas legais
É sempre bom ter algumas coisas para dar de presente em uma festa de lançamento. A equipe de marketing do openSUSE tem muitas coisas legais como adesivos, panfletos, DVDs e camisetas que podemos enviar para você! Você poderia fazer pequena loteria ou doar algumas coisas a longo tempo para contribuidores locais do openSUSE e os DVDs e panfletos você pode entregar para que as pessoas possam distribuir aos seus amigos e parentes. Se quiser saber mais algumas dicas sobre como organizar uma festa, verificar como fazer uma festa !
Se você quiser organizar uma festa de lançamento e obter estes materiais, adicione sua festa na página wiki e a ordem dos materiais através deste site . Deixe claro na descrição que deseja o material para uma festa de lançamento para que priorizem o seu pedido!
Conte com pelo menos duas semanas de transporte e manuseio na Europa e nos EUA, e de 3-4 semanas no resto do mundo.
Have a lot of fun! - Divirta-se bastante!
Já dissemos antes e vamos continuar dizendo isso: a coisa mais importante é ter muita diversão!
Texto original: Jos Poortvliet
Coleção de posters openSUSE 12.1!
11 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaColeção de posters openSUSE 12.1!
Estamos a menos de uma semana do lançamento do openSUSE 12.1, e para contribuir com as pessoas que vão celebrar esta data, compartilho os posters que crie junto com aos demais participantes do openSUSE Hackweek - Los Angeles, material este que foi adaptado em seus respectivos conteúdos para o momento atual. Este material é a tradução do material original em ingles, para o portugues utilizado no Brasil e será utilizado de apoio durante as eventuais festas de lançamento que ocorreram ao redor do mundo! onde o idioma utilizado for o portugues, podendo então ser impresso, compartilhado, e utilizado conforme o necessário.
O material está divido em três posters com conteúdos bem distintos e diversificados entre eles possibilitando ser utlizados nas mais diversas ocasiões. para os mais diversos níveis de audiencia. Segue os materias:
O Tumbleweed visa proporcionar atualizações evolutivas de versão do openSUSE contendo as últimas versões estáveis ao invés de observar ciclos de lançamentos periódicos rígidos de qualquer distribuição. O projeto faz isto para os usuários que querem ter os software mais recentes, porém estáveis.
O OBS é uma plataforma para desenvolvimento de distribuições que oferece aos desenvolvedores uma infraestrutura transparente para o empacotamento de aplicativos para a maioria das distribuições que incluem mas não são limitadas a debian, fedora, redhat, suse, x86, 64 bits, arm, ... A instância do openSUSE atualmente tem mais de 20.000 usuários e existe mais de 100.000 pacotes para 21 distribuições base e 6 arquiteturas. Já o STUDIO é uma interface web, facil de usar, construir e testar seu prõprio sistema operacional, sem a necessidade de conhencimentos tecnicos ou avançados.
Neste material deixamos algumas informações referentes a flexibilidade de escolha de desktop no openSUSE 12.1, alẽm de informações sobre formas e maneitas de entrar em contato ou de se aproximar das comunidades do projeto openSUSE.
Todas as imagens e conteúdos compartilhados aqui foram criadas e trabalhadas utilizando o openSUSE 12.1 RC2 como plataforma operacional e GIMP com Inkscape como ferramentas de edição vetoria e de imagens, ambos disponiveis para as download nas plataformas, linux, mac e windows.
Os arquivos tambem pode ser baixados em maior resolução a partir de meu album de fotos.
CarlosRibeiro
Geekos agora com página no Google+!
9 de Novembro de 2011, 0:00 - Um comentárioGostaria de convidar a todos os admiradores do openSUSE e software livre a conhecerem a nova página G+ anunciada a poucas horas.
Segue então a tradução e adaptação do texto.
-
O mundo de TI se move rapidamente e junto com ela as redes sociais. Fazem poucos dias que o Google anunciou a disponibilidade limitada das páginas Google + e milhares de Google-plussers já criaram páginas Google+. É claro que também somos bastante sociais, portanto, o projeto openSUSE agora tem uma página oficial do Google +!
Se você criou uma página para a comunidade openSUSE, como o Kostas fez para a comunidade Grega, então não se esqueça de adicionar sua página junto aos contatos de mídia social do openSUSE para que os entusiastas do openSUSE possam facilmente encontrar as páginas oficiais do openSUSE e adicioná-la aos seus círculos. Essa página também é uma referência para outras atividades de mídia social que envolvam o openSUSE como o Facebook, Twitter ou LinkedIn.
Além disso, se você gosta de se envolver e promover o openSUSE em mídia e redes sociais, por favor fale com a equipe de marketingdo openSUSE.
Eu gostaria de agradecer Roger Luedecke por cuidar da nova página G+ do openSUSE e convidar a todos a compartilharem conteúdo nesta página, promover e seguir o que fazemos!
Texto original: Geekos go on G+
Autor: Koudaras Konstantinos
Tradução e adpatação: CarlosRibeiro
O Planeta Verde!
8 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaNos últimos dias algumas pessoas que utilizam o planet através do http://planetsuse.org/ tem manifestado problemas de conexão.
Estes problemas não aconteceram devido ao openSUSE Planet ter saído do ar mas sim como anunciado pelo Pascal Bleser a poucos dias na lista de emails do openSUSE Project , aconteceu devido a este nome de dominio não estar sob os domínios de controle do Projeto e sim sob responsabilidade e dominio de outra pessoa que deixou o projeto anos atras.
Atualmente a única maneira de ir para o planeta openSUSE é digitando http://planet.opensuse.org/ e a maneira correta de adicionar o feed ao seu agregador é adicionando esse. Xml.
No caso de encontrar dificuldades em configurar seu agregador, por favor entre em contato com admin@opensuse.org que alguem certamente irá auxiliá-lo a resolver qualquer que seja o problema.
Muito obrigado pela informação, mas enfim, o que é este Planeta openSUSE?
Alguns de vocês podem saber o que é, mas existem outros por aí que realmente não sabem o que é o Planeta openSUSE e qual é o seu uso.
O Planeta openSUSE não é aquele Planeta escondido onde vivem os reais geekos, que são enviados para a Terra em seus respectivos avatares, para conquistar apreciadores de Sci-fi com coisas que voce nem imagina ;-)
Na verdade o Planeta openSUSE é um agregador de feeds da web que recolhe mensagens de blog de pessoas que contribuem para o openSUSE. Mesmo o Inglês não sendo seus idioma preferido você também pode adicionar seu blog.[1]
Como posso participar?
Se você se parece com uma destas pesoas e gostaria que outros lessem suas atividades relacionadas ao openSUSE, envie um email para os administradores[2] com as seguintes informações:
* URL do seu blog ou, melhor ainda, a URL para o feed RSS / Atom de seu blog
* em qual idioma você bloga, especialmente se não é em Inglês
* seu nome completo (por exemplo, Carlos Ribeiro)
* seu apelido no IRC Freenode, se você tiver qualquer (por exemplo CarlosRibeiro)
* se você já for um membro openSUSE um botão de "Membro" podera ser adicionado abaixo de seu nome na lista de feeds.
* um hackergotchi[3] - embora não seja obrigatório, é muito mais agradável para os leitores. Caso precise de ajuda, enviar uma foto para a equipe de arte do openSUSE[4].
-
Texto original: The Green Planet!
Autor: Koudaras Konstantinos
[1] Planeta openSUSE em portugues
[2] email de contato dos administradores do Planeta openSUSE
[3] Hackergotchi
[4] Lista de email do time de artwork do openSUSE
openSUSE 12.1 RC2 disponivel para download!
3 de Novembro de 2011, 0:00 - 3 comentáriosVocê está pronto para o openSUSE 11.2 RC2?
Seguindo o roteiro do openSUSE 12,1 , o Release Candidade 2 foi lançado. Esta é sua última chance para testar openSUSE 12.1 antes de avançarmos para a versão final! Não adiante dizer depois que no openSUSE nao tem isto ou aquilo que voce tanto queria, nem que a placa de video xyz não está funcional. Precisamos saber sobre todos os grandes problemas AGORA! Leia mais para descobrir como ajudar.
Tudo congelado!
Na fase que nos encontramos, no caso o Release Candidade 2, o desenvolvimento está congelado até o ponto onde apenas os problemas mais graves serão abordados. Questões menos graves serão corrigido nas atualizações após o lançamento. Devemos ter cuidado para não introduzir novos problemas!
Isso não significa que os problemas não devem ser encontrados: precisamos de testes! Precisamos também de ajuda para arrumar o problemas mais urgentes ( lista completa de bugs conhecidos no openSUSE 12.1 ). Ajude-nos a encurtar esta lista, re-testando as áreas problemáticas ou corrigindo os bugs, ou nos ajudando a encontrar novas questões a serem tratadas! Você pode encontrar informações sobre os testes na página wiki openSUSE Testes e está convidado a aprender a criar um pedido de correção para um bug !
Baixe o openSUSE 12.1 RC2 nesta página .
O que há de novo!
É esperado que a próxima versão do openSUSE traga um grande número de melhorias e mudanças. Muitas destas são os 'habituais' atualizações como qualquer distribuição Linux oferece. Dentre algumas atualizações teremos o mais recente Firefox, GNOME 3.2 e KDE Plasma Workspace 4.7.
Sob o capô, teremos o kernel Linux 3.1 e acreditamos que seremos os primeiros a entregar a nova linguagem de programação do Google, chamada Go. Nós também revisamos e aprimoramos todo o procedimento de inicialização introduzindo systemd e Grub2 (testing!) e, claro, enviaremos as mais recentes ferramentas de desenvolvimento e bibliotecas, bem como todos os goodies de sysadmin do openSUSE que já é bem conhecido!
Também temos alguns deleites realmente único. Com destaque para o Snapper, uma ferramenta baseada em btrfs que lhe permite ver as diferenças entre versões atuais e anteriores de arquivos em seu sistema e permite reverter as alterações, trazendo de volta os arquivos perdidos ou revertendo erros por falha humana.
Testando
Além das mudanças do aprimoramento de inicialização, as novas ferramentas, como Snapper, bem como todo o resto do sistema operacional precisam ser testados exaustivamente antes do lançamento! Então, precisamos da sua ajuda agora! Vá para a página de download e baixe sua cópia do openSUSE 12.1 RC2 e teste em seu desktop, em uma máquina virtual ou em um laptop!
Mais informações e outras ajudas
Graças a tecnologia Open Build Service, podemos usar a sua ajuda não só com os testes, mas também com fonte para resolução de problemas!
E sim, o openSUSE 12.1 em fase de congelamento, nenhum pacote novo ou com maior atualização será incluido, mas você ainda pode incluir no repositorio factory!
Se você não é desenvolvedor ou mesmo empacotador de códigos, pode ajudar a promover este lançamento e organizar uma festa de lançamento desta versão! Alem de fazer barulho no Twitter e facebook mostrando seu apoio para openSUSE !
Além disso, há imagens capturadas, notas de versão a serem escritas e Documentação a ser composta . Bem como também ajudar com a tradução !
Texto original: Jos Poortvliet
Tradução e adpatação: CarlosRibeiro