Fatos jurídicos que trafegam nas vias da informação: um blog sobre Direito e Tecnologia da Informação
TJDFT decide que empresa de intermediação ClickOn é responsável pelo cumprimento das ofertas
27 de Novembro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaSite deve fornecer dados de comentários anônimos
27 de Novembro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaA Editora Brasil 247 está obrigada a identificar os leitores que, valendo-se do anonimato, inseriram comentários reputados ofensivos e abusivos ao banqueiro Daniel Dantas. A determinação é da primeira instância da Justiça do Rio de Janeiro, que atendeu pedido do banqueiro em ação contra o jornal eletrônico. Cabe recurso.
Na sentença do dia 13 de novembro, o juiz Thomaz de Souza e Melo determinou que a Brasil 247 forneça, em até 15 dias, os dados cadastrais referentes aos protocolos de internet (IPs) de 17 usuários, sob pena de multa diária.
Segundo o juiz, a intenção da legislação é garantir a liberdade de expressão em sua mais ampla dimensão, sem que isso implique no exercício irresponsável deste direito.
"A expressão do pensamento é livre, mas se o exercício deste direito gerar injusta lesão a terceiros, poderá ser objeto de reparação. Para tanto, vedou-se o anominato, no intuito de que a liberdade de expressão seja exercida de acordo com o binômio liberdade/responsabilidade", afirmou o juiz.
Melo ressaltou que é saudável o debate por meio de comentários em sites, "porém, não é lícito impedir que o autor, que se sente ofendido com os comentários postados, identifique os supostos ofensores, para exercer, em sendo o caso, o constitucional direito de ação".
Ele destacou que não julgou o conteúdo das mensagens, mas o direito da pessoa que se sentiu ofendida de saber quem são as que deixaram aquelas mensagens.
"Manter o anonimato dos autores das mensagens, além de cercear eventual direito de ação, vai de encontro à vontade do próprio legislador constituinte, quando dispõe no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."
Clique aqui para ler a sentença
Autoria: Tadeu Rover em Consultor Jurídico, 19 de novembro de 2012
6º TELECON será transmitido ao vivo no site do IMN
22 de Novembro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaAproxima-se a data para o 6º Congresso de Direito da Informática e Telecomunicações (VI Telecon)
14 de Novembro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaSerão discutidos temas como a chamada "Lei Carolina Dieckmann" sobre Crimes Informáticos, O Projeto do Marco Civil da Internet (PL 2126/2011), Direitos Autorais na Internet, Segurança e Riscos na Internet e o anteprojeto de lei sobre Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
O evento ocorrerá no Hotel Golden Tulip, localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Inscrições podem ser feitas pelo site:
www.ibdi.org.br/telecon6
Também poderão ser concedidos descontos para inscrições em grupo e escritórios de advocacia, sendo necessário entrar em contato com a organização para maiores informações.
Maiores informações:
Samuel - (71) 8118-6224 / samuel@ibdi.org.br