O Ubuntu está pronto para rodar em servidores corporativos?
8 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaDeixando de lado a reputação de sistema de desktops, o Ubuntu está fazendo investidas como uma alternativa para servidores que pode competir com o Red Hat.
De acordo com todas as contas, o Red Hat, da fornecedora de mesmo nome, é líder disparado no Linux empresarial, mas o Ubuntu, da Canonical, está se provando um excelente competidor. Está na hora do mercado corporativo considerar o uso do Ubuntu?
Poucos comentam sobre o mercado do Linux além do Red Hat Enterprise Linux, o líder, e o Novell Suse, vice-líder distante. Em maio passado, quando o relatório Eclipse Survey 2009 foi divulgado, duas coisas interessantes sobre a adoção de Linux em empresas chamaram a atenção.
O documento apontava que cerca de 15% dos desenvolvedores entrevistados estavam usando Ubuntu em suas máquinas. O Fedora/RHEL lidera a implantação do Linux, mas apenas por um simples ponto percentual contra o Ubuntu. E, no entanto, a partir de um ponto de vista de receita e de unidades entregues, a IDC estima participação da Red Hat no mercado de Linux em mais de 60%.
A Weta Digital, estúdio de efeitos digitais por trás de filmes como “Avatar”, “Distrito 9”, “Jumper” e a série “O Senhor dos Anéis”, está usando o Ubuntu em grande escala. O desenvolvedor de servidores baseados no Ubuntu, Dustin Kirkland, escreveu o seguinte sobre o sistema:
“Foi uma grande conversa sobre o tipo de data center necessário para renderizar efeitos especiais nos filmes de hoje. Eles têm discos de 2 petabytes, rede de 10 Gbps e 35 mil núcleos no data center, e ainda assim demoram 48 horas para renderizar algumas sequências gráficas”.
O Ubuntu é o núcleo de tudo, rodando toda a renderização, e está presente em 90% dos desktops da Weta Digital. A renderização é baseada no Ubuntu, e não o RHEL como vinha sendo relatado na mídia. “Mais de 10 mil empregos e uma estimativa de 1,4 milhão de tarefas por dia. Cada quadro dos 24 quadros por segundo do filme ve múltiplas interações entre diretores e artistas e demoraram múltiplas horas para serem renderizados”
A estratégia da desenvolvedora Canonical é aumentar a participação em desktops, uma área que o Red Hat não cobre. Porém, com a pesquisa da Eclipse e o uso pela Weta Digital, o Ubuntu não deveria ser ignorado como uma opção para sistema operacional de servidores.
É hora das fabricantes de softwares certificarem o Ubuntu
Quando a adoção do Ubuntu é considerada em empresas, particularmente como um sistema para servidor, muitas dúvidas surgem sobre o suporte de aplicativos empresariais – e por uma boa razão. O Red Hat indubitavelmente possui muito mais desenvolvedores do que o Ubuntu atualmente, o que significa que aplicativos empresariais são mais prováveis de serem testados e certificados no RHEL do que no Ubuntu.
Porém, com o crescimento do Ubuntu e as incertezas ao redor do Novell Suse, fabricantes de softwares voltados para empresas não poderão adiar a certificação do Ubuntu por muito tempo.
Texto retirado na íntegra de ComputerWorld.
Meu twitter: @AndreGondim
Abraços e boa sorte!!
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe
Tema “light” do Ubuntu Lucid 10.04 no karmic
8 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOs temas do novo Ubuntu 10,04 Lucid lynx agora estão disponíveis para todos.
Os temas são chamados Ambiance (dark) e Radiance (light).
Se você desejar usar esses temas no seu karmic, utilize este link e seja feliz!
PS.: Para utilizar os botões no modo convencional (lado direito), utilize o gconf-editor e altere /apps/metacity/general/button_layout de:
maximize,minimize,close:
para
menu:maximize,minimize,close
Como recuperar o MBR original do computador!
7 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaQuando se instala um sistema operativo novo, o MBR é modificado. Por conseguinte, este acontecimento aparece, por exemplo, na instalação do Ubuntu. Ora, nem sempre o utilizador fica satisfeito com o resultado e quer voltar ao início, ou porque a instalação do Ubuntu não permitiu a utilização do Windows, ou porque o próprio utilizador não gostou do Ubuntu e quer formatá-lo e voltar para o Windows. Para esses casos, se utilizador quiser voltar ao Windows através da partição de recuperação ou do DVD de recuperação irá deparar-se com um pequeno problema: o MBR não é modificado. Assim, se quer voltar a ter o seu MBR padrão, ou original, do seu computador, continue a ler.
Como recuperar o MBR original do computador!
Experimente os novos temas do Lucid!
6 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaComo todos já sabem, a partir da versão 10.04 LTS o Ubuntu será orientado à luz. Isto se traduz, no ambiente, com uma renovação no conjunto de temas do decorador de janelas, GTK2 e ícones, que estão mais vivos e destacados. Como um aperitivo aos utilizadores mais ansiosos, um PPA foi criado para disponilizar os belos light-themes.Como instalar
Antes, precisamos acrescentar um PPA com a mais recente versão do Murrine:
Karmic:
sudo add-apt-repository ppa:suraia/ppa
Jaunty:
sudo bash -c "echo 'deb http://ppa.launchpad.net/suraia/ppa/ubuntu jaunty main' >> /etc/apt/sources.list"
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 1D9D38E5
Depois, para instalar:
sudo apt-get update && sudo apt-get install gtk2-engines-murrine
Ou, para atualizar:
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
Depois, vamos acrescentar o PPA com os light-themes:
Karmic:
sudo add-apt-repository ppa:kalon33/ppa
Jaunty:
deb http://ppa.launchpad.net/kalon33/ppa/ubuntu jaunty main
Depois, para instalar:
sudo apt-get update && sudo apt-get install ubuntu-mono light-themes
E voilà!
DETESTEI os controles no lado esquerdo!
Eu também.Para alterar, pressione Alt + F2, digite gconf-editor, vá até apps>metacity>general, procure pela chave button_layout e mude seu valor para maximize,minimize,close.
Créditos
Este post não veria a luz se não fosse a mensagem de Zandre Bran na lista do Ubuntu LoCo Team Brasil.E obrigado ao WebUpd8, fonte dos procedimentos descritos aqui.
Ferramenta de busca de tradução no Ubuntu
6 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOlá Amigos tradutores ou curiosos para achar o pacote correspondente a um termo, segue abaixo um e-mail que foi passado ao time de tradução internacional, um programa bastante útil.:
Não tenho certeza se você está ciente da ferramenta de busca de tradução em linha de comando iniciado por Sebastian Heinlein.
Eu modifiquei-a um pouco e coloquei aqui:
https://launchpad.net/ubuntu-translations/ubuntu-translations-tools
Você precisará instalar o gettext e bzr:
$ sudo aptitude install gettext bzr -y
Você pode baixar usando o bzr, como abaixo:
$ bzr branch lp:ubuntu-translations
Para execuctá-lo:
$ cd ubuntu-translations
$ ./search-ubuntu-translation Iem_Para_a_Busca
————–
Agora será mostrado o pacote que tem o item da busca e será mais fácil de achá-lo no Rosetta.
Depois ele irá mostrar exatamente o nome do pacote para que seja acessado.
————–
Eu estou usando-o para encontrar a localização de alguns textos não traduzidos, para verificaras consistências das traduções de um termo específico, para ver o texto original de uma tradução (no caso a tradução é vago), mas também para descobrir os erros de ortografia comum ou particular.
Por favor, deixe-me saber se você acha que é útil ou se tiver sugestões para melhorá-lo.
Felicidades,
–
Adi Roiban
–
ubuntu-translators mailing list
ubuntu-translators@lists.ubuntu.com
https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-translators
Tradução do texto da lista e já publicado em inglês aqui.
Quer saber como fazer parte do time de tradução do Ubuntu, leia aqui.
Meu twitter: @AndreGondim
Abraços e boa sorte!!
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe
Igreja não encontrada?
5 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindawendell@wendell-laptop:~$ locate church
wendell@wendell-laptop:~$
Vamos corrigir isso no desktop livre!
IV Encontro Nacional do BrOffice.org
5 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaIV Encontro Nacional BrOffice.org
Este é um evento de abrangência nacional para a integração com o corpo de desenvolvimento do projeto, promovendo a integração com usuários de TIC através de palestras técnicas apresentando o produto, linha de desenvolvimento, vantagens e desvantagens, além de casos de sucesso na migração.
Os públicos-alvo para o evento são usuários, diretores de empresas, gerentes de TI, técnicos de informática, estudantes, acadêmicos, usuários de aplicativos Office e a comunidade em geral, além da equipe de desenvolvimento do OpenOffice.org/BrOffice.org no Brasil e nos países participantes.
O evento será transmitido por videoconferência, integrando diversos pontos dentro e fora do país. A lista dos pontos de videoconferência já está disponível.
Para saber mais sobre nosso programa, veja a programação do evento e conheça mais sobre os nossos palestrantes. Nos dias 15 e 16 de abril dirija-se ao ponto mais próximo e participe do 4° Encontro Nacional do BrOffice.org.
.
Valor da Inscrição: 1Kg de Alimento não perecível.
Fonte totalmente retirado da página: http://encontro.broffice.org/enbro4/evento
Meu twitter: @AndreGondim
Abraços e boa sorte!!
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe
Capturando tela e Enviando direto do Terminal...
5 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPara você que gosta de fazer tudo pelo terminal aqui vai um meio magnífico de Capturar e Enviar a imagem da sua Área de Trabalho direto pelo terminal.Copie o Shell Script baixo desenvolvido pelo FelipeFerreira.
Fiz algumas modificações pois o arquivo era grande e deixei somente o de baixo.
#---- Tirar ScreenShot
capturar () {
img=$(echo $HOME/SHT$(date +%s).png)
if [ -z $1 ]; then
import -w root -quality 75 $img
sleep 3
echo 'Hospedando foto, Ctrl+C para cancelar'
enviar $img
else
sleep $1
import -w root -quality 75 $img
sleep 3
echo 'Hospedando foto, Ctrl+C para cancelar'
enviar $img
fi
}
#--- Upload Image
enviar () {
if [ -z "$1" ]; then
echo "Você precisa informar o nome da imagem. Ex.: enviar teste.jpg"
else
curl -s -H Expect: -F fileupload="@$1" -F xml=yes \
http://www.imageshack.us/index.php|grep -E \
"(.*)" | sed \
's|\(.*\)\(.*\)|\2|'
fi
}
Ao copiar o código acima abra o terminal e cole no seu .bashrc (que se encontra em sua /home/usuário/) com o comando abaixo.
pico .bashrc
Salve, feche seu terminal, abra-o novamente e digite:
capturarE aguarde informar o link direto para a imagem enviada para o servidor do imageshack.us.
Se deu tudo certo irá aparecer a seguinte mensagem:
Salvando imagem, Ctrl+C para cancelar
http://img693.imageshack.us/img693/5460/sht1267764324.png
Você também pode enviar/hospedar direto para o imageshask do terminal qualquer imagem de sua máquina com um simples comando:
enviar nomedaimagem.jpg
Caso não consiga copiar o código clique aqui para ver o código em outra página.
OBS: Lembre-se de instalar o imagemagick para capturar a tela.
Basta digitar
sudo apt-get install imagemagick
Abraços e até a próxima.
Quer conhecer o ubuntu?
Acesse: http://ubuntu-br.org/