Playstation 3 terá controle de movimento – oh doce ironia.
11 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaSou fã do Wii. Acho que foi uma tacada de mestre da Nintendo a criação de um console barato e com inovadores controles de movimento que foram taxados como “brinquedinhos” e “moda” pelos jogadores mais “hardcore” e pela própria Sony, criadora do PS3. Agora, vejam só, a Sony vai lançar seu próprio sistema de controle de movimentos e é igual ao do Wii, com direito até a um equivalente ao Nunchuk. Sem fio, claro.
Eu não vejo nada demais nisso, sempre disse que o PS3 ficaria fantástico com um controle como do Wii. Meu desejo foi satisfeito mas que é irônico, isso é
II Encontro Livre: memórias do 1º dia
11 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEstamos no primeiro dia do II Encontro Livre de Pernambuco, um evento que propõe discutir temas da cultura livre, hacktivismo e software livre.Infelizmente, não pude estar presente antes das 19h00, mas ainda deu para pegar três ótimas palestras.
A primeira foi com o Fred Ulisses Maranhão, que dividindo sua história como pai-facilitador na palestra Crianças e Software Livre apresentou diversos programas pedagógicos, educativos e de distração que ele recomenda para o uso em casa, curtindo com os filhos. Nota para a dupla de professoras que contribuíram com a palestra, com elogios ao kgeography e ao celestia.
A segunda foi com o Felipe Machado, que preferiu uma conversa a uma palestra, sentado, de igual para igual, apresentando suas ideias para o público sobre a necessidade do homem de consumir o conteúdo que ele mesmo produz -- um assunto que envolve, é claro, a discussão moral sobre pirataria e livre acesso à informação. Ponto alto de sua conversa foi ter terminado sua apologia à cópia de séries e filmes com a seguinte pergunta: "Vai usar 10 mega pra quê?", sendo aplaudido por alguns.
A terceira e última palestra foi proferida pelo Marcelo Ramos, do Serpro, que discursou sobre Software Livre -- uma visão de futuro. Ele apresentou algumas formas de licenciamento de software, discorreu sobre a forma de licenciamento do Windows 2000 (cópia original que ele possui e mostrou no auditório), realmente tolhedora da liberdade de uso do software (i.e., bloco de notas, caluladora e paciência).
O Marcelo é uma figura; Ri por dentro quando ele "encenou" algumas histórias vivenciadas por ele. Ainda conversamos algumas coisas sobre implantação de SL de determinados departamentos da empresa onde trabalho.
O primeiro dia foi muito bom, pelo menos assistindo três palestras interessantíssimas.
Amanhã tem mais!
Tema 9 – Elementary
10 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaTal como prometido no último artigo, tenho todo o prazer de vos apresentar um dos melhores e mais bonitos temas para o Ubuntu, o Elementary.
O Elementary é um tema que tem feito bastante furor dentro da comunidade do Ubuntu, prova disso é o facto de ainda há pouco tempo os autores terem criado um PPA para actualizações, e também porque é referido, e bastante louvado, em quase todos os sites da especialidade.
Um dos objectivos deste tema é ser o mais simples, limpo e user-friendly possível. Atinge esses objectivos na perfeição com a conjugação de ícones, margens de janelas e Docks.
Este projecto elaborado por Daniel Fore foi iniciado em Abril de 2008 e teve como primeiro objectivo ser uma alternativa viável ao KDE, segundo o autor "tudo começou com um simples ícone de pasta azul, e cresceu para um tema de desktop completo, focado uma bela interface". A meu ver, o objectivo foi mais do que conseguido, na minha opinião deveria ser um standart no Ubuntu, e você também o poderá verificar se seguir todos os passos deste artigo.
Modifique o ícone do menu principal do Ubuntu!
10 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO tema padrão do Ubuntu, contém na sua barra do Gnome, três botões que permitem aceder às Aplicações, Locais e ao Sistema. Na minha opinião, estes três botões são, de certa forma, redundantes e, por isso, podiam ser substituídos por um só botão que contenha todas essas opções. Ora, isso é possível com o applet chamado "Menu Principal". O problema deste menu/applet, é que contém um ícone demasiado pequeno e que varia conforme o seu tema de ícones. Assim, neste artigo, explico como pode ter um ícone diferente para o Menu Principal do Ubuntu.
Modifique o ícone do menu principal do Ubuntu!
Easy GUI Window Button Switcher para Lucid (e Karmic)
10 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPara quem deseja mudar o posicionamento dos botões de modo gráfico, aqui vai a dica de um script python criado pelo autor do post original
Easy GUI Window Button Switcher for Lucid (and Karmic) users
Faça o download do script em @ http://eftimie.ro/store/window_controls.py
Clique com o botão direito no script e escolha “Propriedades”. De lá, escolha a aba “Permissões” e marque a caixa ao lado de “Permitir excutar o arquivo como programa.” (ou aproximadamente).
Agora clique duas vezes sobre o arquivo e uma janela como os da tela acima será aberta.
Fonte original: omgubuntu
Alterando a tela de login no Ubuntu karmic
9 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPor padrão o GDM2 ainda não possibilita uma interface para alteração da tela de login. Porém, o GDM2 Setup Team criou uma aplicação em python que executa todo o trabalho pesado.
Para instalar execute os seguintes comandos no terminal:
sudo add-apt-repository ppa:gdm2setup/gdm2setup
sudo apt-get update
sudo apt-get install python-gdm2setup
Após a instalação inicie o aplicativo em Sistema -> Administração -> Login Screen ( GDM2 Setup)
Configure as opções do login:
Configure o plano de fundo:
Configure o tema a ser utilizado:
Agora é só aproveitar o novo tema
GNOME Developer Kit, agora “Fat Free”!
9 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaUPDATE: Obrigado Alberto Ruiz por indicar que o VirtualBox pode usar arquivos .vmdk, então as imagens VMware podem ser usadas para esta finalidade.
Graças ao incrivel trabalho de Zhang “Jesse” Sen e Vladimir Melo, um novo lançamento do GNOME Developer Kit foi publicado! “O que há de novo”, você pergunta? Tudo, já que todos os pacotes são compilados direto do git.gnome.org! Mas isso por si mesmo não é o mais bacana da notícia, mas sim o fato que a imagem final passou por uma “dieta” super rigorosa e no processo perdeu bastante “peso”, passando de 1.4GB monstruosos para menos de 700MB de puro GNOME!!!
From Screenshots |
O Firefox foi chutado para escanteio e substituido pelo Epiphany e codecs e frescuras foram todos removidos para fazer este lançamento super leve para desenvolvedores e tradutores!
Não fique aí com esta cara de mané e baixe uma das imagens agora mesmo:
- x86 VMware (R) Virtual Appliance 636 MB, SHA1: 4b4266fc1a65189d65efd7f3ac51797396babf78
- x86 Appliance ISO 697 MB, SHA1: c3345cadae9c7338d0b92ba0ad1a187930652357
- x86 Parallels, QEMU (Raw Hard Disk) 644 MB, SHA1: e3dbbff4e65f8e086f422885a24d8ee04bc89f44