Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a planetas
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Planeta do Ubuntu Brasil

11 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

APTonCD on Ubuntu Lucid Lynx

13 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Depois de muito tempo sem poder adicionar funcionalidades ou retocar o que já funcionava, decidi resolver um problema no APTonCD que incomodava um grade número de usuários, O comportamento visual ao usar temas diferentes.

Para exemplificar o problema, uma breve introdução: O APTonCD utiliza um esquema de cores para destacar o status dos pacotes em sua lista.

São eles:

  • Pacotes instalados com a mais nova versão;
  • Pacotes não instalados, com a mais nova versão;
  • Pacotes instalados com versão mais antiga;
  • Pacotes não instalados com versão mais antiga;
  • Pacotes “CUSTOM”, adicionados a lista utilizando o botão ‘adicionar’ ou pelo drag ‘n drop utilizando o nautilus;
  • Pacotes BAD, que são os pacotes que não foram corretamente importados pelo APTonCD;

O problema mais comum era mostrar os pacotes com versões mais antigas utilizando uma cor que visualmente alertasse para um pacote antigo, o time de desenvolvimento optou pela cor utilizada no fundo de um Label (Rótulo) para demonstrar um ítem desabilitado, que não responde à eventos do mouse ou do teclado. O resultado pode ser visto na figura abaixo:

Notem a dificuldade para ler as informações dos pacotes adduser (3.110ubuntu7), adobe-flashplugin (10.0.42.34-2karnic1), etc.

Após a mudança, utilizando a cor do tema para inativo do texto e não do fundo, o resultado visual ficou bem melhor.

Junto com a mudança visual vem a utilização da versão mais nova da API do Python-apt.

Muito mais está por vir, aguardem!!!



Como ter o chat do Facebook no Pidgin ou no Empathy

13 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, quer seja no hi5, no Facebook ou até no Twitter. Muitos destes sites já possuem chat para que os utilizadores possam interagir tal como se estivessem num cliente de mensagens instantâneas como é exemplo o Gtalk ou o Messenger. A grande vantagem destes sites é o facto de se conhecer muitas pessoas, sejam elas do nosso País ou do Estrangeiro, ou seja, há uma globalização, sem a necessidade de andar a partilhar o endereço electrónico para que haja contacto em tempo real.


Como ter o chat do Facebook no Pidgin ou no Empathy



Novidades no visual do Central de Programas do Ubuntu

13 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Atualizei o Ubuntu e vi a imagem abaixo, o visual moderno da Central de Programas do Ubuntu, na coluna da esquerda alguns ppa que eu uso.

Abaixo o exemplo do Medibuntu que já está funcionando para o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx com vários codecs e programas adicionais.

Para ajudar na tradução da descrição dos pacotes da Central de Programas do Ubuntuveja o projeto NightMonkey, saiba como fazer parte do time de tradução aqui.

Meu twitter: @AndreGondim

Abraços e boa sorte!! ;)
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe

, caso seja



UFBA é oitava instituição brasileira a utilizar o Ubuntu

13 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Com o empenho do Rafael Gomes, foi viabilizado mais espelho de repositório no Brasil, veja a notícia divulgada oficialmente no portal de notícias da UFBA. Segue abaixo:

No dia 2 de março, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Processamento de Dados (CPD), passou a ser uma das oito instituições brasileiras a hospedar oficialmente o repositório da distribuição Ubuntu. Trata-se de uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, sendo uma das que mais cresce no mundo. Tem como principais características a facilidade de uso e de instalação. Segundo o site http://www.ubuntu-br.org/ubuntu, “ubuntu” é uma antiga palavra africana que significa algo como “humanidade para os outros”, ou ainda “sou o que sou pelo que nós somos”. O repositório do Ubuntu na UFBA está localizado no endereço http://ubuntu.ufba.br/ubuntu/.

Meu twitter: @AndreGondim

Abraços e boa sorte!! ;)
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe



Valve Corporation libera a Steam e código fonte para o MacOSX®

12 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A empresa Valve Corporation anunciou esta semana (08/03/2010), que os jogos terão versões nativos para a plataforma MacOSX®.

Jogos conhecidos como: Counter Strike, Left 4 Dead, Team Fortress e a série Half Life, estarão presentes, sendo que anteriormente só era exclusivo para a plataforma da Microsoft Windows® e os jogos de versões recentes da Valve Corporation estará disponível em Abril/2010.

Anunciado neste link (em inglês):  http://store.steampowered.com/news/3569

Mas ai vem a pergunta, o que tem a ver com o GNU/Linux?  Bem, os desenvolvedores da Valve Corporation estão utilizando o “engine completo do OpenGL” para estes jogos. Onde podemos imaginar futuramente em termos nativamente também para as distribuições GNU/Linux.

Mas imaginar futuramente em ter estes jogos nativamente para GNU/Linux, sem que a maioria dos usuários do pinguim manifestar-se não ira resultar em nada. Porque a empresa disse que somente o MacOSX® é uma ótima plataforma, com desempenho gráfico e som excelentes, com alta qualidade de internet para os usuários de Mac e sem mencionar que é mais lucrativo desenvolver jogos do que para plataforma GNU/Linux onde acham que não passamos nem 1% de usuários.

Existe um link comunitário do Steam GNU/Linux onde milhares de usuários estão demonstrando para exigir a versão para as distribuições GNU/Linux:

http://steamcommunity.com/groups/steamnux

Faça sua solicitação (petition), anuncie para os seus amigos para demonstrarmos que existe um mercado real usando GNU/Linux.



Customizando o Ubuntu para elas.

12 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Se você é casado, assim como eu, ou tem uma namorada, mãe, irmã, amiga, cunhada, sobrinha, enfim, qualquer mulher que usa computador e a mesma acha que o Ubuntu é coisa de homem porque é meio marrom(não será mais), e tem isso como uma desculpa para não usa-lo, então siga lendo esse post, fiz ele pensando em você. Abaixo vou demonstrar como deixar o nosso Ubuntu como um visual mais agradável a elas, para tal feito, conto com o bom gosto e empenho do pessoal do projeto bisigi, as imagens que mostrarei abaixo foram retiradas do mesmo.

Primeiro vamos adicionar o repositório, para isso, abra um terminas e digite:

sudo add-apt-repository ppa:bisigi/ppa && apt-get update

Em seguida:

sudo apt-get install bisigi-themes

Após a instalação, basta ir ao menu Sistema > Preferências > Aparência e selecionar o tema ellanna,  o Ubuntu dela ficará como as imagens abaixo.

No meu caso mudei a barra de menus para baixo, para isso clique na barra de menus com o botão direito > Propriedades  e no campo Orientação selecione Inferior.

Pronto, aposto que você ganhará alguns pontos com ela, assim como eu ganhei com a Vânia (minha esposa) que desde então está super feliz com a velocidade e beleza de sua maquina e nunca mais quis saber de ver aquele monte de grama no morro. ;)

Abraço a todos e como sempre, críticas construtivas e comentários são sempre bem vindos.



Ubuntu + XBMC + Nvidia ION = HTPC de baixo custo e alta qualidade. Atualização.

12 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá.

Continuando minha saga pelo HTPC perfeito, descobri uma falha no meu projeto anterior: sobreaquecimento. Eu não havia notado à princípio mas depois de algum tempo tocando conteúdo FullHD, notei que o vídeo começava a ficar entrecortado embora não perdesse o sincronismo. Isso me fez investigar e descobri que o chipset ION estava diminuindo o clock por causa de aquecimento. Abri uma janela sobre o dissipador do chipset mas resolvi o problema apenas parcialmente. Dependendo das condições de temperatura ambiente e do que está sendo tocado, o problema retorna, embora em menor grau. Eu provavelmente vou instalar algum tipo de ventilação forçada mas já decidi que, apesar de elegante, o gabinete original simplesmente não funciona bem como HTPC por causa de um projeto térmico ruim.

Eu já havia mesmo decidido mudar a placa para um outro gabinete que tenho aqui mas isso se mostrou inviável pois esta placa tem um desenho de conectores e botões totalmente integrado ao gabinete original. Iria precisar de muitas modificações físicas para adapta-la a um gabinete mais convencional então eu simplesmente vou comprar uma Mini-ITX equivalente.

De qualquer maneira, este contra-tempo não invalida a combinação que escolhi, só o desempenho térmico do equipamento que adotei não condiz com o uso que pretendo fazer.

Assim que fizer o “transplante”, postarei os resultados.



Macaco da Noite ajuda na tradução

12 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O NightMonkey é um projeto de um dos LoCos do Ubuntu. Neste projeto há uma interface com todos os pacotes de descrição de programas que são usados na Central de Programas do Ubuntu. E este projeto tem uma interface que ajuda a achar pacotes precisando de tradução.

Acima está a imagem de exemplo. Para acessá-lo vá em:

http://nightmonkey.ubuntu.hu/

Mais informações no wiki oficial.

Meu twitter: @AndreGondim

Abraços e boa sorte!! ;)
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe



Desculpas

12 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Desde ontem este humilde blog está agregado ao Planeta Ubuntu Brasil, mas por um pequeno contratempo todas as minhas postagens, e não apenas as sobre o Ubuntu estavam sendo publicadas, já que passei o endereço incorreto do feed.

Peço desculpas a todos que se sentiram incomodados com isto, e agora somente as postagens corretas serão exibidas, seja no site, seja no seu leitor de feeds.



Porque (eu penso) que o Ubuntu é melhor que o Windows

11 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Quando há a comparação entre sistemas, sempre vamos aos pontos onde nos chamam mais a atenção. No Ubuntu não há vírus e há poucos malwares. Uma cópia do sistema não custa nada. Você pode fazer quantas copiar quiser, alterar e fazer o Ubuntu a sua maneira.

Alguns exemplos feitos no Ubuntu que no Windows seria mais difícil:

  • Suporte a hardware: o suporte que já vem com o Ubuntu à hardware já é bem grande, e lembre-se, funciona já na instalação, não é necessário baixar, instalar, reiniciar. Sim, há casos específicos, mas em sua maioria já vem disponível. Alguns exemplos captados:

Impressora/Digitalizador/Fax da HP – tudo funciona perfeitamente, incluindo os slots de cartão de memória, e ser fácil de achar na rede.
Impressora Epson – no meu caso foi só conectar ao Ubuntu, apenas precisei de um pacote para a instalação do digitalizador incluso.
Dongles Bluetooth – nunca teve uma única falha, e eu comprei alguma não muito bons realmente aparelhos baratos aqui, onde normalmente eu ser cauteloso sobre o suporte de hardware. (experiência do popey, base deste texto)
Ortek controle remoto infravermelho – uma vez mais, eu só conectar o receptor USB de infravermelhos e ele estava funcionando antes de eu colocar as pilhas no controle remoto. (tamem experiência do popey)
Modem 3G – em sua grande maioria é só conectar e configurar, bem como mostrei aqui.
Apple USB Adaptador Ethernet – diferente do que está na caixa onde diz “Apenas compatível com o Macbook Air”. Este é executado na metade interna do meu firewall. (também experiência do popey)
Nintendo Wii Adaptador USB Ethernet – a lista continu (também experiência do popey)

Claro que nem tudo sai funcionando de cara, sempre há algum dispositivo que tem dificuldade com o Ubuntu, porém em sua maioria atual já vem funcionando ao instalar.

Acesso a 4GB de memória ram em um processador de 32 bits.

Muitos sistema operacionais de 32 bits incluindo Windows XP, Windows Vista e Windows 7 não gerenciam muito bem memória acima de 3GB. Desde o Ubuntu 9.10 caso haja mais de 3GB na detecção só é necessário instalar o pacote PAE para habilitar o gerenciamento no Kernel. E só, não é preciso mais nada, com este pacote você terá acesso a toda memória ram existente, Não será preciso mudar para 64 bits para isso.

Criador de disco inicializável

Após baixar uma imagem ISO do Ubuntu, uma forma fácil de testar e fazer uso é o live pen, assim economizando o uso de CD.

O programa ainda prepara o pen drive para criar um sistema consistente de 1GB caso deseje.

Estes são alguns pontos que o Popey escreveu, para mais veja aqui.

Fiz algumas inclusões de minhas experiências, sei que faltou muito e haverá ainda muita sugestão.

Meu twitter: @AndreGondim

Abraços e boa sorte!! ;)
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe