Quando há a comparação entre sistemas, sempre vamos aos pontos onde nos chamam mais a atenção. No Ubuntu não há vírus e há poucos malwares. Uma cópia do sistema não custa nada. Você pode fazer quantas copiar quiser, alterar e fazer o Ubuntu a sua maneira.
Alguns exemplos feitos no Ubuntu que no Windows seria mais difícil:
- Suporte a hardware: o suporte que já vem com o Ubuntu à hardware já é bem grande, e lembre-se, funciona já na instalação, não é necessário baixar, instalar, reiniciar. Sim, há casos específicos, mas em sua maioria já vem disponível. Alguns exemplos captados:
Impressora/Digitalizador/Fax da HP – tudo funciona perfeitamente, incluindo os slots de cartão de memória, e ser fácil de achar na rede.
Impressora Epson – no meu caso foi só conectar ao Ubuntu, apenas precisei de um pacote para a instalação do digitalizador incluso.
Dongles Bluetooth – nunca teve uma única falha, e eu comprei alguma não muito bons realmente aparelhos baratos aqui, onde normalmente eu ser cauteloso sobre o suporte de hardware. (experiência do popey, base deste texto)
Ortek controle remoto infravermelho – uma vez mais, eu só conectar o receptor USB de infravermelhos e ele estava funcionando antes de eu colocar as pilhas no controle remoto. (tamem experiência do popey)
Modem 3G – em sua grande maioria é só conectar e configurar, bem como mostrei aqui.
Apple USB Adaptador Ethernet – diferente do que está na caixa onde diz “Apenas compatível com o Macbook Air”. Este é executado na metade interna do meu firewall. (também experiência do popey)
Nintendo Wii Adaptador USB Ethernet – a lista continu (também experiência do popey)
Claro que nem tudo sai funcionando de cara, sempre há algum dispositivo que tem dificuldade com o Ubuntu, porém em sua maioria atual já vem funcionando ao instalar.
Acesso a 4GB de memória ram em um processador de 32 bits.
Muitos sistema operacionais de 32 bits incluindo Windows XP, Windows Vista e Windows 7 não gerenciam muito bem memória acima de 3GB. Desde o Ubuntu 9.10 caso haja mais de 3GB na detecção só é necessário instalar o pacote PAE para habilitar o gerenciamento no Kernel. E só, não é preciso mais nada, com este pacote você terá acesso a toda memória ram existente, Não será preciso mudar para 64 bits para isso.
Criador de disco inicializável
Após baixar uma imagem ISO do Ubuntu, uma forma fácil de testar e fazer uso é o live pen, assim economizando o uso de CD.
O programa ainda prepara o pen drive para criar um sistema consistente de 1GB caso deseje.
Estes são alguns pontos que o Popey escreveu, para mais veja aqui.
Fiz algumas inclusões de minhas experiências, sei que faltou muito e haverá ainda muita sugestão.
Meu twitter: @AndreGondim
Abraços e boa sorte!!
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe
0sem comentários ainda