Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a planetas
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Planeta do Ubuntu Brasil

11 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Linus Torvalds confirma o kernel 4.0 e lança RC1

24 de Fevereiro de 2015, 10:14, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Em vez de 3.20, Linus Torvalds confirmou que a próxima versão estável do núcleo do Linux será o kernel 4.0 e já lançou o RC1 dele. Entenda melhor essa história e conheça algumas novidades do próximo kernel.
kernel 4.0
Em recente mensagem para o Linux Kernel Mailing List (LKML), Linus informou que estava pulando a numeração do kernel de 3.19 para 4.0 e já lançou o primeiro release candidate dessa versão. Esta versão RC1 é a primeira versão de desenvolvimento do que será do kernel Linux 4.0 em cerca de 3-4 meses. A versão final do kernel do Linux 4.0 provavelmente irá chegar até o verão americano (entre junho e setembro), quando todos os mantenedores do kernel irão sair de férias.

A confirmação veio pouco tempo depois da conclusão da enquete feita por Linus Torvalds no Google Plus. Com isso, a próxima versão do kernel Linux será 4.0 em vez de 3.20, opção que ganhou com 56% dos votos dos usuários.

Mesmo com essa grande mudança, o salto é apenas na numeração. Pois Linus Torvalds assegurou que essa mudança número de versão não trará qualquer característica maior ou quebrará a compatibilidade com versões anteriores.

De importante mesmo, o kernel Linux 4.0 irá incluir o tão esperado live patching. Esse recurso permitirá que os usuários apliquem patches de segurança, incluam novos módulos e outros recursos no kernel, sem ter de reiniciar o sistema operacional.

Entre outras melhorias planejadas para o novo Linux Kernel 4.0 estão o suporte para zIntel Quark SoC, TPM 2.0 e IBM z13, além de melhorias em matéria de suporte de hardware para laptops Toshiba, Logitech HID++ e placas gráficas AMD e Nvidia.

Conheça melhor o kernel 4.0

Para saber mais sobre o kernel 4.0, acesse a nota de lançamento.

Via lffl linux freedom e Linux Veda

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.



Canonical lança guia para criar ROM do Ubuntu Phone para dispositivos Android

23 de Fevereiro de 2015, 13:10, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Inesperadamente a Canonical lançou um guia oficial para desenvolvedores que quiserem criar ROM do Ubuntu Phone para dispositivos com Android.
ROM do Ubuntu Phone
A chegada do BQ Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, o primeiro smartphone do mundo a vir com o novo sistema operacional mobile da Canonical por padrão, levantou a dúvida sobre como seria o suporte do sistema a dispositivos que já vem com o Android pré instalado.ubub30

A questão foi surgiu porque para o desenvolvimento do Ubuntu Phone, a Canonical decidiu trabalhar apenas com dois dispositivos: o smartphone Google Nexus 4 e o tablet Nexus 7 em 2013 (além do novo BQ Aquaris e do futuro dispositivo Meizu e etc.). Contudo, é possível instalar o sistema operacional móvel também em alguns dispositivos com Android através de imagens ROM de terceiros.

Agora, respondendo a essa questão, a Canonical lançou um guia oficial para facilitar a portabilidade de Ubuntu Phone. Esse guia permitirá que os desenvolvedores possam trabalhar no desenvolvimento de novas ROM do sistema e consigam levar o sistema para smartphones e tablets que vem com o Android pré-instalado.

Como se trata de desenvolvimento de imagens ROM, percebe-se que o Ubuntu Phone para dispositivos com Android não será tão simples, no entanto, com esse guia a Canonical quer incentivar os desenvolvedores a trabalhar no novo sistema operacional móvel. Mas o suporte não se resume apenas ao guia, as futuras imagens ROM do Ubuntu Phone também receberão atualizações OTA (Over-The-Air), de modo que os usuários poderão ter seus dispositivos sempre atualizados pela própria Canonical.

Para ver esse o guia oficial da Canonical, clique nesse link.

Via lffl linux freedom

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.



Como instalar o Calibre no Linux de um jeito simples

23 de Fevereiro de 2015, 10:44, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Se você procura uma forma de gerenciar seus livros eletrônicos, experimente instalar o Calibre no Linux. O programa pode tornar o controle de seus e-books muito mais simples.
calibre no Linux
Calibre é um software de gerenciamento de livros eletrônicos de código aberto, com muitos recursos interessantes, incluindo a conversão de e-book, visualizador de e-book, biblioteca para sincronização com leitor de ebook e suporte para os formatos de e-book mais populares como epub, cbz, mobi, fb2 e etc. Por ser multiplataforma, o aplicativo funciona em Linux, Windows e Mac OS X.

O programa possui um editor de ebooks (que permite modificar ebooks já convertidos) com suporte aos populares formatos EPUB e AZW3 (Kindle) e também um suporte para dispositivos MTP (Android phones/tablets) no Mac OS X e o suporte para os sites General Knowledge Today, BBC Arabic, TIME Magazine, The Atlantic, Down to Earth, Heraldo de Aragón, Radikal (portal turco), Wired Daily Edition e Orange County Register.

A última versão disponível do Calibre é a 2.20.0, que traz algumas melhorias e diversas correções de bugs. Para ver com detalhes todas as novidades dessa versão, acesse esse link.

Conheça melhor o Calibre

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Como instalar o Calibre no Linux

Para a grande maioria das distribuições Linux ainda não existe um repositório disponível para o Calibre 2.20.0, mas os desenvolvedores do programa fornecem um instalador em Python para instalar a versão mais recente do programa. Por isso, para instalar o Calibre no Linux, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale o Calibre no Linux, executando o seguinte comando (lembre-se de usar aspas simples e duplas, caso o site exiba o site esteja exibindo aspas inglesas):

sudo -v && wget -nv -O- https://raw.githubusercontent.com/kovidgoyal/calibre/master/setup/linux-installer.py | sudo python -c "import sys; main=lambda:sys.stderr.write('Download failed\n'); exec(sys.stdin.read()); main()"

Passo 3. Após a instalação, se seu ambiente gráfico atual suportar, crie um lançador para o programa, executando um editor de texto com o comando (se for preciso, use outro editor de textos e substitua “gedit” por ele):

sudo gedit /usr/share/applications/calibre.desktop

Passo 4. Copie o conteúdo abaixo e cole ele no arquivo aberto. Em seguida, salve e feche o arquivo;

[Desktop Entry]
Version=1.0
Type=Application
Terminal=false
Name=calibre
Exec=/opt/calibre/calibre
Icon=/
Categories=Application;

Como instalar o Calibre no Arch Linux e derivados

Para Arch Linux, Manjaro, Antergos e outros sistemas baseados no Arch Linux, Calibre está disponível através do repositório AUR. Nesse caso, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, instale o yaourt com o comando;

sudo pacman -Sy yaourt

Passo 3. Agora use o comando abaixo para instalar o Calibre;

sudo yaourt calibre

Executando e configurando o Calibre

Passo 1. Depois de instalado, execute o atalho do programa ou digite calibre em um terminal;
Passo 2. Na primeira inicialização, será exibida uma sequencia de telas do assistente de inicialização do Calibre. Na primeira delas, selecione o fabricante do seu dispositivo de livros digitais, depois o dispositivo e em seguida, clique no botão “Seguinte”.
calibre no Linux
Passo 3. Na próxima tela, se necessário, marque a marque a opção “Ligar servidor de conteúdo” para poder acessar sua coleção de livros do Calibre diretamente no dispositivo, via rede sem fio. Para continuar, clique no botão “Seguinte”;
calibre no Linux
Passo 4. Na última tela, apenas clique no botão “Concluir”.
calibre no Linux

Pronto! A partir de agora você já pode começar a fazer o gerenciamento de livros digitais com o Calibre e organizar a sua biblioteca.

Desinstalando o Calibre no Linux

Se você instalou o Calibre no Linux usando o primeiro método e depois precisar desinstalar o programa, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Apague a pasta, o link e o atalho criados pelo instalador, usando esse comando;

sudo rm -Rf /opt/calibre*
sudo rm -Rf /usr/bin/calibre*
sudo rm -Rf /usr/share/applications/calibre.desktop

Desinstalando o Calibre no Arch Linux e derivados

Se depois você precisar desinstalar o programa no Arch Linux e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 4. Use o comando abaixo, para desinstalar o programa;

sudo yaourt -Rsn calibre

Via LinuxGeek

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.



Como instalar um menu global no XFCE com TopMenu

23 de Fevereiro de 2015, 10:14, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Quer usar um menu global XFCE? então veja com instalar o plugin do TopMenu nesse ambiente para conseguir esse recurso e aproveitar melhor a tela do desktop.
menu global xfce
Para economizar espaço na tela, o ambiente Unity usa menus globais no mesmo estilo do Mac OS X, que integra a barra de menus das aplicações no painel superior do desktop. Assim, ao clicar em uma janela, o menu do aplicativo selecionado aparece no painel superior do ambiente. Infelizmente, usuários do Xfxe não possuem esse recurso.

Mas você se lembra do TopMenu? O programa é um menu global independente que até recentemente só suportava o ambiente MATE. A boa notícia é que o desenvolvedor do TopMenu adicionou um novo plugin, que permite utilizar o programa no painel do ambiente Xfce.

Por padrão, TopMenu suporta plenamente aplicações GTK2 e, de acordo com a wiki dele, GTK3 é parcialmente suportado. Além disso, existem plugins adicionais para aplicações Qt4 e Mozilla (Firefox, Thunderbird e Zotero).

Se você quiser experimentá-lo, saiba que o TopMenu não vem com suporte a múltiplos monitores (apenas um applet pode ser usado, por isso, se você tem dois monitores com dois painéis no topo, você só pode colocar TopMenu em um deles), não suporta transparência, e mais importante, ele não se encaixa bem com muitos temas Xfce. Um dos poucos que parece funcionar bem com o TopMenu é o Numix.

Antes de instalar, observe que TopMenu não é considerado estável, de modo que você pode encontrar bugs! Use por sua conta e risco! Se você encontrar problemas não relacionados com a embalagem, comunicá-las nesse link.

Conheça melhor o TopMenu

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Como instalar um menu global XFCE com TopMenu

Para instalar um menu global XFCE com TopMenu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo add-apt-repository -y ppa:webupd8team/mate

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o “xfce4-topmenu-plugin”, bem como outros plugins extras.

sudo apt-get install xfce4-topmenu-plugin libtopmenu-gtk3 libtopmenu-qt topmenu-mozilla-extension -y

Passo 5. Após a instalação do plugin, você tem reiniciar reiniciar a sessão Xfce para poder carregar os módulos do TopMenu. Para isso, saia do ambiente e depois faça login;
Passo 6. Clique com botão direito no painel Xfce e no menu que aparece, clique na opção “Painel” e a seguir, em “Preferências do painel”;
menu global xfce
Passo 7. Em “Preferências do painel”, clique na aba “Itens”
menu global xfce
Passo 8. Na aba “Itens”, clique no símbolo de adição “+”. Na tela que aparece, pesquise ou desça a tela para encontrar o item “TopMenu”. Clique nele e depois no botão “Adicionar”. Arraste e posicione o TopMenu no inicio da listagem da aba “Itens” (ou onde você achar que fica melhor). Clique no botão “Fechar” de ambas as telas, para finalizar o procedimento;
menu global xfce

Usuários do Arch Linux pode instalar topmenu para Xfce via AUR.

Para outras distribuições Linux, consulte as instruções da wiki do aplicativo.

Pronto! Agora, sempre que você estiver usando um aplicativo, o menu dele aparecerá automaticamente no painel do Xfce.

Como remover o menu global com TopMenu no XFCE

Se depois você precisar desinstalar, faça o seguinte:
Passo 1. Remova o plugin do painel;
Passo 2. Abra um terminal;
Passo 3. Use o comando abaixo para remover o plugin;

sudo apt-get remove xfce4-topmenu-plugin libtopmenu-gtk3 libtopmenu-qt topmenu-mozilla-extension

Via UbuntuHandbook e WeUpd8

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.



Como instalar um menu global no XFCE com TopMenu

23 de Fevereiro de 2015, 10:14, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Quer usar um menu global XFCE? então veja com instalar o plugin do TopMenu nesse ambiente para conseguir esse recurso e aproveitar melhor a tela do desktop.
menu global xfce
Para economizar espaço na tela, o ambiente Unity usa menus globais no mesmo estilo do Mac OS X, que integra a barra de menus das aplicações no painel superior do desktop. Assim, ao clicar em uma janela, o menu do aplicativo selecionado aparece no painel superior do ambiente. Infelizmente, usuários do Xfxe não possuem esse recurso.

Mas você se lembra do TopMenu? O programa é um menu global independente que até recentemente só suportava o ambiente MATE. A boa notícia é que o desenvolvedor do TopMenu adicionou um novo plugin, que permite utilizar o programa no painel do ambiente Xfce.

Por padrão, TopMenu suporta plenamente aplicações GTK2 e, de acordo com a wiki dele, GTK3 é parcialmente suportado. Além disso, existem plugins adicionais para aplicações Qt4 e Mozilla (Firefox, Thunderbird e Zotero).

Se você quiser experimentá-lo, saiba que o TopMenu não vem com suporte a múltiplos monitores (apenas um applet pode ser usado, por isso, se você tem dois monitores com dois painéis no topo, você só pode colocar TopMenu em um deles), não suporta transparência, e mais importante, ele não se encaixa bem com muitos temas Xfce. Um dos poucos que parece funcionar bem com o TopMenu é o Numix.

Antes de instalar, observe que TopMenu não é considerado estável, de modo que você pode encontrar bugs! Use por sua conta e risco! Se você encontrar problemas não relacionados com a embalagem, comunicá-las nesse link.

Conheça melhor o TopMenu

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Como instalar um menu global XFCE com TopMenu

Para instalar um menu global XFCE com TopMenu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo add-apt-repository -y ppa:webupd8team/mate

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o “xfce4-topmenu-plugin”, bem como outros plugins extras.

sudo apt-get install xfce4-topmenu-plugin libtopmenu-gtk3 libtopmenu-qt topmenu-mozilla-extension -y

Passo 5. Após a instalação do plugin, você tem reiniciar reiniciar a sessão Xfce para poder carregar os módulos do TopMenu. Para isso, saia do ambiente e depois faça login;
Passo 6. Clique com botão direito no painel Xfce e no menu que aparece, clique na opção “Painel” e a seguir, em “Preferências do painel”;
menu global xfce
Passo 7. Em “Preferências do painel”, clique na aba “Itens”
menu global xfce
Passo 8. Na aba “Itens”, clique no símbolo de adição “+”. Na tela que aparece, pesquise ou desça a tela para encontrar o item “TopMenu”. Clique nele e depois no botão “Adicionar”. Arraste e posicione o TopMenu no inicio da listagem da aba “Itens” (ou onde você achar que fica melhor). Clique no botão “Fechar” de ambas as telas, para finalizar o procedimento;
menu global xfce

Usuários do Arch Linux pode instalar topmenu para Xfce via AUR.

Para outras distribuições Linux, consulte as instruções da wiki do aplicativo.

Pronto! Agora, sempre que você estiver usando um aplicativo, o menu dele aparecerá automaticamente no painel do Xfce.

Como remover o menu global com TopMenu no XFCE

Se depois você precisar desinstalar, faça o seguinte:
Passo 1. Remova o plugin do painel;
Passo 2. Abra um terminal;
Passo 3. Use o comando abaixo para remover o plugin;

sudo apt-get remove xfce4-topmenu-plugin libtopmenu-gtk3 libtopmenu-qt topmenu-mozilla-extension

Via UbuntuHandbook e WeUpd8

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.



Resumo semanal – 16/02/2015 a 22/02/2015

22 de Fevereiro de 2015, 10:14, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Compartilhe isso ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someoneDigg this

Você sabia que já saiu a segunda grande atualização do Ubuntu 14.04 ou que o Lubit 5 também já está disponível para download? Não? Pois é, se você ainda não sabia disso é porque perdeu essa postagem, mas não se preocupe, leia o resumo semanal do blog e se atualize.
resumo semanal
Mas você já deve saber como fazer para instalar o cliente Viber ou o Google Earth no Linux? Se ainda não sabe nada disso, confira a seguir tudo que foi postado no Blog durante essa semana e se informe sobre isso e muito mais.

Resumo semanal do Blog do Edivaldo de 16/02/2015 a 22/02/2015

16/02/2015

17/02/2015

18/02/2015

19/02/2015

20/02/2015

21/02/2015

Ubuntu 14.10

O Ubuntu 14.10 já está disponível para download e se você quiser baixar a nova versão do Ubuntu, acesse os links nessa postagem.

Como gravar a imagem ISO do Ubuntu 14.10

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO

Como atualizar do 14.04 para o 14.10

Quem precisar atualizar do 14.04 para o 14.10, basta seguir esses tutoriais:
Desktop
Como atualizar o Ubuntu Desktop da versão 14.04 para a 14.10
Como atualizar o Ubuntu Server para uma nova versão

Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 14.10

Para quem acabou de mudar para o Ubuntu 14.04, uma boa ideia é dar uma olhadas na últimas dicas de coisas para fazer depois de instalar o sistema:
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 14.10

Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 14.04

Para quem ainda está no Ubuntu 14.04, uma boa ideia é dar uma olhadas nas últimas dicas de coisas para fazer depois de instalar o sistema:
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 14.04


Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.



Ubuntu 14.04.2 LTS disponível para download/atualização

20 de Fevereiro de 2015, 14:43, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Foi lançada a segunda grande atualização do sistema da Canonical, o Ubuntu 14.04 LTS nessa sexta-feira (20), com correções de segurança, novo kernel (3.16) e X atualizado.
Ubuntu 14.04.2
Ubuntu 14.04.2 LTS inclui Kernel Linux 3.16 e uma versão atualizada do servidor de exibição Xorg, a mesma liberada para a versão 14.10. O Kernel Linux 3.16 foi lançado em agosto de 2014. Ele apresenta suporte a ARM 64 bits EFI stub, novo Synaptics input driver, o suporte inicial a GK20A, e muito mais.

Para mais detalhes sobre essa atualização, consulte este artigo.

Como instalar o programa no Ubuntu e seus derivados

Para instalar o programa no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 3. Agora, atualize o sistema com o comando:

sudo apt-get upgrade

Passo 4. Se você estiver usando uma versão desktop do Ubuntu, para receber o Kernel 3.16 e o stack X atualizado, você tem que instalar os pacotes manualmente, executando o comando:

sudo apt-get install --install-recommends linux-generic-lts-utopic xserver-xorg-lts-utopic libgl1-mesa-glx-lts-utopic libegl1-mesa-drivers-lts-utopic

Passo 5. Se você estiver usando uma versão servr do Ubuntu, para receber o Kernel 3.16 e o stack X atualizado, você tem que instalar os pacotes manualmente, executando o comando:

sudo apt-get install --install-recommends linux-generic-lts-utopic

Passo 6. Depois, você pode precisar atualizar o Grub após a instalação, usando o comando:

sudo update-grub

Passo 7. Reinicie o sistema com o comando;

sudo reboot

Passo 8. Finalmente, verifique a sua versão do sistema operacional através do comando;

cat /etc/issue && uname -sr

Baixando o Ubuntu 14.04.2 LTS

Se preferir, você pode baixar e atualizar usando a imagem ISO do Ubuntu 14.04.2 LTS, acessando o link abaixo:
Ubuntu 14.04.2 LTS
Para as outras variantes do sistema, acesse os links abaixo e procure pelo Ubuntu 14.04.2 LTS:

Como gravar a imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esses tutoriais:
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como gravar uma imagem ISO no Nautilus

Via UbuntuHandbook

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.



Veja como baixar apps no PC com o Google Play Downloader

20 de Fevereiro de 2015, 9:44, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Que tal baixar apps no PC e guardar seu arquivos APKs da loja Google Play no seu computador? Para fazer isso, basta instalar o Google Play Downloader no Ubuntu e começar a usar.
baixar apps no pc
Google Play Downloader é um simples aplicativo de código aberto que pode ser usado para baixar apps no PC e guardar APKs da loja Google Play para o seu computador. De acordo com seu desenvolvedor, o aplicativo foi criado porque ele “não gostava que seu sistema Android AOSP fosse manchado por serviços de raiz do Google, nem sendo arquivados no banco de conta Google”.

O Google Play Downloader não é uma ferramenta de pirataria e não permitirá que você baixe aplicativos e jogos pagos. A ferramenta só pode baixar jogos e aplicativos gratuitos e é útil se você quiser fazer backup de arquivos Android APK para o seu computador, se você não que instalar alguns aplicativos diretamente via Googe Play por questões de privacidade ou por outros motivos (por exemplo, você pode usá-lo com o Genymotion, que já não inclui mais a loja Google Play em suas imagens Android) e assim por diante.

A aplicação tem tudo que você precisa baixar APKs, como uma conta do Gmail e o Android ID, mas você pode mudar isso (por exemplo, você pode criar uma conta do Gmail especialmente para isso) a partir das configurações do Google Play Downloader. Contudo, se você alterar o endereço de e-mail nas configurações do programa, certifique-se de clicar no botão “Generate new Android ID” (Gerar novo Android ID) ou então o download de APKs não irá funcionar.

Conheça melhor o Google Play Downloader

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Nota importante para usuários do Ubuntu: o pacote deb do programa só funciona com o Ubuntu 14.04 e 14.10. Para o Ubuntu 14.04, você vai precisar baixar python-NDG-httpsclient a partir desse link e instalar ele antes de tentar instalar o Google Play Downloader.

Instalando o Google Play Downloader no Ubuntu e derivados

Para instalar o Google Play Downloader no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (No Unity, use o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Use o comando abaixo para baixar o pacote de instalação do programa:

wget https://codingteam.net/project/googleplaydownloader/download/file/googleplaydownloader_1.4-1_all.deb

Passo 3. Agora instale o programa com o comando:

sudo dpkg -i googleplaydownloader_1.4-1_all.deb

Passo 4. Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:

sudo apt-get install -f -y

Instalando o Google Play Downloader no Arch Linux

Usuários do Arch Linux pode instalar o Google Play Downloader via AUR .

Usando o Google Play Downloader

Depois de instalado, execute o programa digitando googleplaydownloader no Dash ou em um terminal. Na tela do programa digite o nome do aplicativo no campo de busca e tecle “enter”. Depois, selecione os itens que quer baixar e clique no botão “Download selected APK(s)”.

Via WebUpd8

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.



Como instalar o gerenciador de senhas Enpass no Linux

20 de Fevereiro de 2015, 9:14, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O gerenciador de senhas Enpass agora possui uma versão para Linux. Por isso, se você quiser testá-lo, veja como instar o programa nesse sistema.
gerenciador de senhas Enpass
Enpass é um gerenciador de senhas multi-plataforma que recebeu uma grande atualização recentemente e, com ela, o aplicativo recebeu uma versão para Linux (64 bits apenas).

Enquanto o gerenciador de senhas Enpass não é um software de código aberto, ele usa SQLCipher, uma extensão open source para SQLite que fornece criptografia AES de 256-bit transparente de arquivos de banco de dados, e a versão desktop (Linux, Windows e Mac) é gratuita.

O que faz o programa interessante é que ele é multiplataforma, possuindo versões para iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, e para desktops: Windows, Mac e Linux. O Enpass também possui uma ferramenta embutida de backup/sincronização para Dropbox, Google Drive, OneDrive e Box.

Outras características do Enpass:

  • Usa motor SQLCipher com criptografia AES-256 bit – você pode ler mais sobre isso na página de segurança do Enpass;
  • Além de senhas, o aplicativo pode ser usado para armazenar várias outras informações seguras, como informações de cartão credito, notas seguras e etc;
  • Possui um gerador de senha com indicador de força e opção de usar gerar senhas pronunciáveis;
  • Mecanismo de bloqueio automático: o aplicativo pode bloquear automaticamente ou quando o aplicativo estiver ocioso ou quando o sistema estiver ocioso por um número de minutos;
  • Pode importar as senhas de outros gerenciadores de senha (suporta TXT, CSV e XML);
  • Busca embutido, categorias organizáveis ​​com suporte para pastas personalizadas, campos personalizáveis ​​para cada categoria e muito mais.
  • Para ver o gerenciador de senhas Enpass para Linux em ação, assista o vídeo abaixo:
    [embedded content]

    Conheça melhor o gerenciador de senhas Enpass

    Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

    Como instalar o gerenciador de senhas Enpass no Linux

    Para instalar o gerenciador de senhas Enpass no Linux, você deve fazer o seguinte:
    Passo 1. Abra um terminal;
    Passo 3. Confira se o seu sistema realmente é de 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

    uname -m
    

    Passo 2. Para instalar Enpass em distribuições Linux baseadas em Debian (Ubuntu, Linux Mint e etc.), em primeiro lugar instale o pacote “libxss1″;

    sudo apt-get install libxss1
    

    Passo 3. Para instalar Enpass em distribuições Linux baseadas no Red Hat (como o CentOS, Fedora e etc.), em primeiro lugar instale o pacote “libxss1″;

    yum install libXScrnSaver
    

    Passo 4. Para instalar Enpass em distribuições Linux baseadas no OpenSuSE, em primeiro lugar instale o pacote “libxss1″;

    zypper install libXss1
    

    Passo 5. Baixe o programa com o comando a seguir;

    wget http://dl.sinew.in/linux/setup/EnpassInstaller
    

    Passo 6. A seguir, use o comando abaixo para dar a permissão de execução para o instalador;

    chmod +x EnpassInstaller
    

    Passo 7. Agora use o comando abaixo para executar o instalador;

    ./EnpassInstaller
    

    Passo 8. Siga as instruções do instalador, conforme as imagens a seguir;
    gerenciador de senhas Enpass
    gerenciador de senhas Enpass
    gerenciador de senhas Enpass
    gerenciador de senhas Enpass
    gerenciador de senhas Enpass
    gerenciador de senhas Enpass

    Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite enpass ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

    Via WebUpd8

    Não está aparecendo algo?

    Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


    O que está sendo falado no blog hoje


This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.



Como instalar o conjunto de ícones Victory

19 de Fevereiro de 2015, 9:44, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Procurando ícones com um visual parecido com o do seu antigo sistema? Então experimente instalar o conjunto de ícones Victory e veja se ele deixa seu sistema como você quer.
ícones Victory
Os ícones do conjunto de ícones Victory parecem ser bastante semelhantes aos do Windows 7 ícones, mas isso não é verdade, eles são completamente diferente dos ícones do Windows 7 e parecem ser bem melhores. O criador desses ícones lançou sua primeira versão há 5 anos, que era baseado em diferentes conjunto de ícones. Desde o último ano ele retrabalhou a maioria dos ícones deste tema e criou tudo em formato SVG. Ele é compatível com a maioria dos ambientes de desktop Linux, como o Unity, Gnome, Xfce, Lxde, Mate, Cinnamon, , mas não está disponível para o KDE ainda

victory-0

Conheça melhor o conjunto de ícones Victory

Para saber mais sobre o tema, clique nesse link.

Instalando o conjunto de ícones Victory no Ubuntu e derivados

Para instalar o conjunto de ícones Victory no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se você ainda não tem, adicione o repositório do tema com o comando:

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons

Passo 3. Depois, atualize o APT com este comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Finalmente, instale o tema xxx usando o seguinte comando:

sudo apt-get install victory-icon-theme

Instalando o conjunto de ícones Victory no Debian e sistemas derivados

Para instalar o conjunto de ícones Victory no Debian e sistemas derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para baixar o pacote de instalação:

wget -O victory-icons.deb https://launchpad.net/~noobslab/+archive/ubuntu/icons/+files/victory-icon-theme_0.1%7Etrusty%7ENoobslab.com_all.deb

Passo 3. Agora instale o pacote com o comando:

sudo dpkg -i victory-icons.deb

Passo 4. Caso seja necessário, instale as dependências do pacote com o comando:

sudo apt-get install -f

Depois de instalar, você pode usar o Unity Tweak Tool, Gnome-tweak-tool ou Ubuntu-Tweak para mudar o tema.

Via NoobsLab

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


Recommended article: Chomsky: We Are All – Fill in the Blank.
This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.