O Projeto Robótica Livre tem uma proposta diferenciada, enquanto a maioria dos projetos de robótica no ambiente escolar é desenvolvida com a utilização de kits padronizados, este projeto parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais. Participe!
VI Evidosol e III Ciltec- Online
10 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCaríssimos,
É com prazer que o Grupo Texto Livre convida a todos para submissão de resumos ao VI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (Evidosol) e III Congresso de Linguagem e tecnologia (Ciltec-Online).
As inscrições estão abertas até o dia 06 de maio de 2010 para apresentadores ou participantes sem apresentação de trabalho que desejem receber certificado. Podem ser enviados, pelos apresentadores, resumos em português, inglês, espanhol ou italiano que se encaixem nas trilhas: Hipertexto, Blogs e Wikis, Ensino e Internet, Cultura Livre, Divulgação de Software Livre, Documentação em Software Livre, Linguagem e Tecnologia e Produção Textual no Computador.
O objetivo do evento é ampliar o debate em torno do diálogo entre linguagem e tecnologia por meio de apresentação de pesquisas e relatos de experiências. Por ser um evento virtual, supera a barreira da distância física, facilitando a participação dos interessados.
O evento acontecerá virtualmente em canais de chat (IRC) e é gratuito. Os trabalhos apresentados poderão ser submetidos também em formato de artigo para a Revista Texto Livre.
Todos os participantes receberão certificados.
Conferências confirmadas:
- Abertura: Profa. Dra Ana Cristina Fricke Matte (UFMG)
- Comunidade do BrOffice Brasil
- Daniel Armando Rodriguez (Escuelas Libres - Argentina)
- Prof. Dr. Marcelo El Khouri Buzato (UNICAMP)
Confira mais informações e faça sua inscrição no site: http://evidosol.textolivre.org
Atenciosamente,
Grupo Texto Livre
Inicios Inteligência artificial distribuída
10 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaContinuando com alguns materiais informativos sobre a ciencia IA., log estarei focando-me mais na Robotica e o Software Libre.
Veremos as posibilidades na programação java e a robotica nos proximos Post's.
A Inteligência Artificial Distribuída (IAD), com um enfoque diferente da Inteligência Artificial (IA) tradicional, tenta dividir um problema em problemas pequenos e mais simples. Estes sistemas desenvolvidos, utilizando a técnica da Inteligência Artificial Distribuída, podem resolver problemas fisicamente distribuídos, que podem parecer complexos, como uma rede de transportes em que existem diversos elementos de transporte, assim como pontos de distribuição. É mais intuitivo analisar este problema de forma distribuída.
Sistemas de Inteligência Artificial Distribuída são a classe de sistemas que permite a vários processos autônomos, chamados agentes, realizarem atos de inteligência global, somente através de processamento local e comunicação interprocessos. Enfim, a meta de sistemas especialistas baseados em conhecimento e distribuídos é poder coordenar atividades de grupo resolvendo problemas que os sistemas compartilham - totalmente ou em parte. Percebe-se então que a IAD não pode ser considerada um subcampo da IA, mas sim um componente essencial na existência de um sistema de IA.
Os benefícios da IAD são similares aos benefícios derivados de ter um grupo de pessoas trabalhando juntas para resolver problemas. Problemas que são muito extensos para um só especialista resolver podem ser resolvidos por um grupo. Os problemas podem ser resolvidos em partes, por pessoas trabalhando em paralelo.
Razões para adoção
Existem muitas razões para que seja empregado o conceito de Inteligência Artificial Distribuída:
- Mais poder de computação ou hardware mais barato;
- Maior segurança e tolerância a falhas;
- Aproveitamento da tecnologia existente.
Utilizando-se da IAD, pode-se resolver problemas que não seriam possíveis resolver com a tecnologia já desenvolvida. Com a IAD a base de conhecimentos pode ser subdividida em áreas, assim como o problema.
Projeto de sistema
Ao se projetar um sistema especialista distribuído, devem ser feitas algumas perguntas básicas como: O que um agente irá dizer ao outro? Que linguagem eles usarão? O que eles devem descrever? Etc. É muito importante, como em qualquer projeto, que seja feita uma excelente análise do problema para que o custo de uma reestruturação seja poupado.
Referências
- Jacques Ferber: Multi-agent systems: na introduction to distributed artificial inteligence. Addison-wesley, United Kingdom, London, 1998.
Links Interesantes
http://www.dfki.de/web
Na Proxima entrega, Robotica e Software Livre. Algumas noções ;)