Participarão do evento, em Feira de Santana, quatro representantes do município
Representantes dos municípios do semiárido serão capacitados para promover o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012). Para facilitar a participação de todos os inscritos no programa no 2º Ciclo de Capacitação do Selo, o UNICEF vai promover quatro encontros, cada um deles voltado para diferentes grupos de municípios, em três regiões da Bahia.
O município de Gavião participará do Encontro de Feira de Santana nos dia 26 e 27 de maio de 2010, no Hotel Acalanto. Participarão quatro representantes do município: a articuladora do Selo, Cíntia Silva; a secretária de Assistência Social, Ana Léia; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Eriedson Ferreira; um/a Adolescente, que ficará responsável por apoiar a mobilização de seus pares (meninos e meninas de 12 a 17 anos), em escolas e comunidades, em torno de ações voltadas para a promoção dos direitos da infância e adolescência.
Saiba mais - O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de 0 a 17 anos. Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também elaboram um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência. O ponto de partida da capacitação será a análise da linha de base de cada município, ou seja, o conjunto de indicadores sociais das áreas de saúde, educação e proteção, definido na metodologia do Selo 2009-2012, que será monitorado pelo UNICEF e que revela aspectos importantes das condições de vida da infância e adolescência. “Se o município tem a análise correta da situação de suas crianças e adolescentes, pode planejar estrategicamente o que é preciso melhorar nos serviços públicos, priorizando o atendimento às meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade, como os que vivem em áreas rurais, comunidades quilombolas ou indígenas, ou tem algum tipo de deficiência. A partir da linha de base, temos condições de avaliar o que melhorou nos municípios entre o ano inicial e o ano final desta edição do Selo”, diz Ruy Pavan, coordenador do escritório do UNICEF em Salvador. Outras informações: Por Ascom Prefeitura de Gavião
Andréia Neri, Assessora de Comunicação do UNICEF
71 3183-5700 / 9199-0913
0sem comentários ainda