Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Prefeitura de Gavião
Governo Essa Terra é Nossa
Blogue Oficial
@gaviaoagoratem


Ouça o jingle
 Voltar a Dados - Gavi...
Tela cheia

Saiba mais sobre Gavião-Bahia

29 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 33 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4096 vezes

Localização e Geografia:

Localizado no Território Bacia do Jacuípe, no semiárido baiano, à margem direita do Rio Jacuípe, entre Nova Fátima e Capim Grosso na BR 324, fica a 242 Km de Salvador e tem altitude de 312 m. Sua área é de aproximadamente 370 Km².

Rio
Banhado pelo Rio Jacuípe.

Clima
Quente, pois a cidade está situada no polígono das secas.

Potenciais Turísticos:
Banhado pelo Rio Jacuípe o município oferece barragens para a prática de pesca e banho. Além da barragem dos Patos tem as cachoeirinhas como a da Bananeiras. O município de Gavião possui ricas belezas naturais, entre elas as caatingas virgens que existem no interior do município. Na comunidade Palmatoria há uma caatinga praticamente virgem onde são encontradas diversas espécies de cobras, roedores, répteis e plantas.

Aspectos demográficos:
População 2010: 4.561 habitantes
Gentílico: gavionense
Bioma: Caatinga

Aspectos sócios econômicos:

Principais atividades econômicas

Economia baseada na agricultura e pecuária de animais de pequeno porte como caprinos, suínos, ovinos e a criação de gado bovino destacando-se a produção de leite.

Identidade cultural do município:

Origem do nome:

Uma antiga fazenda onde tinha umas pedras altas onde ao entardecer os gaviões pousavam e como eram abundantes o local ficou conhecido como Gavião.

Histórico:

Gavião teve sua emancipação político-administrativa em 19 de março de 1985, sendo desmembrado do município de Riachão do Jacuípe, de acordo com a lei nº 4.410, assinada pelo então governador João Durval.

Pouco se sabe sobre a origem de Gavião. Não existem dados probatórios ou algum tipo de registro dos fatos contados, até porque não se sabe onde ficava a fazenda Gavião. Conta-se que em 1812 passava pela região um rico viajante conhecido por José Inácio, viúvo e tinha uma filha chamada de Sinhazinha, ele que gostou do lugar e comprou uma posse de terra construindo nela uma casa perto de uma quixabeira onde a tarde se aninhavam muitos gaviões para dormir, ele observou o fato e colocou o nome de sua fazenda de gavião. Muito católico, construiu no local uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

Principais manifestações culturais:


Festas religiosas
Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e Festa de São José;

Festas populares
Samba de roda e cantigas de roda, boi roubado, festa de vaqueiros, festejos juninos e outros.


Tags deste artigo: bahia gavião

22 comentários

Enviar um comentário
Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.