Consultoria, Palestras e Cursos
Norma NBR ISO 26300 Twitter LinkedIn Facebook The Journal of IT and Innovation Orkut Flickr YouTube
ONU declara: a Internet é um Direito Humano!
eBook: Adotando ODF como Padrão Aberto de Documento
by César Taurion
eBook: Open Source - Evolução e Tendências
by César Taurion
Padrões Aberto e Livres x Declaração Universal dos Direitos Humanos
OASIS ODF for Office Applications (OpenDocument) TC
OpenDoc Society -
ODF Plugfest -
DFD Document Freedom Day
OpenDocument Format.org -
OpenDocument Format.com.br
PlayOnLínux disponível no repositório Livre SO
3 de Novembro de 2009, 0:00Enviado por Djane Franco Dorneles (livreΘlivre·wiki·br):
Práxis: conteúdos de Filosofia e Sociologia para o Ensino Médio com uso de softwares livres
3 de Novembro de 2009, 0:00Enviado por James Mota Esteves (jamesmota76Θgmail·com):
Relato de uso do SUSE Studio
3 de Novembro de 2009, 0:00Enviado por Leonardo Calado (leonardo·caladoΘgmail·com):
Vídeo: Comparativo de tempo de boot entre Vista, Windows 7, Ubuntu 9.04 e 9.10
3 de Novembro de 2009, 0:00Os cínicos muitas vezes lembram, nessas horas, que existem pelo menos 3 tipos de mentiras: mentirinhas, estatísticas e benchmarks. Mas o vídeo é interessante mesmo assim, pelo menos até que alguém o desminta, dizendo “ah, mas na minha máquina o Tinkerbell é bem mais rápido que esses aí”. Talvez seja, mas aí você também está convidado a mandar um vídeo comparativo!
Qwit – Cliente Twitter para Linux
3 de Novembro de 2009, 0:00Se for testar este aplicativo que usa o Qt, aproveite e adicione o @efetividadeblog, o @brlinux e o @augustocc ;-)
Defesa dos EUA libera uso de código aberto pelos militares de lá
3 de Novembro de 2009, 0:00O memorando é bem curto (são apenas 2 páginas em PDF). Recomendo a leitura do original, e a divulgação na sua caserna – mesmo naquelas que já usam código aberto há anos ;-)
Ong MOSAIC roda Ubuntu em seus PC
3 de Novembro de 2009, 0:00
Organização sem fins lucrativos, Mosaic, roda seu parque de PCs em código aberto Não é fácil comandar uma organização com 1.500 PCs quase sem nenhum produto da Microsoft, mas é isso que a Mosaic faz, uma organização sem fins que oferece serviços aos deficientes físicos e mentais. Com a ajuda de código aberto e computação em nuvem, a instituição começou a analisar opções de virtualização e desktop Linux em 2004, como um possível meio de reduzir os gastos e, aos poucos, passou a usar os antigos PCs como thin clients rodando estações remotas da Novell SUSE Linux. A organização baseada em Omaha trocou SUSE por Ubuntu no ano passado e aumentou seus projetos. Hoje, quase todos os 1,5 mil PCs da Mosaic, em mais de doze locais, rodam em Ubuntu 9.04; alem disso, ela tem sua rede em desktops virtualizados da NoMachine. Esses computadores rodam o OpenOffice, como suíte de produtividade; Firefox, como navegador web; GIMP, em código aberto, para edição de imagens; Scribus, para publicação de textos; Glabels, para impressão de rótulos; e e-mail do Google. No servidor, a maioria dos aplicativos web rodam em Apache e usam o OpenLDAP para o serviços de diretórios e gerenciamento de acesso. No total, o CIO Keith Courier estima que a empresa economiza US$ 400 mil anualmente, de um orçamento de US$ 2 milhões, por não usar tantos softwares proprietários. A equipe de TI conta com três funcionários trabalhando período integral, a redução foi resultado direto da mudança, em partes porque não é mais necessário uma equipe para gerenciar servidores Exchange. Para os aplicativos que não rodam em Linux, ou que precisam do Internet Explorer, a Mosaic conta com um servidor que permite que o usuário acesse o IE 6, ou instale uma cópia do Windows XP para rodar em um ambiente virtualizado no desktop Linux, já que todos os PCs antigos vieram com licenças do XP. São poucas as pessoas na empresa que precisam usar o XP, a maioria usa por causa de um aplicativo de faturamento. Empresas maiores não irão seguir o exemplo da Mosaic, já que a maioria acha que o aperfeiçoamento do suporte, gastos com treinamento e desempenho trade-off valem mais do que qualquer economia feita com o uso de código aberto. Na verdade, o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, interessa a muitos CIOs. E, num momento em que a economia leva os executivos a considerarem novas alternativas em software, ele pode ser ainda outra possibilidade. * por Mary Hayes Weie
Defesa dos EUA libera uso de código aberto pelos militares
3 de Novembro de 2009, 0:00O memorando é bem curto (são apenas 2 páginas em PDF). Recomendo a leitura do original, e a divulgação na sua caserna – mesmo naquelas que já usam código aberto há anos ;-)
Mão na Massa NAGIOS é próximo sábado, em SP
3 de Novembro de 2009, 0:00Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘgmail·com):
Particionamento manual na instalação do Ubuntu
1 de Novembro de 2009, 0:00Enviado por Thiago Bellini (contatoΘlinuxparatodos·com·br):
ERP Livre parte 2 – Conheça mais 2 Softwares livres de gestão empresarial
1 de Novembro de 2009, 0:00Enviado por um leitor não-identificado:
VMWare: vSphere Client no Ubuntu, Debian e CentOS
1 de Novembro de 2009, 0:00Enviado por Paulo Amaral (paulo·securityΘgmail·com):
Artigo traduzido – KDE: libertando a web do navegador
1 de Novembro de 2009, 0:00Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):