Participe também do nosso Fórum de Discussões!
1ª Reunião de organização do FLISOL-DF 2013
11 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaCaros participantes, colaboradores e organizadores.
Estamos convocando a 1ª reunião do FLISOL-DF 2013.
Vamos debater neste dia como serão realizadas as atividades que antecedem o evento. Vamos distribuir grupos de trabalhos e atividades. Esperamos neste ano ampliar o evento e atingir a meta estabelecida de 2000 (dois mil) participantes presentes no evento. Já estamos com várias atividades agendadas. Já recebemos vários e-mails de palestrantes interessados. Até caravana de outro Estado teremos para o evento. Venha ajudar na organização deste grande evento colaborativo:
Reunião dia 16 de Fevereiro de 2013– ONLINE (Hangout)
Horário: 15 horas da tarde.
Acompanhe ao vivo pelo HANGOUT e envie suas propostas pelo twitter @flisoldf .
Se você ainda não se inscreveu como VOLUNTÁRIO ainda dá tempo!!!
Mini entrevista sobre Software Livre, inclusão digital e direitos humanos com Luiza Eluf
6 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaEm busca por um candidato que tenha real interesse por causas diretamente relacionadas ao direito humano básico de liberdade de expressão e acesso a internet, nós da organização do FLISOL obtivemos o contato coma a candidata a vereadora da cidade de São Paulo, Luiza Eluf, e realizamos uma mini entrevista para saber quais são seus pontos de vista com realação a inclusão digital e Software Livre.
A Luiza Eluf é formada em Direito pela USP e Procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo. Foi Secretaria Nacional dos Direitos da Cidadania e fez parte da Comissão de Reforma do Código Penal Brasileiro. Especialista em Direito Criminal, Luiza atua nas causas relacionadas à condição feminina, combate ao racismo e homofobia, direitos humanos e economia criativa. Ela também é a primeira escritora a tratar de crimes passionais sob a ótica feminina.
Introdução
“A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou, em junho do ano passado, um novo relatório sobre promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão. No documento, a instituição ressalta que desconectar as pessoas da Internet é um crime e uma violação dos direitos humanos. “ Desa forma, o acesso a internet se tornou um direito humano básico. Fonte: http://bit.ly/mLX9KK
FLISOL-SP: A senhora vê como prioritário uma política pública sólida de inclusão digital em nossa cidade como meio de garantir os direitos humanos primordiais ao cidadão? Como uma vereadora pode ajudar nessa questão e o que pretende realizar para garantir tal direito?
Luiza Eluf: A Inclusão digital tem um potencial enorme como ferramenta de inclusão social, e sendo o acesso a internet, como muito bem estabelecido pela ONU, um direito humano básico, não pode ser visto como um artigo de luxo ou ponto menos importante como educação, moradia ou saneamento básico, tendo em vista seu carater transformador que proporciona às pessoas, fortalecendo e organizando as comunidades, ampliando o acesso à cidadania.
FLISOL-SP: Ainda tratando da questão de inclusão digital, o que a senhora pensa de termos discriminatórios e preconceituosos como “Maldita inclusão digital” ou “Orkutização”, se referindo a popularização de mídias e áreas sociais entre as camadas mais necessitadas da população?
Luiza Eluf: Tais termos preconceituosos são empregados por uma parcela de usuários das mídias sociais que não entendem que o comportamento na rede apenas é um reflexo da realidade cotidiana, e o que a internet faz é ampliar e evidenciar com mais intensidade tais problemas sociais e culturais, causados em grande parte por uma deficiência na educação oferecida a população e o abismo social enorme causado pela marginalização de tais indivíduos. Por isso, uma política sólida de inclusão social e digital não significa apenas a democratização do acesso à internet , mas também uma boa política de educação e acesso a cultura.
FLISOL-SP: A senhora acha que o Software Livre e demais tecnologias abertas, a exemplo da própria internet que só existe graças a padrões abertos, tem um papel importante em tais políticas públicas de inclusão digital, principalmente por se tratar de ferramentas socialmente justas, economicamente viáveis e tecnologicamente sustentáveis? Caso eleita, pretende apoiar politicas de inclusão social com inclusão digital através do Software Livre? Como?
Luiza Eluf: É importante apoiar e estreitar laços dos Novos Movimentos e Comunidades de Software Livre com a prefeitura e a população mais carente, pois eles ajudariam a criar politicas públicas e ferramentas que permitissem avançar nessa questão. Também é necessário investir cada vez mais em telecentros e informatização das escolas municipais através do Software Livre, conseguindo dessa forma garantir os direitos humanos básicos de quarta dimensão (educação, liberdade, inclusão e acesso a internet).
Software Público vai apoiar FLISOL em 2013
31 de Julho de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO diretor de sistemas de informação do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe, anunciou durante o Fórum Internacional de Software Livre que o Portal do Software Público vai apoiar a edição brasileira do FLISOL em 2013. O FLISOL é o maior evento de instalação e disseminação de Software Livre da América Latina, pois é realizado simultaneamente em diversos países, estados, municípios e cidades.
A intenção do Portal do SPB é auxiliar no alcance da meta de atingir cem cidades no Brasil e também fortalecer o tema do software público durante o FLISOL. Corinto Meffe disse durante a reunião conjunta, que o Ministério do Planejamento participa desde a primeira edição organizada na cidade de Brasília e que existe o interesse das comunidades do software público em participar mais ativamente do evento. Para Meffe, a ação conjunta vai proporcionar uma relação ganha/ganha para as duas iniciativas.
De acordo com o professor Ronald Costa, coordenador do FLISOL-DF 2012, a meta de atingir 100 novas cidades para o evento em 2013 está mais próxima depois da parceria firmada com o Ministério do Planejamento. É uma estrada de dupla direção, disse Ronald, pois o FLISOL pode colaborar com a divulgação das soluções do portal do Software Publico e, por meio do ambiente de municipios 4CMBr, a SLTI pode ajudar o FLISOL a divulgar o evento nas cidades que já fazem parte do portal SPB.
O FLISOL terá uma trilha facultativa do SPB e cada organização local será livre para adicioná-la em sua programação. A reunião contou com representantes de cidades do Brasil que organizam o FLISOL e a proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes. Meffe disse ainda que não se trata de uma relação impositiva, pois todas as regras definidas pelo FLISOL serão respeitadas pelo Portal SPB.
O encontro comunitário do FLISOL durante o FISL 13 foi bastante produtivo. A coordenação brasileira e os coordenadores de diversas cidades tiveram a oportunidade de trocar experiências e debater as metas para 2013. Outra parceria importante é uma trilha educacional para o FLISOL na tentativa de envolver educadores com o tema Software Livre, aproximando ainda mais as instituições de ensino da programação do evento.
O FLISOL vai se reunir novamente no LATINOWARE 2012 para avançar ainda mais na preparação e organização do evento em 2013.
Fonte: http://www.softwarepublico.gov.br/news-item285
Organize o FLISOL em 2013 na sua cidade!
20 de Julho de 2012, 0:00 - sem comentários aindaVocê gosta de Software Livre? Conhece apenas um pouquinho? Quer conhecer mais? Gosta de compartilhar conhecimento e informação? Acredita que essa pode ser a sua contribuição à sociedade onde mora? Que simplesmente ajudar o próximo? Quer ajudar com a Inclusão Digital e Social em sua cidade? Esse desafio é para você!
Então estou falando com você! É isso mesmo! Com você mesmo!
Seja o Coordenador do FLISOL na sua cidade!
Não sabe como? Bem no FISL 13, realizado em Porto Alegre, estaremos divulgando como se faz isso! Mas estou publicando uma dica que pode ajudar.
Montamos uma palestra explicativa que ajuda nesse processo. Essa palestra foi apresentada durante o 2º Estrada para o Futuro, um evento realizado em Jaguarão – RS.
PALESTRA SOBRE COMO ORGANIZAR O FLISOL EM SUA CIDADE (DOWNLOAD).
Se desejar enviar alguma contribuição para a palestra entre em contato comigo.
E ainda temos um HOWTO para DUMMIES para ajudar no processo.
https://docs.google.com/document/d/1UUMgWyFhKHrqajaWYiFrfsxvZsBcz1C01iL5RoJUkh4/edit
Se ainda precisar de ajuda acesse o site: http://flisol.net e leia com atenção todos os detalhes. Procure ajuda na lista do flisolbr (Organização do FLISOL no Brasil <flisol-br@listas.softwarelivre.org>) ou ainda mande twitters para #Flisol2013 pedindo ajuda.
Esse já é um começo. Vamos atingir a meta de 100 cidades no FLISOL de 2013.
Nos encontramos no FISL 13. Um grande abraço.
Prof. Ronald Costa
Reunião do FLISOL Brasileiro no FISL 13!!!
18 de Junho de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO espaço para o Grupo de usuários do FLISOL foi aprovado no FISL 13! A iniciativa articulada pelo FLISOL-DF pretende reunir as diversas cidades que realizaram o FLISOL no Brasil para apresentar suas experiências em 2012. As informações da aprovação do grupo estão no site do FISL13: http://softwarelivre.org/fisl13/grupos-de-usuarios/grupos-de-usuarios-confirmados-fisl13.
A reunião, no espaço do grupo, busca articular a organização Brasileira e Internacional do FLISOL para alcançar novas metas em 2013. Espera-se compartilhar as realizações do FLISOL neste ano no Brasil e definir estratégias para organizar o evento no ano que vem, com a expectativa de atingir 100 cidades no Brasil.
A organização do grupo apresentará os dados desse ano do FLISOL-DF e convida todas as sedes do FLISOL no Brasil a participar do evento e compartilhar as suas experiências do FLISOL no BRASIL e no EXTERIOR. Outra iniciativa que poderá se consolidar é a proposta de compartilhamento de site e de sistema de inscrição do evento como serviço para todas as sedes do FLISOL.
De acordo com o Prof. Ronald Costa, também surgiu uma proposta de apoio da SLTI do Ministério do Planejamento, durante o FLISOL-DF, em construir uma parceria conjunta com o 4CMBr e com o Portal do Software Público para disseminar o evento em diversos municípios brasileiros, utilizando como canal de comunicação a rede de colaboração do 4CMBr.
Até o FISL 13 !!!
As Palestras do Flisol 2013 já estão on-line!
16 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaConfira e faça download das palestras do 9º Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre - FLISOL, segundo as trilhas.
As Palestras do Flisol 2012 já estão on-line!
16 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaConfira e faça download das palestras do 8º Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre - FLISOL, segundo a trilha.
Vídeos das palestras do Flisol Indaiatuba 2012
13 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaNos próximos dias estaremos divulgando os vídeos das palestras realizadas no Flisol Indaiatuba 2012.
Somente as palestras do auditório foram gravadas. Os vídeos estão em boa qualidade e podem ser utilizados em salas de aulas ou outras apresentações. As palestras serão postadas uma por dia seguindo a grade do evento
Abertura Flisol Indaiatuba 2012
Prof. Jaime Ossada da FATEC-ID abre o Flisol Indaiatuba 2012
Flisol Indaiatuba 2012
http://flisolindaiatuba.blogspot.com.br
Realização: Comunidade Linux Indaiatuba
http://www.comunidadelinuxindaiatuba.org/
Apoio: FATEC Indaiatuba
http://www.fatecid.com.br
Filmagens e transmissão: Equipe A / Projeto Dez Porcento
http://www.wix.com/dezporcento/dezporcento#!
Link de transmissão via internet: Netwis Telecom
http://www.netwis.com.br/
Teste de intrusão em redes corporativas
7 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários ainda
Já está disponível o Guia de referência da oficina de hacker for Security, base dos comandos ministrados na oficina do FLISOL-DF. Trata-se de uma referência rápida para a realização de um pen-test. Sendo um resumo das tarefas de um pen-test, este material serve como um checklist para profissionais iniciantes.
Disponíveis os slides das palestras
6 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaSalve amigos!
Segue abaixo o link de cada palestra que ministrada no FLISOL 2012, demoramos um pouco mas enfim conseguimos reunir todos os links e publicar este artigo centralizando as informações.
- Ruby, simples e expressivo!
- Wordpress e suas funções
- JRuby - Java + Ruby o melhor de 2 mundos
- A Arte de pomodorar
- ShellScript
Além também já foram enviandos os certificados de participação para cada participante que confirmou sua presença no dia, caso você tenha participado mas não tenha recebido o seu certificado por e-mail pedimos que entre em contato conosco através da lista de discussão (o link está disponívei no site da comunidade Tux-ES) ou deixando um comentário neste post ;)
Material do Evento
5 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários ainda- Introdução ao Android
- Como Adentrar em um Mundo Livre
- Programação Shell Script
- Traduzindo o gnu.org
- Tv Digital com Linux
- O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
- Filosofia do Software Livre
Nem todos palestrantes disponibilizaram o material da palestra para a Comissão Organizadora, caso queira um material que não se encontre na lista entre em Contato.
Festival Latinoamericano de Software Livre movimenta a FACAPE
4 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaNo último sábado, 28, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE sediou o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre – FLISOL, que acontece simultaneamente em comunidades de software livre em toda América Latina.
Continue lendo a notícia na íntegra aqui.
Open Hardware
4 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários ainda
O evento deste ano aconteceu durante o dia 28 de abril na faculdade Anhanguera de Taguatinga. Muita gente inscrita , diversas apresentaçoes interessantes e a grande novidade deste ano foi uma sala praticamente dedicada ao Open Hardware.
Os integrantes dos grupos de discussão open-hardware-brasilia e arduino-brasilia apresentaram o conceito de open-hardware, arduino , climaduino , novas formas de comunicação e o projeto seminal Monitora Cerrado , pai de todos os projetos de monitoramento climático que estão em execução aqui no centro-oeste. A sala esteve cheia em todas as apresentações com muita gente interessada e que saiu de lá pronta para comprar ou montar o seu primeiro Arduino.
O evento deste ano foi de especial emoção para este blogueiro (Blog do Je ) que lhes escreve: há uns cinco anos atrás quando comecei a fazer apresentações sobre o assunto , as salas normalmente tinham cinco , seis pessoas dos quais a metade era de amigos. Depois de uns 10 minutos chegavam algumas pessoas perdidas que entravam na sala e iam ficando até o final. Este ano as apresentações já começavam em média com 100 pessoas sentadas e que tinham uma noção básica do que se tratava. Foi excelente a receptividade.
Parabens Professor Ronald e equipe Flisol-DF !
Links:
Fonte: http://blogdoje.com.br/2012/05/04/flsol-df-2012/
Posts Relacionados:
BlogdoJe leva Arduino e Beagleboard ao FLISOL-DF 2010