Participe também do nosso Fórum de Discussões!
Cidades com chamadas de trabalhos abertas para o FLISOL 2015
25 de Março de 2015, 14:33 - sem comentários aindaVídeo do Richard Stallman falando sobre Software Livre no TEDx Geneva 2014
21 de Agosto de 2014, 14:42 - sem comentários aindaTradução do site da FSF. Texto original em Richard Stallman's TEDx video: "Introduction to Free Software and the Liberation of Cyberspace".
Você está em busca de uma maneira fácil de explicar aos outros o que o Software Livre é e porque isso é importante? Ou talvez você esteja se perguntando porque eu devo ficar preocupado com a liberdade dos usuários de computador? Se sua resposta for sim, então essa palestra do RMS no TEDx é o que você está procurando!
RMS foi convidado para dar uma palestra no TEDx "LIBERDADE (@ era digital)" em abril e teve a oportunidade de explicar os fundamentos do movimento do Software Livre para o público em geral. Neste discurso, RMS especifica a questão e faz as apostas claras; ele explica que é um computador e quem o controla, quais são as várias implicações do software livre e do software proprietário para você, o usuário, o que você pode fazer para deixar de ser uma vítima, quais são os obstáculos à liberdade do usuário de computador, e como você pode fazer a diferença.
As palestras TEDx são "projetados para ajudar as comunidades, organizações e indivíduos a estimular o diálogo e a conexão através de experiências TED locais". Nestes eventos, exibições de vídeos, como este, ou uma combinação de apresentadores ao vivo e vídeos de palestras TED - acendem conversas e conexões produndas no nível local."
Esperamos que você compartilhe a gravação, para ajudar a sensibilizar e inspirar conversas e conexões em seus próprios círculos, e apresentar a um amigo(a), amado(a), ou conhecido(a), a este "primeiro passo para a libertação do ciberespaço."
Se você assistir qualquer palestra do TEDx no YouTube, por favor lembre-se de usar um programa livre como o youtube-dl, ao invés do seu navegador, porque assistir YouTube no seu navegador requer um JavaScript proprietário.
Muito obrigado a Théo Bondolfi, François Epars, Florence Dambricourt, e a equipe principal TEDxGeneva por fazer esta palestra possível. Obrigado a Ynternet.org e HEG-GE para acolher e apoiar o evento, e Sylvain & Co., La Belle Bleue, e Jus de Fruits Suisses, ProLibre, e a Fondation Emilie Gourd, Piguet Galland & Cie., Lifelong Learning Programme, Hes.so Genève, My Big Geneva, and Smala pelo seu apoio.
Obs: RMS não recebe salário da FSF, mas as suas doações dão suporte a coordenação de eventos e vídeos como este. Gostaríamos muito de produzir mais vídeos introdutórios. Você pode doar $ 25 hoje?
Esta gravação está licenciada pela Creative Commons Attribution-No Derivative Works 3.0 license.
FLISOL São Paulo 2014. Participe!
24 de Abril de 2014, 14:51 - Um comentárioIncreva-se pelo site: www.flisolsaopaulo.org
Aberto o C4P para o FLISOL 2014
21 de Março de 2014, 0:18 - 2 comentáriosEventos da Digital Freedom Foundation em 2014
8 de Novembro de 2013, 12:33A Digital Freedom Foundation é uma organização internacional que promove a realização de eventos focados na liberdade do conhecimento.
Cada grupo local pode realizar o evento na sua cidade. É preciso se inscrever antecipadamente no site do evento e seguir as orientações.
Para 2014 já estão agendados os eventos abaixo:
18 de janeiro de 2014
Software Freedom Day
23 de Agosto de 2013, 11:15Neste ano comemoramos novamente o Dia da Liberdade de Software através do evento mundial Software Freedom Day. Todos os anos este evento ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo divulgando e incentivando o uso de software livre e neste ano ocorrerá no Sábado, 21 de Setembro.
Software Freedom Day
23 de Agosto de 2013, 11:15Neste ano comemoramos novamente o Dia da Liberdade de Software através do evento mundial Software Freedom Day. Todos os anos este evento ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo divulgando e incentivando o uso de software livre e neste ano ocorrerá no Sábado, 21 de Setembro.
Palestra da Organização Brasileira sobre o FLISOL 2014
13 de Agosto de 2013, 15:50 - sem comentários aindaPara quem não pode vir ao CONSEGI…. Aqui está a palestra sobre o FLISOL 2014… Muitas novidades…Teremos uma reunião da organização brasileira no dia 15 AGO 2013, durante o CONSEGI, às 9h30min na sala DT-06. Acompanhe a transmissão via HANGOUT e participe. O link será postado via hashtag #flisolbr #flisol #consegi #fisl
FESTA DE INSTALAÇÃO (FLISOL) no CONSEGI
13 de Agosto de 2013, 11:34Antes de mais nada, uma festa da instalação é um evento de sociabilização, que reúne pessoas com intuito de realizar instalações de aplicativos e Sistemas Operacionais de código livre e aberto. É um momento para troca de conhecimento, ideias e dicas das comunidades envolvidas com Software Livre para o público interessado e iniciante, o que ajuda na construção e fortalecimento das comunidades locais. No CONSEGI, com apoio da organização do FLISOL-DF, será possível instalar sistemas abertos não só em computadores pessoais, mas também em tablets. Participe e conheça um pouco mais das possibilidades do software livre. Aprenda a instalar e a usar as principais ferrametas para um desktop pessoal. Saiba como instalar jogos e se divertir com software livre.
A quem se destina?
A todos os interessados no mundo do software livre: aos iniciantes, experientes, entusiastas, profissionais… Enfim, a todos que desejam aprender, experimentar, atuar e compartilhar conhecimento sobre as tecnologias do Software Livre e Aberto.
Programação no CONSEGI:
13 a 15/8, de 9h às 17h. Sala: DT 06
O FLISOL DF 2013 – Um evento de colaboração e compartilhamento de conhecimento!
O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre é um festival anual de instalação de software livre, gratuito e aberto a toda a comunidade, realizado desde 2005 em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil. O evento tem o propósito de promover o uso de softwares livres e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina.
O Distrito Federal entrou em 2013 nessa maratona pela 8ª vez. A América Latina toda neste dia esteve conectada ao mesmo tempo falando sobre um mesmo tema! É o maior evento colaborativo descentralizado do mundo!
O FLISOL 2013 aconteceu no dia 27 de abril de 2013 (último sábado do mês) entre os horários de 08:00 hrs e 18:00 hrs. São diversas cidades na América Latina ao mesmo tempo debatendo Software Livre.
Em Brasília ele foi realizado no Centro Universitário IESB OESTE, em Ceilândia e chegou a marca histórica de mais de 5 mil pré-inscritos e obteve o número recorde de mais de 2500 presentes. Foram 61 palestras e 21 wordkshops.
O FLISOL busca estreitar e ampliar o contato de usuários de computadores com o mundo do Software Livre. O evento permite que as pessoas conheçam outros usuários, troquem dúvidas e compartilhem conhecimento.
A instalação de Software Livre é feita de forma gratuita por voluntários tecnicamente preparados para tal procedimento. Aplicativos livres também foram instalados nos computadores, independendo do sistema operacional, sendo observadas a compatibilidade do aplicativo com o sistema em questão.
Como objetivos primordiais do evento podemos destacar:
-
A promoção do uso de Software Livre em geral e da adoção de sua filosofia de colaboração e compartilhamento de conhecimento em todas as áreas, especialmente na educação;
-
A criação e o estabelecimento de novas interações entre usuários e desenvolvedores;
-
A promoção da autoria por meio da realização de palestras e minicursos com a participação social de toda a comunidade;
-
A aproximação de novos usuários do software livre com apoio na instalação de softwares;
-
A participação cidadã colaborativa e o desenvolvimento de novas competências tecnológicas;
-
O desenvolvimento de novas tecnologias e a ampliação de novos mercados tecnológicos.
Vídeos e fotos
Conheça a galeria de fotos e vídeos do FLISOL:
1) http://flisoldf.blog.br/2013/videos/
2) http://flisoldf.blog.br/2013/fotos/
Referências:
1) http://flisol.net/FLISOL2013/Brasil/Brasilia
2) http://flisoldf.blog.br/2013/
Organização da atividade:
Coordenação Brasileira do FLISOL
Prof. Ronald Costa – IESB
Prof. Eustáquio Mendes Guimarães – IESB
Palestra da Organização Brasileira no CONSEGI: http://goo.gl/gAnafC
Coordenação do FLISOL-DF
Prof. Gleison Soares – Faculdade JK
FISL 14 – Caravana de Brasília e grupo de usuários do FLISOL!!!
11 de Junho de 2013, 13:39 - 2 comentáriosA organização do FLISOL-DF informa que o grupo de usuários do FLISOL (Brasil) e o encontro Brasileiro de organização do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre foram confirmados no FISL 14 (3 a 6 de julho de 2013 em Porto Alegre). Convidamos a todos os participantes, colaboradores e voluntários que estão indo ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL)para participar de nosso grupo e das atividades durante o FISL 14.
Uma outra notícia é que temos uma caravana de Brasília, organizada pela Associação Candangos de Software Livre (ACSL-DF) e pelo FLISOL-DF para o FISL.
O objetivo da Caravana da ACSL-DF / FLISOL-DF é oferecer aos amantes de tecnologia a oportunidade de conhecer o melhor da tecnologia mundial focada em software Livre. Há espaço para todos: alunado, professores, técnicos, gestores, enfim, todos interessados no tema. Além de ser um momento de entretenimento, é uma oportunidade diferenciada onde o entretenimento inteligente alia-se com o aprendizado e a obtenção de conhecimento. As atividades são compostas por palestras, rodadas de negócios, encontros comunitários, oficinas, projetos educacionais, políticos, entre os mais diversos e dinâmicos temasrelacionados a tecnologia e Software Livre.
A caravana é aberta e todos podem participar !
Contatos para a caravana: Cheiston Figueiredo <cheiston@hotmail.com> ou Cheiston Figueiredo <cheistoniesb@gmail.com>.
FISL 14 – Caravana de Brasília e grupo de usuários do FLISOL!!!
11 de Junho de 2013, 0:00 - Um comentárioA organização do FLISOL-DF informa que o grupo de usuários do FLISOL (Brasil) e o encontro Brasileiro de organização do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre foram confirmados no FISL 14 (3 a 6 de julho de 2013 em Porto Alegre). Convidamos a todos os participantes, colaboradores e voluntários que estão indo ao Fórum Internacional de Software Livre (FISL)para participar de nosso grupo e das atividades durante o FISL 14.
Uma outra notícia é que temos uma caravana de Brasília, organizada pela Associação Candangos de Software Livre (ACSL-DF) e pelo FLISOL-DF para o FISL.
O objetivo da Caravana da ACSL-DF / FLISOL-DF é oferecer aos amantes de tecnologia a oportunidade de conhecer o melhor da tecnologia mundial focada em software Livre. Há espaço para todos: alunado, professores, técnicos, gestores, enfim, todos interessados no tema. Além de ser um momento de entretenimento, é uma oportunidade diferenciada onde o entretenimento inteligente alia-se com o aprendizado e a obtenção de conhecimento. As atividades são compostas por palestras, rodadas de negócios, encontros comunitários, oficinas, projetos educacionais, políticos, entre os mais diversos e dinâmicos temasrelacionados a tecnologia e Software Livre.
A caravana é aberta e todos podem participar !
Contatos para a caravana: Cheiston Figueiredo <cheiston@hotmail.com> ou Cheiston Figueiredo <cheistoniesb@gmail.com>.
Documentário sobre Software Livre.
11 de Maio de 2013, 0:00 - Um comentárioPara quem não conhece o que é a filosofia e a proposta do Movimento do Software Livre, aqui está um bom começo. Este documentário por meio de entrevistas retrata como se dá o processo de Participação Social no Software Livre. Como a sociedade e os seus cidadãos podem se beneficiar por meio da liberdade e do compartilhamento do conhecimento.
“Inproprietário O mundo do software livre” é um projeto experimental, trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo dos ex-alunos Jota Rodrigo (Johnata Rodrigo de Souza) e Daniel Pereira Bianchi do Centro Universitário FIEO UNIFIEO.
Nova versão estável do DEBIAN.
4 de Maio de 2013, 0:00 - Um comentárioApós muitos meses de constante desenvolvimento, o projeto Debian tem o prazer de apresentar sua nova versão estável 7.0 (codinome “Wheezy”). Esta nova versão do Debian inclui vários recursos interessantes tais como suporte à multiarquitetura, várias ferramentas específicas para implantar nuvens privadas, um instalador melhorado, e um conjunto completo de codecs de multimídia e front-ends que eliminam a necessidade de repositórios de terceiros.
O suporte à multiarquitetura, um dos principais objetivos de lançamento do “Wheezy”, permitirá aos usuários do Debian instalarem pacotes de múltiplas arquiteturas na mesma máquina. Isso significa que você agora pode, pela primeira vez, instalar tanto programas de 32 quanto 64 bits na mesma máquina e ter todas as dependências relevantes corretamente resolvidas, automaticamente.
O processo de instalação foi bastante melhorado: o Debian agora pode ser instalado usando software de voz, sobretudo, por pessoas com deficiência visual que não usam dispositivos Braille. Graças aos esforços combinados de um número enorme de tradutores, o sistema de instalação está disponível em 73 idiomas, e mais de uma dúzia deles também está disponível para síntese de voz. Além disso, pela primeira vez, o Debian suporta instalação e inicialização usando UEFI para novos PCs de 64 bits (amd64), embora não haja suporte para “Secure Boot” ainda.
Esta versão inclui inúmeros pacotes de software atualizados, tais como:
- Apache 2.2.22 Asterisk 1.8.13.1
- GIMP 2.8.2
- uma versão atualizada do ambiente de área de trabalho GNOME 3.4
- Coleção de Compiladores GNU 4.7.2
- Icedove 10 (uma versão sem marca do Mozilla Thunderbird)
- Iceweasel 10 (uma versão sem marca do Mozilla Firefox)
- Espaços de trabalho KDE Plasma e Aplicativos do KDE 4.8.4
- kernel kFreeBSD 8.3 e 9.0
- LibreOffice 3.5.4
- Linux 3.2
- MySQL 5.5.30
- Nagios 3.4.1
- OpenJDK 6b27 e 7u3
- Perl 5.14.2
- PHP 5.4.4
- PostgreSQL 9.1
- Python 2.7.3 e 3.2.3
- Samba 3.6.6
- Tomcat 6.0.35 e 7.0.28
- Xen Hypervisor 4.1.4
- o ambiente de área de trabalho Xfce 4.8
- X.Org 7.7
- mais de 36.000 outros pacotes de software prontos para uso, construídos a partir de cerca de 17.500 pacotes fonte.
Com essa ampla seleção de pacotes, o Debian mais uma vez permanece fiel ao seu objetivo de ser o sistema operacional universal. É adequado para muitos casos diferentes de uso: de sistemas desktop a netbooks; de servidores de desenvolvimento a sistemas de cluster; e para servidores de banco de dados, web ou de armazenamento. Ao mesmo tempo, esforços adicionais para garantia de qualidade como testes de instalação automática e atualização para todos os pacotes nos repositórios Debian garantem que o “Wheezy” satisfaz as altas expectativas que os usuários têm de uma versão estável do Debian. Ele é sólido como uma rocha e rigorosamente testado.
Você pode instalar o Debian em computadores que vão desde sistemas portáteis até supercomputadores, e em quase tudo entres eles. Um total de nove arquiteturas são suportadas: PC de 32 bis / Intel IA-32 (i386), PC de 64 bits / Intel EM64T / x86-64 (amd64), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Sun/Oracle SPARC (sparc), MIPS (mips (big-endian) e mipsel (little-endian)), Intel Itanium (ia64), IBM S/390 (31 bits s390 e 64 bits s390x), e ARM EABI (armel para hardware mais antigo e armhf para hardware mais novo usando unidade de ponto flutuante).
Quer experimentá-lo?
Se você quiser simplesmente experimentá-lo sem ter que instalá-lo, você pode usar uma imagem especial, conhecida como imagem live, disponível para CDs, dispositivos USB e montagens via netboot. Inicialmente, essas imagens estão disponíveis apenas para as arquiteturas amd64 e i386. Também é possível usar essas imagens live para instalar o Debian. Mais informações estão disponíveis a partir da página inicial do Debian Live.
Fonte: Portaltic.com
Após muitos meses de constante desenvolvimento, o…
4 de Maio de 2013, 0:00 - Um comentárioApós muitos meses de constante desenvolvimento, o projeto Debian tem o prazer de apresentar sua nova versão estável 7.0 (codinome “Wheezy”). Esta nova versão do Debian inclui vários recursos interessantes tais como suporte à multiarquitetura, várias ferramentas específicas para implantar nuvens privadas, um instalador melhorado, e um conjunto completo de codecs de multimídia e front-ends que eliminam a necessidade de repositórios de terceiros.
O suporte à multiarquitetura, um dos principais objetivos de lançamento do “Wheezy”, permitirá aos usuários do Debian instalarem pacotes de múltiplas arquiteturas na mesma máquina. Isso significa que você agora pode, pela primeira vez, instalar tanto programas de 32 quanto 64 bits na mesma máquina e ter todas as dependências relevantes corretamente resolvidas, automaticamente.
O processo de instalação foi bastante melhorado: o Debian agora pode ser instalado usando software de voz, sobretudo, por pessoas com deficiência visual que não usam dispositivos Braille. Graças aos esforços combinados de um número enorme de tradutores, o sistema de instalação está disponível em 73 idiomas, e mais de uma dúzia deles também está disponível para síntese de voz. Além disso, pela primeira vez, o Debian suporta instalação e inicialização usando UEFI para novos PCs de 64 bits (amd64), embora não haja suporte para “Secure Boot” ainda.
Esta versão inclui inúmeros pacotes de software atualizados, tais como:
- Apache 2.2.22 Asterisk 1.8.13.1
- GIMP 2.8.2
- uma versão atualizada do ambiente de área de trabalho GNOME 3.4
- Coleção de Compiladores GNU 4.7.2
- Icedove 10 (uma versão sem marca do Mozilla Thunderbird)
- Iceweasel 10 (uma versão sem marca do Mozilla Firefox)
- Espaços de trabalho KDE Plasma e Aplicativos do KDE 4.8.4
- kernel kFreeBSD 8.3 e 9.0
- LibreOffice 3.5.4
- Linux 3.2
- MySQL 5.5.30
- Nagios 3.4.1
- OpenJDK 6b27 e 7u3
- Perl 5.14.2
- PHP 5.4.4
- PostgreSQL 9.1
- Python 2.7.3 e 3.2.3
- Samba 3.6.6
- Tomcat 6.0.35 e 7.0.28
- Xen Hypervisor 4.1.4
- o ambiente de área de trabalho Xfce 4.8
- X.Org 7.7
- mais de 36.000 outros pacotes de software prontos para uso, construídos a partir de cerca de 17.500 pacotes fonte.
Com essa ampla seleção de pacotes, o Debian mais uma vez permanece fiel ao seu objetivo de ser o sistema operacional universal. É adequado para muitos casos diferentes de uso: de sistemas desktop a netbooks; de servidores de desenvolvimento a sistemas de cluster; e para servidores de banco de dados, web ou de armazenamento. Ao mesmo tempo, esforços adicionais para garantia de qualidade como testes de instalação automática e atualização para todos os pacotes nos repositórios Debian garantem que o “Wheezy” satisfaz as altas expectativas que os usuários têm de uma versão estável do Debian. Ele é sólido como uma rocha e rigorosamente testado.
Você pode instalar o Debian em computadores que vão desde sistemas portáteis até supercomputadores, e em quase tudo entres eles. Um total de nove arquiteturas são suportadas: PC de 32 bis / Intel IA-32 (i386), PC de 64 bits / Intel EM64T / x86-64 (amd64), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Sun/Oracle SPARC (sparc), MIPS (mips (big-endian) e mipsel (little-endian)), Intel Itanium (ia64), IBM S/390 (31 bits s390 e 64 bits s390x), e ARM EABI (armel para hardware mais antigo e armhf para hardware mais novo usando unidade de ponto flutuante).
Quer experimentá-lo?
Se você quiser simplesmente experimentá-lo sem ter que instalá-lo, você pode usar uma imagem especial, conhecida como imagem live, disponível para CDs, dispositivos USB e montagens via netboot. Inicialmente, essas imagens estão disponíveis apenas para as arquiteturas amd64 e i386. Também é possível usar essas imagens live para instalar o Debian. Mais informações estão disponíveis a partir da página inicial do Debian Live.
Fonte: Portaltic.com