A Free Software Foundation (FSF) é uma organização sem fins lucrativos com uma missão mundial para promover a liberdade do usuário de computador e para defender os direitos de todos os usuários de software livre.
Como a nossa sociedade se torna mais dependente de computadores, o software que corremos é de fundamental importância para assegurar o futuro de uma sociedade livre. O software livre é sobre ter controle sobre a tecnologia que usamos em nossas casas, escolas e empresas, onde os computadores trabalhar para o nosso benefício individual e comunitária, não por empresas de software proprietário ou governos que pretendam restringir e monitorar nós.
A FSF trabalha para garantir a liberdade para usuários de computadores, promovendo o desenvolvimento e a utilização livre (como em liberdade), software e documentação – em particular o sistema operacional GNU – e pela campanha contra ameaças à liberdade do usuário de computador, como Gestão Digital de Restrições (DRM patentes) e software.
O movimento do software livre é um dos movimentos sociais de maior sucesso a emergir nos últimos 25 anos, impulsionada por uma comunidade mundial de programadores éticos e dedicados à causa da liberdade e partilha. Mas o sucesso final do movimento do software livre depende de ensinar os nossos amigos, vizinhos e colegas de trabalho sobre o perigo de não ter liberdade de software, sobre o perigo de uma sociedade perder o controle sobre a sua computação.
Trabalho principal
Mantém artigos históricos que cobrem filosofia do software livre e mantém a Definição de Software Livre – para mostrar claramente o que deve ser verdade sobre um programa de software para que ele seja considerado software livre.
A FSF patrocina o projeto GNU – o esforço contínuo para fornecer um sistema operacional completo licenciado como software livre. Nós também financiar e promover o desenvolvimento de software livre importante e fornecer sistemas de desenvolvimento para os mantenedores de software GNU, incluindo e-mail completo e serviços de casca e de listas de discussão. Estamos empenhados em promover o desenvolvimento do sistema operacional GNU e permitindo que voluntários para facilmente contribuir para que o trabalho, incluindo o patrocínio Savannah o repositório de código fonte e centro de desenvolvimento de software livre.
A FSF detém os direitos autorais sobre uma grande parte do sistema operacional GNU, e outros softwares livres. Mantemos esses ativos para defender software livre de esforços para transformar a propriedade do software livre. Todos os anos, milhares de coletar o copyright dos desenvolvedores de software individuais e corporações que trabalham com software livre. Nós registrar esses direitos autorais com o escritório de direitos autorais dos EUA e fazer cumprir a licença sob a qual distribuir software livre – normalmente a GNU General Public License. Fazemos isso para garantir que os distribuidores de software livre das suas obrigações para passar a liberdade a todos os usuários, compartilhar, estudar e modificar o código. Fazemos isso através do nosso trabalho de Licenciamento de Software Livre e Laboratório de Conformidade .
A FSF publica a GNU General Public License (GNU GPL), licença de software do mundo gratuito mais popular, ea licença só escrito com o propósito expresso de promover e preservar a liberdade do software. Outras licenças importantes que publicamos incluem o GNU Lesser General Public License (GNU LGPL), o GNU Affero General Public License (GNU AGPL) e da Licença GNU Documento Livre (GNU FDL). Leia mais sobre a nossa licença de software livre e assuntos relacionados .
As campanhas de FSF para adoção de software livre e contra o software proprietário. Ameaças ao software livre incluem Gestão Digital de Restrições (DRM), Patentes de Software e Computação Traiçoeira. Saiba mais sobre nossas campanhas e as formas de voluntariado .
A FSF também fornece importantes recursos para a comunidade, incluindo a FSF/UNESCO Free Software Directory.
0sem comentários ainda