Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Wikimedia: Múltiplas formas de colaboração de cooperação

6 de Julho de 2013, 0:00 , por Leonardo Foletto - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 901 vezes
Traduções

 



Por Ntidandara Silva

A Wikimedia foundation foi fundada após a Wikipedia, com o intuito de juntar e fortalecer vários projetos da wikipedia - como Wikinotícia, wikimania, wikilivros, commons, wikisources, wikispecies, meta, wikicitações, wikicionário, wikiversidade, incubadora, mediawiki, wikivoyage, e wikidata, que serve como uma catalizador de todas as informações e todos os projetos padronizando-os e organizando.

Dentro da Wikimedia ainda existe o projeto Catalizador Educação, que começou no final de 2011 com o a ideia de que a Wikipedia e demais projetos fossem utilizados dentro das escolas como fonte de pesquisa, de forma a incentivar novos membros pra equipe de voluntários da Wikimedia.

Oona Castro, diretora da Wikimedia no Brasil, ainda aproveitou a palestra para esclarecer algumas dúvidas recorrentes, como por exemplo:

_ Os editores e revisores não são pagos, são todos voluntários.
_ Qualquer um pode editar ou inserir informações desde que tenham fontes  e sejam pertinentes aos projetos da wikimedia.
_ A wikipedia brasileira não é uma cópia da wikipedia em inglês. Eventualmente há algumas traduções, mas na sua maioria o conteúdo em português é original.
_ As informações postadas são confiáveis, uma vez que tem voluntarios atentos ao que é postado regularmente, retirando da rede o que não tem nenhuma fonte confiável.
_ A wikipedia é uma excelente fonte de pesquisa primária.
_ O Brasil contribui com cerca de 80% da Wikipedia em português (a wikipedia é dividida por idiomas), sendo a 9º maior do mundo.

Foto: Camila Cunha/indicefoto