Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Programação
Tela cheia

Educação

5 de Fevereiro de 2013, 0:00 , por Mariel Zasso - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4578 vezes
Traduções

A cada ano a educação e seus temas ganham mais espaço dentro do fisl. Nada mais natural, uma vez que os ambientes educacionais, direta ou indiretamente, são os primeiros a serem alcançados pelas novas tecnologias digitais.

O GT-Educação reúne educadores, pesquisadores e simpatizantes apaixonados pela temática, que por acreditarem no poder transformador da educação e no valor do conhecimento compartilhado, convidam a todos os interessados para trocar experiências e crescer aprendendo juntos.

A programação está distribuida na grade geral e também acontecem atividades de livre acesso a pessoas não inscritas no FISL no Espaço Paulo Freire, na feira do evento.

Fazemos um convite à comunidade: venham aproveitar a oportunidade de descobrir e compartilhar conhecimento no maior evento de tecnologia livre do mundo.

FISL NA ESCOLA

O FISL na Escola é uma proposta do GT Educação do FISL14 para promover a inclusão no evento de escolas com propostas inovadoras utilizando software livre. Cada escola selecionada vai entrar na programação do evento junto com dois ou três palestrantes presentes em Porto Alegre, na sala Paulo Freire, para uma interação a distância.

Durante 20 minutos, a escola vai transmitir uma atividade via internet – qualquer uma que possa ser filmada e que seja representativa do trabalho realizado na escola – para o evento e, em seguida, será aberta uma linha para debate, inciando-se com uma análise da atividade pelos palestrantes convidados. Os 20 minutos finais serão reservados para interação dos alunos e professores da escola com o público do fisl.

Ana Cristina Matte, uma das coordenadoras do GT-Educação, conta um pouco a proposta e explica porque a interação é online:

"Com a estrutura que estamos montando, a interação com turmas inteiras torna-se viável, independente do local do Brasil onde eles se encontrem.  Naturalmente, como é a primeira vez que fazemos, ainda não sabemos como a proposta se desenrolará na prática. Tentaremos adaptar o formato ao conjunto de propostas das escolas em cada uma das sessões, então o ponto de partida é a inscrição das escolas."

O GT Educação vai formar uma comissão para escolha das escolas participantes. Os critérios de seleção vão focar: a) mérito da atividade desenvolvida na escola como exemplo de utilização do software livre com fins educacionais, b) distribuição das escolas pelo país, c) disponibilidade técnica da escola para o evento, cujos detalhes serão conversados com a comissão durante o processo de seleção, tendo em vista garantir a oportunidade de participação mesmo para escolas com pouca disponibilidade de recursos técnicos.

As propostas, a serem encaminhadas para o e-mail, devem conter:

  • Nome da Escola

  • Nome e e-mail do(s) responsável(is) pela atividade na escola e o seu vínculo com a instituição (convidado, concursado, contratado etc.)

  • Dados da escola

  • cidade/estado

  • nível de escolaridade que ela atende

  • se é pública ou privada

  • breve descrição das práticas realizadas usando software livre

  • Descrição da atividade a ser realizada durante o fisl14

  • Uma carta explicando porque consideram importante a participação da escola no fisl

  • um vídeo de 10 a 15 minutos apresentando a atividade proposta e a escola.

 

As escolas deverão encaminhar suas propostas até o dia 20/05 para o e-mail escola@asl.org.br.

O FISL na Escola é uma realização da ASL com apoio da Diretoria de Software do grupo Texto Livre, responsável pela equipe técnica desta programação.