Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícia no Portal Terra destaca trabalho do GT Educação do Fisl14

21 de Junho de 2013, 0:00 , por Bruno Buys - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 934 vezes
Traduções

Uma matéria publicada no dia 18 de junho na seção de notícias do Portal Terra sobre capacitação em Software Livre para professores destaca a atuação do GT Educação do Fisl14. A matéria chama a atenção para a ausência de capacitação para que professores usem o Software Livre como ferramenta pedagógica.

A matéria discute questões como a presença de ferramentas tecnológicas na escola, e a forma como professores e alunos se apropriam dela. Aborda ainda as diferenças entre a filosofia do Software Livre e do Software Proprietário, com depoimento de Rainer Krüger, integrante do GT Educação e criador do sistema Pandorga Linux, uma distribuição educacional. Segundo Krüger, "(no GT Educação) Nós buscamos estimular a liberdade de pensamento e a disseminação do conhecimento para todos os níveis escolares. Este GT mostra, de forma prática, como se pode construir qualquer conhecimento de forma democrática e aberta”.

Enquanto o software proprietário tem a mesma visão da escola “antiga”, em que o aluno recebia tudo pronto e era passivo em relação à aprendizagem, o software livre coloca o aluno e o professor dentro do processo de criação, incentivando a troca de conhecimento e a construção participativa do conhecimento.

Diversos grupos e/ou projetos de Software Livre são mencionados, entre eles o SL Educacional, um projeto de documentação de Softwares Livres pedagógicos, O grupo Texto Livre e o Portal do Software Público Brasileiro, um repositório de Softwares mantido pelo Governo Federal.

Leia a matéria na íntegra aqui.



Tags deste artigo: gt educação educação pandorga linux texto livre portal do software público rainer krüger