Uma matéria publicada no dia 18 de junho na seção de notícias do Portal Terra sobre capacitação em Software Livre para professores destaca a atuação do GT Educação do Fisl14. A matéria chama a atenção para a ausência de capacitação para que professores usem o Software Livre como ferramenta pedagógica.
A matéria discute questões como a presença de ferramentas tecnológicas na escola, e a forma como professores e alunos se apropriam dela. Aborda ainda as diferenças entre a filosofia do Software Livre e do Software Proprietário, com depoimento de Rainer Krüger, integrante do GT Educação e criador do sistema Pandorga Linux, uma distribuição educacional. Segundo Krüger, "(no GT Educação) Nós buscamos estimular a liberdade de pensamento e a disseminação do conhecimento para todos os níveis escolares. Este GT mostra, de forma prática, como se pode construir qualquer conhecimento de forma democrática e aberta”.
Enquanto o software proprietário tem a mesma visão da escola “antiga”, em que o aluno recebia tudo pronto e era passivo em relação à aprendizagem, o software livre coloca o aluno e o professor dentro do processo de criação, incentivando a troca de conhecimento e a construção participativa do conhecimento.
Diversos grupos e/ou projetos de Software Livre são mencionados, entre eles o SL Educacional, um projeto de documentação de Softwares Livres pedagógicos, O grupo Texto Livre e o Portal do Software Público Brasileiro, um repositório de Softwares mantido pelo Governo Federal.
Leia a matéria na íntegra aqui.
Notícia no Portal Terra destaca trabalho do GT Educação do Fisl14
21 de Junho de 2013, 0:00 - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1319 vezes