Foi liberado, no dia 02, o LibreOffice 3.5 RC3 para testes, a versão final será lançada no dia 08 de fevereiro.
Novidades do LibreOffice 3.5
Algoritmo de criptografia diferente
No LibreOffice 3.5, o algoritmo de criptografia será substituído por um mais popular (AES) ao invé do atual (Blowfish).
Em consequência:
Os arquivos criptografados com o LibreOffice 3.5 não poderão mais serem abertos pelas versões igual ou anteriores do LibreOffice 3.4.4.
O LibreOffice 3.4.5 permite abrir os arquivos com a criptografia nova (AES). Todavia, ao salvar de novo no LibreOffice 3.4.5, a criptografia anterior (Blowfish) será utilizada.
Arquivos com a criptografia anterior (Blowfish) podem, é claro, serem abertos no LibreOffice 3.5.0
Matéria relacionada: fdo#43868 and fdo#40006.
Writer
- Exibir caracteres não imprimíveis no fim da linha: Agora, modificar os espaços no fim da linha fica muito fácil(Bartosz Kosiorek)
- Novos tipos de numeração: (Mohammad Elahi)
- Palavras persas: یک، دو، سه ...
- Sequência de letras árabes abjad: ا، ب، ج ...
- Exibir a resolução em PPI (pixel por polegada) de imagens bitmaps na caixa de diálogo Formatar - Imagem - guia Recortar. (László Németh)
-
Interface melhorada para acessar cabeçalhos e rodapés (Cédric Bosdonnat)
- Cabeçalhos e rodapés mais fáceis de acessa e adicionar
- Novos delimitadores de texto permitem conferir rapidamente o que está sendo editado
- Edite ou remova rapidamente cabeçalhos e rodapés sem precisar abrir a formatação dos estilos de página.
- Indicadores de quebras de página melhorados (Cédric Bosdonnat)
- A contagem de palavras deixou de ser modal e é atualizada automaticamente ao digitar (Matt Pratt)
- O Autotexto "Numeração de fórmula" (fn+F3) foi corrigido para a maioria dos idiomas: Sem espaço extra depois da fórmula inserida, a fonte da fórmula inserida segue a fonte padrão (fdo#40499, OOo issue #75665). Digite fn+F3 ou nf+F3 dependendo de seu idioma. (Laurent BP, Caolán McNamara)
- Caixa de diálogo de impressão: o campo de entrada da página mostra a página atual fdo#34697 (Ta Duc Tung)
-
Reparos no layout (Cédric Bosdonnat)
- Quando uma parada de tabulação for definida atrás da margem final, o tabulador utiliza esse valor e não pula para a próxima linha. Uma opção de compatibilidade foi acrescentada. Assim, somente os novos documentos se comportam dessa maneira.
- Ao importar arquivos doc, docx e RTF, as numerações não são separadas em novas linhas se não couberem. Só ocorre para compatibilidade de layouts com o Word.
-
Melhorias na verificação gramatical (Cédric Bosdonnat)
- Retrabalho da caixa de diálogo de verificação gramatical para melhor mostrar a ajuda sobre o erro.
- Os verificadores gramaticais podem adicionar uma URL opcional para dar mais detalhes sobre o erro em SingleProofreadingError::aProperties. A propriedade deve se chamar FullCommentURL.
- O verificador gramatical LightProof foi inlcuído para o Inglês, Húngaro e Russo. Para mais detalhes, veja este post. (Laszlo Nemeth)
- Sumários agora com hiperlink por padrão (Cédric Bosdonat)
- Suporte a importação e exportação de comentário em documentos do Office Open XML (docx) (Luboš Luňák)
- Posicionamento da impressão de etiquetas corrigida (Winfried Donkers) fdo#36874
- Página das opções para 'Fontes básicas (ocidentais)' removida. Estas opções são redundantes pois são a mesma coisa que mudar as fontes no estilo diretamente (Cédric Bosdonat).
-
Novos recursos de tipografia, através da importação para o Graphite das fontes Libertine Open, exemplos: NEWS.pdf e NEWS.odt, documentação: fontfeatures.pdf e fontfeatures.odt (László Németh)
- Hinting apropriado para publicação digital com ferramenta ttfautohint nova do projeto FreeType
- Tipos Linux Libertine: nova variante de tamanho Display Regular, fontes negritas e seminegritas (e também a negrita e seminegrita itálica), muitas outras melhorias e reparos.(Philipp Poll et al., veja ChangeLog. Utilização: escolha "Linux Libertine Display G" no seletor de fontes ao invés de "Linux Libertine G" para textos acima de 16 pt (Nota: atualmente, há somente a variante Regular para o Linux Libertine Display). Na formatação de caracteres, selecione Linux Libertine G Bold para títulos, e Semibold para destaque dentro de parágrafos.
- Novas ligaturas itálicas (gy, gj, gf, etc.) para Húngaro e muitos novos recursos de fontes para manipulação de ligaturas (ligc, lith, litt).
- Superscritos estendidos (pontuação, caixa alta e letras latin-1/latin-2, números proporcionais) e versaletes. Utilização: defina "Linux Libertine G:sups=1&pnum=1" para superscritos com números proporcionais, e "Linux Libertine G:smcp=1" para versaletes verdadeiros.
- Diacríticos combinados (porte para o Graphite dos recursos originais do OpenType) para tipos científicos e localização (eg. para IPA e idiomas Africanos, Esquimó–Inuit etc.)
- Tipografia melhorada para o "l·l" catalão.
- Parênteses regulares opcionais em texto itálico (utilização: "Linux Libertine G:para=1").
- Letras maiúsculas com duplo impacto (utilização: "Linux Libertine G:dbls=1").
Calc
- Permite 10000 planilhas e melhorias de desempenho para muitas operações de planilhas (inserir várias planilhas deve ser muito mais rápido agora). (Markus Mohrhard)
- Tratamento de falhas de links externos DDE mais graciosos. Ao invés de tornar as fórmulas com links rompidos em erros, o Calc mantém os valores anteriores e notifica o usuário através de uma mensagem de erro sobre a falha na atualização do link. (Kohei Yoshida)
- Suavização das linhas dos gráficos atualizada para a especificação do padrão ODF 1.2 (Regina Henschel)
Linhas fechadas suavizadas com splines cúbicas são agora totalmente arredondadas.
Linhas abertas e fechadas suavizadas utilizando uma “B-Spline” que passa pelos pontos, interpolando entre eles.
- Nova opção para especificar o número inicial de planilhas em documentos novos.(Albert Thuswaldner)
- Barra de entrada de dados com múltiplas linhas. (Anurag Jain, Noel Power)
- Permite colar um intervalo simples de células em intervalos múltiplos de destino. Permanecem algumas restrições. (Kohei Yoshida)
- Novas funções do Calc BIT.E, BIT.OU, BIT.XOU, BIT.DESLOC.DIR e BIT.DESLOC.ESQ, conforme declarado na especificação ODF 1.2. (Wolfgang Pechlaner)
- Mais marcadores de ponto de dados, adequados para os 'marcadores padrão' na especificação ODF 1.2. O mapeamento dos marcadores para gráficos nos arquivos xls foram mudados nos casos onde um mapeamento melhor for possível agora. (Regina Henschel)
- A paleta padrão tem agora novas terminações de linha, a maioria sem preenchimento. Algumas delas são úteis para diagramas UML. Os novos símbolos foram projetados para se ajustar melhor a linhas de 0,02cm de largura e marcadores com 0,3cm de largura. Somente o marcador "semicírculo vazado" foi projetado para a largura de 0,45cm, de forma que ele possa circundar um círculo cheio como necessário para o símbolo 'interface'. A largura da linha dentro do marcador escalona junto com a largura do marcador. (Regina Henschel)
- O comando 'Proteger planilha' é agora acessível pela guia da planilha (Olivier Hallot)
- A janela popup do Autofiltro foi reprojetada, buscando melhor visibilidade e capacidade de criar filtros múltiplos. Veja em neste blog post mais informações (em inglês). (Kohei Yoshida)
- Novas funções para o Calc: SEC (secante), COSEC (cossecante), SECH (secante hiperbólica) and COSECH (cossecante hiperbólica), conforme as especificações do padrão ODF 1.2. (Regina Henschel)
- Caixa de diálogos de nomes de intervalos toda remodelada, para trabalhar melhor com nomes de intervalos locais e facilitar a utilização dessas caixas (Christoph Noack, Stefan Knorr, Markus Mohrhard)
- As preferências de importação / exportação de arquivos DBF agora são salvas. (Muthu Subramanian)
- Número ilimitado de regras de formatação condicional. Veja em Formatar -> Formatação condicional. (Robert Dargaud)
Desempenho
- Melhoria de desempenho para importar documentos Excel com grande quantidade de controles de formulários. (Kohei Yoshida)
- Melhoria de desempenho para importar formatos de células do documentos Excel. (Kohei Yoshida)
- Melhoria de desempenho para importar arquivos ODS, especialmente com documentos com grande número de intervalos nomeados. Veja em neste blog post mais informações (em inglês)(Laurent Godard, Markus Mohrhard, Kohei Yoshida)
Impress / Draw
- Arcos elípticos no caminho:
Até hoje, os arcos elípticos eram ignorados pelo LibreOffice e OpenOffice.org. Com a versão 3.5, os arcos elípticos são importados e desenhados corretamente.
- Melhorias nas lista de animações personalizadas
Anteriormente, a lista de animações personalizadas era tediosa de trabalhar por que qualquer mudança resultava em atualizar a lista, e a seleção começava pelo topo da lista. Com o 3.5 a seleção se mantém na animação recentemente adicionada e mantém as animações visíveis ao alterar suas propriedades. (Luke Symes)
- Supporte para incluir paletas de cores e outras listas de propriedades no arquivo.
Anteriormente, Tinhamos de armazenar no disco local o link para uma de nossas listas de propriedades (por exemplo, paleta de cores) - que refletia na escolha de cores, preenchimento de bitmaps, hachuras, etc... disponíveis ao usuário. Adicionamos a possibilidade de incluir (seletivamente) as listas de propriedades dentro do arquivo ODF. (Michael Meeks)
- Iniciar o Impress sem o assistente por padrão.
O assistente pode ser ativado em Arquivo -> Assistentes -> Apresentação ou automaticamente em Ferramentas -> Opções -> Impress -> Geral -> Iniciar com o assistente. (Tim Hardeck)
- Melhora na importação de Formas personalizadas do PPTX: A importação de Formas personalizadas sofreu muitas melhorias, com muitos bugs resolvidos e acrescida de implementações novas das predefinições. A imagem abaixo mostra todas as Formas personalizadas.
Veja como fica o resultado no LibreOffice 3.5:
Confira nesta apresentação PPTX que tem um slide com formas personalizadas idênticas às predefinições. Na versão 3.5, o resultado deve ser igual à imagem acima. As versões anteriores mostrarão muitos problemas e erros.
- Suporte melhorado para importar Smart Art.
Redução dos problemas de importação de pptx com. (muthusuba) Verifique com esta apresentação PPTX: Media:extlst-test.pptx
- Melhorias para exportar slides ocultos para PDF. Anteriormente, todos os slides eram exportados para PDF. Com a versão 3.5, por padrão, slides ocultos serão omitidos, mas podem ser incluídos através de uma caixa de marcação.(Pierre-André Jacquod)
Math
- Novo símbolo existencial "Não existe" (Julien Nabet)
- Novos símbolos para expressões da teoria dos jogos (Olivier Hallot)
- Suporte para exportação e importação de fórmulas matemáticas em documentos do Office Open XML (docx) (Luboš Luňák)
Base
- Muitos reparos de bugs
- Driver nativo PostgreSQL. Será incluído dentro do LibreOffice 3.5. O driver ainda é com qualidade beta, mas funciona bem (e é muito mais rápido que as alternativas JDBC ou ODBC) para recursos básicos. Continuaremos a melhorar o driver no ciclo de lançamentos do LibreOffice 3.6. (Lionel Elie Mamane)
Filtros
- Filtro de importação para documentos MS Visio.
- Re-escrita do filtro de importação RTF, veja aqui para mais detalhes (Miklos Vajna)
- Várias melhorias na importação do DOCX, veja aqui para mais detalhes (Miklos Vajna)
IDE do Basic
- Nova entrada de menu Exibir -> Linhas numeradas para alternar a numeração das linhas do código, à esquerda da janela do editor Basic. (August Sodora)
- Nova entrada de menu Exibir - Ir para a linha, complementando a numeração acima. (Noel Power)
- Controles de diálogos agora tem botões de rotação. (Noel Power)
Extensões de instalação (Bundled)
Presenter Console
- A Console do apresentador tem agora o botão "Trocar telas" para contornar um bug que em alguns casos, a tela do projetor é escolhida como console do apresentador, no lugar da tela do laptop. (Michael Meeks, Stefan Knorr (astron)).
Alterações principais
Interface do usuário
- O seletor de cores disponível em Ferramentas - Opções - Cores, botão Editar foi rescrito para ser mais moderno e fácil de utilizar. Confira no vídeo como opera-lo: http://www.youtube.com/watch?v=rPu6EmIxkIM&hd=1 (Christian Lippka)
- Os menus não utilizados das barras de ferramentas foram removidos, e a indicação de icones ocultos foi atualizada para ser mais confortável; veja em uma descrição detalhada com cópias de tela (Jan Holesovsky)
- As confirgurações de cores do software (Ferramentas - Opções - Aparência) tem agora as vizualizações corretas para cores 'automáticas' na lista suspensa.
- Melhoria no zoom: Ao aumentar ou diminuir o zoom com CTRL + roda do mouse, a área de zoom ficará centrada na posição do mouse e a velocidade do zoom é proporcional à velocidade da roda do mouse.
- Classificação natural: Os menus relacionam agora seus itens com classificação natural, e.g. "Título 10" agora vem logo depois de "Título 9" ao invés de vir logo após de "Título 1". Veja as cópias de tela em antes e depois. Exemplo em > Formatar > Estilos e formatação. (Sébastien Le Ray)
- Botão adicional para a caixa de diálogo Digitalizar em unix: (Rob Snelders)
- Limpeza substancial e refatoração dos backend do vcl em unix: Adição do suporte ao gtk3, levando via Broadway, a um protótipo de office na web (Michael Meeks, Lucas Baudin, Caolan McNamara, Cosimo Cecchi)
- Novas alças: Novas alças utilizando as cores Tango que utilizam transparência alfa para melhorar a usabilidade (Astron). A opção legada de alças "Modernas" vs. "Simples" foi removida, e reduziu a complexidade das barras de ferramentas e confusão do usuário.(Tim Hardeck, Michael Meeks).
- As barras de ferramentas ativadas por contexto foram colocadas embaixo para evitar sobrepor partes importantes do documento. (Tim Hardeck)
- O Gerenciador de extensões tem agora 3 caixas de marcação para permitir selecionar o tipo de extensão a exibir: Instalação, Compartilhada e Usuário, ou uma combinação dos três. (Olivier Hallot).
- A caixa de diálogo "Inserir Filme e Som" tem agora a opção para "Vincular" os dados, permitindo poder incorporar os arquivos de mídia dentro dos arquivos ODF.(Michael Stahl)
- Vários problemas na interface direita-para-esquerda do GTK+ foram resolvidos tornando o LibreOffice mais aderente à escrita da direita para a esquerda e consistente com as aplicações nativas em GTK+ (Khaled Hosny)
- A caixa de diálogo que surge ao salvar arquivos em outros formatos que não o ODF foi aperfeiçoada para melhor interação. Os textos truncados dos botões nas traduções foram consertados. (Josh Heidenreich, Andras Timar, William Gathoye)
Desempenho
- Remoção de grandes quantidades de código 'morto' e desnecessário, reduzindo tamanho (Caolan McNamara, Joseph Powers)
- Limpeza e remoção de filtros para formatos legados e sem utilização, para operação de gravação (Joseph Powers)
Outros
- Fontes Liberation disponíveis na versão Windows [1] (Olivier Hallot)
- LibreOffice agora utilizará a *mais nova* versão do Berkeley DB instalada so sistema (em tempo de compilação), e não a mais antiga. (Lionel Elie Mamane)
- LibreOffice agora aceita acessar o Java por link simbólico (Lionel Elie Mamane, de um patch do Debian/oo-build)
- Suporte para Java 7 (1.7). O usuário pode selecionar entre java 6 ou 7, caso ambos estejam instalados.
- Acrescentado o mecanismo de verificação de atualizações, permitindo o download manual de versões novas. As atualizações são checadas automaticamente em intervalos definidos pelo usuário(Jan Holesovsky).
Scripting
- Python UNO: Agora é possível inicializar os membros de uma estrutura UNO por nome ao invés de posição. Por exemplo:
from com.sun.star.util import Date d1 = Date(Year=2004, Month=11, Day=2) d2 = Date(Day=2, Year=2007, Month=5)
Comparado com a inicialização por posição:
from com.sun.star.util import Date d1 = Date(2, 11, 2004) d2 = Date(2, 5, 2007)
- Mensagens de erro mais consistentes caso a ponte Python UNO falhe ao carregar (Lionel Elie Mamane)
Limpeza do código
- En paralelo com a simplificação do instalador do Windows, o código fonte do setup.exe e o suporte para NSIS foram removidos. (Andras Timar)
- Grandes quantidades de código sem utilidade em solenv/bin/modules/installer foram removidas, por exemplo, o empacotamento para plataformas sem suporte. (Andras Timar)
Localização
- Adicionados dicionários ortográficos para Árabe, Aragonês, Bielorusso, Bengali, Bretão, Búlgaro, Escocẽs gaélico, Grego, Gujarati, Hindú, Letão, Português Europeu, Sinhala, e Telugu. (Andras Timar)
- Atualização do Verificador Ortográfico VERO para Português do Brasil (Raimundo Moura)
-
Utilização dos nomes de meses no genitivo possessivo e/ou participativo se definifdo nos dados do local (e.g. Russo, Polonês, Finlandes, Lituano, e outros).
Se um dia do mês (D or DD) estiver presente num código de formato de data, o nome do mês de MMM ou MMMM será exibido como genitivo possessivo ou participativo.
Caso contrário, se não houver dia do mês, o nome do mês será exibido como nome/nominativo.(Eike Rathke) - Correções dos dados regionais, especialmente nos formatos de data para Polonês [pl-PL], Português [pt-PT e pt-BR], Slovênio [sl-SI], e Latim [la-VA]. (Eike Rathke, Martin Srebotnjak, Mateusz Zasuwik, Olivier Hallot, Roman Eisele, Sérgio Marques)
Instalador do Windows
- No lugar do pre-instalador NSIS + carregador setup.exe + arquivo MSI + arquivo CAB separado + muitas transformações de idioma + arquivos distribuíveis do VC, agora temos um único arquivo MSI com tudo incorporado. Contém as transformações de idiomas como subcategorias, distribuíveis VC como módulos mesclados e arquivos CAB incorporado, também. (Andras Timar)
* fonte: Wiki.DocumentFoundation.org
* Para Download, clique aqui ....
0sem comentários ainda