O Debian-RS é o Grupo de usuários Debian do Rio Grande do Sul, que congrega desenvolvedores e voluntários para organização de eventos e divulgação do Projeto Debian por todo o estado gaúcho. O Projeto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI). Comunidade 100% livre, como nossa sólida distribuição, que também é 100% livre e independente. Os debates e decisões acontecem principalmente na lista de discussão. Participe.
Banner para eventos do Debian-RS
1 de Agosto de 2012, 0:00 - 4 comentáriosEsse ano no FISL a organização dos grupos de usuários inovou e não foram montados totens, mas sim grandes mesas. A idéia foi interessante e proporcionou que os grupos de usuários se misturassem, e pela posição (todos de frente uns para os outros e sem algo que impedisse a visualização uns dos outros) foi extremamente válida para criar um processo de conversas e discussões que não envolvessem apenas o próprio grupo, mas sim uma mescla de discussões e trocas de idéias.
No entanto, a logística teve que ser diferente, pois os grupos de usuários tinham que levar para as mesas seus próprios suportes e banners. Junto a isso a coordenação do Debian nacional tomou a decisão de não participar do FISL esse ano e não tenho aqui a intenção de discutir o que levou-os à essa descisão.
A questão aqui é que precisaremos criar um Banner e em cada ponto onde o Debian-RS esteja com um evento, poderemos ter um deles (um em Porto Alegre para a região metropolitana, um em Pelotas para o sul do estado, um no oeste, um em Caxias para a região da serra, em Santiago para os eventos do oeste, e assim por diante), bem como suportes para mantê-los em local visível (de preferência na entrada do evento).
Nesse sentido conversamos, o André Machado e eu, e aqui estou abrindo a idéia a toda a comunidade para fazermos o Layout deste banner, para ser usado como padrão nos eventos do Grupo. Assim, segue uma idéia que criei. Por favor comentem e/ou criem suas próprias ideias para que possamos ter nosso banner.
Um grande abraço debiano a todos.
Guaraldo.
Mochila fundamental do Debian no FISL13 em 2012
30 de Julho de 2012, 0:00 - Um comentárioVejam só: na sexta-feira encontrei o Pablo, acompanhado de sua esposa, num dos corredores do FISL13 (em 2012).
Conversamos sobre a ausência institucional do Projeto Debian no FISL13 e debatemos algumas idéias para movimentar o GU Debian-RS e talvez o Debian-BR também.
Fiquei matutando sobre o assunto o resto do dia.
No sábado à tarde, casualmente NO MESMO EXATO LOCAL NO MESMO CORREDOR, encontrei o João Eriberto (Brasília), e iniciamos a conversar sobre o assunto ausência institucional Projeto Debian no FISL13.
Um diagnóstico da situação, seguido de debate sobre algumas alternativas.
Dali a algum tempo (acho que foi essa a cronologia), chegou o Cláudio Filho. E foram chegando o Fernando Ike, o Américo, o Antonio Terceiro, o Pablo Lorenzzoni, o Adriano Rafael. Será que esqueci nome de alguém?
O mesmo exato local do dia anterior.
A gente achou que naquele local deveria haver um vortex energético do Debian... The Debian swirl.
Todos debatendo o assunto e propondo idéias e avaliando as alternativas.
Num certo momento, o Eriberto colocou a mochila no chão e foi declarado o lançamento da mochila fundamental do Projeto Debian no FISL14.
(Foto do lançamento da mochila fundamental)
Os debates continuarão, mas algumas direções foram percebidas como funcionais:
- os grupos de usuários da região é que organizarão detalhes nos locais dos eventos tanto quanto possível. Para o FISL14, o Debian-RS. É muito mais difícil alguém preparar de longe.
- um estande é oneroso para o grupo no momento. Fica para o FISL15.
- manter um espaço no grupo de usuários.
- precisamos providenciar um banner e pedestal.
- para não sobrecarregar ninguém na manutençao do espaço, um grupo de 10 voluntários para grade. Debianos de outras cidades se habilitarão a ajudar no espaço, mas chegarão para atuar apenas no dia.
- apresentar muitas propostas de palestras e atividades para na prática formar uma trilha Debian.
- Isto vale para outros eventos além do FISL.
Outras idéias foram debatidas e vão ser listadas para mais aprimoramentos.
Apresente a sua idéia para melhorar se você for ajudar a colocá-la em ação. Precisamos de todos que fazem.
Projeto Debian é uma meritocracia. Decide quem faz acontecer.
Encontrando Debianos no FISL 13
30 de Julho de 2012, 0:00Se eu esqueci de um nome, edite você mesmo este texto ou comente, certo?
Foi muito bom encontrar o Rauber, o Daniel, o Guaraldo e conhecer pessoalmente o Flávio Menezes.
Atualizamos assuntos e debatemos idéias para nosso grupo de usuários.
Também sexta-feira encontrei o Pablo num corredor entre os stands, e sobre isso farei outro post.
Poste ou comente abaixo deste post mesmo suas impressões sobre o FISL 13.
Onde será o novo site Debian-RS
4 de Julho de 2012, 0:00Entre na lista de discussão, sugira e debata as opções para onde hospedar e como será o novo site do Debian-RS.
Governador Tarso Genro recebe Richard Stallman, o criador do movimento software livre
3 de Junho de 2012, 0:00Governador Tarso Genro recebe criador do movimento software livre
Eu e Richard Stallman em Tunis 2005
Nesta segunda-feira, ás 14:30 no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro participa de uma mesa com o criador do movimento software livre Richard Stallman em homenagem ao primeiro aniversário do seu gabinete digital e lançamento do #fisl13 pela ASL. No final, eu faço uma contextualização do cenário brasileiro.
Transmita a conferência ao vivo no teu blog ou site colando o código abaixo no editor.
<iframe style="border:0" src="http://gabinetedigital.rs.gov.br/videos/embed/48" width="600" height="400"><iframe>
Tu podes assistir ao vivo aqui abaixo também!
ou no site do Gabinete Digital.
Use a hashtag #StallmanRS.
Boa transmissão!
Nova lista de discussão do Grupo de Usuários Debian RS
24 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaEstá criada a nova lista de discussão do Grupo de Usuários Debian RS.
http://lists.alioth.debian.org/mailman/listinfo/debian-br-gud-rs
É uma lista para articularmos, organizar o grupo, preparar eventos e reuniões.
Para suporte e dúvidas técnicas, utilize os meios em http://www.debian.org/support
Diga não as patentes de software no Brasil!!
20 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários ainda
Uma das maiores lutas do movimento de software livre mundial, foi contra as patentes de software na Europa. Finalmente em 2005, a Europa rejeitou a possibilidade do software ser patenteado. Uma vitória do movimento. Patente de software é uma ameaça a inovação, ao software livre a a liberdade do conhecimento.
Agora no Brasil, só o que faltava, o INPI abre uma consulta pública pela patente de software.
Participe da comunidade "Patentes de software Não1" na rede softwarelivre.org
Estamos também no Facebook
Vejam os argumentos do movimento vitorioso contra as patentes na Europa
Qual é #INPI, pirou ou capitulou?
Convidamos tod@s vocês contribuírem com este debate na lista pública do PSL-Brasil, e convidarem outras pessoas para postem no blog do "Patentes de Software, Não!"
Além disso, vamos nos manifestar em massa diante da consulta pública do INPI no Diário Oficial da União
Vamos enviar e-mail's para saesp@inpi.gov.br , nos manifestarmos por fax (0xx21) 3037-3638 ou ainda diretamente a uma das recepções do INPI.
NÃO vamos usar o formulário próprio em formato privativo da Microsoft sugerido pelo INPI (em .doc argh).
Usemos o formulário no formato padrão internacional odt, salvando o arquivo disponível neste link
Para acessar os procedimentos de exame, clique aqui
Bora lá galera!!
Agora já, não deixe pra depois.
15 de outubro: Porto Alegre por Mudanças Globais
12 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
No dia 15 de outubro, pessoas do mundo todo tomarão as ruas e as praças. Do continente americano à Ásia, da Africa à Europa, as pessoas estão se levantando para reclamar os seus direitos e pedir uma autêntica democracia, uma democracia real. Agora é o momento unirmos todos em um protesto não violento em escala global.
Com o mesmo espírito de unidade que construímos o Fórum Social Mundial como referência mundial aqui em Porto Alegre e a rica experiência de democracia direta do orçamento participativo, estamos sintonizad@s com a energia das novas dinâmicas sociais em rede que tem mobilizado milhões de pessoas no mundo todo. Convocamos tod@s @s gaúch@s para ocuparem as praças no próximo sábado dia 15 de outubro.
Nos levantamos também pela volta do Fórum Social Mundial para Porto Alegre.
Nos levantamos contra o atual sistema financeiro global, responsável pela crise que assola o planeta, queremos uma economia a serviço das pessoas. Nos levantamos por mais democracia e por participação popular direta nas decisões dos governos. Nos levantamos contra a corrupção, pelo afastamento e punição dos corruptos e dos corruptores. Reconhecemos os avanços econômicos e sociais que conquistamos no Brasil e nos levantamos para defendê-los e ampliá-los. Nos levantamos pela democratização da comunicação, pela liberdade de expressão e por uma novo marco regulatório para a mídia no Brasil. Nos levantamos por uma internet livre, com neutralidade e na defesa do Marco Civil da Internet. Nos levantamos em apoio as lutas em andamento de tod@s @s categorias profissionais. Nos levantamos pela defesa de um sistema de saúde pública gratuito, de acesso universal e de qualidade. Nos levantamos contra qualquer discriminação, preconceito, racismo, homofobia, sexismo, machismo. Nos levantamos na defesa do meio ambiente, contra a mercantilização da natureza.
Dia 15 de outubro, sábado, nos encontraremos ás 13 horas no Brique da Redenção e caminharemos até a Praça da Matriz para uma marcha pela mudança global que queremos. A manifestação será pacífica, debateremos e nos organizaremos até alcançarmos.
É hora de unir-nos. É hora sermos ouvid@s.
Veja o mapa mundial do 15 de outubro
#15o Porto Alegre
9 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Car@s amig@s,
Dia 15 de outubro, da Espanha #spanishrevolution, Chile á Nova York #occupywallstreet, ativistas de todo mundo preparam uma manifestação global.
#globalchange
"15 de Octubre: Global Revolution apoya todas las manifestaciones pacíficas convocadas globalmente para el 15 de Octubre, cuya finalidad implique la instauración y mejora de sistemas de gobierno democráticos y la defensa de los Derechos Humanos"
Aqui em Porto Alegre já existe uma convocatória no Facebook.
Vamos nos somar! Vejam notícias sobre a marcha e acampamento no sul21 e RSUrgente
A luta por mais democracia participativa, por transparência governamental (governo aberto), pela faxina contra a corrupção e contra a especulação financeira é nossa. Além disso é hora de botarmos na rua a campanha pela aprovação do #marcocivil e pela #reformadaLDA (lei do direito autoral)
Creio que os movimentos de juventude, da cultura digital, da cultura livre, do software livre, das mídias livres devam se somar e esta manifestação em escala global. Os partidos de esquerda não podem ficar de fora vendo a banda passar.
É nós nas redes e na rua juntos com o movimento global que tem a nossa cara.
Vamos trabalhar nessa perspectiva?
#OccupyWallStreet: Primeiro Comunicado Oficial do Ocupar Wall Street
outros links:
Essa notícia no 20Minutos resume quando foi lançada a proposta 15O.
As hashtags que estão pegando são #15o #globalchange #OWS
Sugiro que a nossa seja #15oPOA.
Avaaz lançou uma campanha de apoio, já tem 230.000 assinaturas, divulgando #15O
outros links
http://www.diagonalperiodico.net/Medio-centenar-de-ciudades-se-han.html
http://takethesquare.net/
Tuitaço por melhor acesso à internet
22 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaÉ como um “panelaço”, só que no Twitter: usuários do serviço em todo o país se uniram uma mobilização por uma internet de melhor qualidade e mais barata para todos. A expressão #minhainternetcaiu ficou entre as mais comentadas da rede social. A hashtag é uma referência ao mote “Minha internet caiu… na mão das teles”. As organizações que estimularam o protesto pedem que o Programa Nacional de Banda Larga seja melhor discutido pela sociedade. O objetivo do tuitaço é chamar a atenção dos usuários da rede para o debate, mas também questionar o Ministério das Comunicações, para que pontos do programa sejam esclarecidos publicamente. Para saber mais sobre a campanha, visite o site campanhabandalarga.org.br
Tuitaço por melhor acesso à internet
22 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaÉ como um “panelaço”, só que no Twitter: usuários do serviço em todo o país se uniram uma mobilização por uma internet de melhor qualidade e mais barata para todos. A expressão #minhainternetcaiu ficou entre as mais comentadas da rede social. A hashtag é uma referência ao mote “Minha internet caiu… na mão das teles”. As organizações que estimularam o protesto pedem que o Programa Nacional de Banda Larga seja melhor discutido pela sociedade. O objetivo do tuitaço é chamar a atenção dos usuários da rede para o debate, mas também questionar o Ministério das Comunicações, para que pontos do programa sejam esclarecidos publicamente. Para saber mais sobre a campanha, visite o site campanhabandalarga.org.br
Tuitaço por melhor acesso à internet
22 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaÉ como um “panelaço”, só que no Twitter: usuários do serviço em todo o país se uniram uma mobilização por uma internet de melhor qualidade e mais barata para todos. A expressão #minhainternetcaiu ficou entre as mais comentadas da rede social. A hashtag é uma referência ao mote “Minha internet caiu… na mão das teles”. As organizações que estimularam o protesto pedem que o Programa Nacional de Banda Larga seja melhor discutido pela sociedade. O objetivo do tuitaço é chamar a atenção dos usuários da rede para o debate, mas também questionar o Ministério das Comunicações, para que pontos do programa sejam esclarecidos publicamente. Para saber mais sobre a campanha, visite o site campanhabandalarga.org.br
Morre em acidente de automóvel um dos fundadores do Grupo de Usuários Debian-RS
10 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaDia triste para o Grupo de Usuários Debian-RS: O Sócio Fundador Dorneles Treméa, 31 anos, morreu em um acidente no Km 105 da RSC-453, em Garibaldi, na manhã desta quinta-feira. O abalroamento foi por volta das 7h, em Linha Sertorina, e envolveu um Corsa, com placas de Bento Gonçalves, e um Picasso, de Garibaldi.
Conforme Bonato, do Grupo Rodoviário de Bento Gonçalves, o Corsa trafegava no sentido Farroupilha-Garibaldi e o outro no sentido contrário. O condutor do Picasso foi socorrido ao Hospital São Pedro, de Garibaldi, mas não resistiu aos ferimentos. O motorista do Corsa não se feriu.
Luis Henrique Silveira: Brasil ganha em independência ao adotar software livre, diz pai do Linux
1 de Setembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaNão é no fator custo que o governo brasileiro vai sair lucrando ao adotar programas livres e gratuitos em seus sistemas de computação. O principal ganho será em controle e autonomia. A afirmação é do programador finlandês Linus Torvalds, criador do Linux e um dos grandes astros do movimento que busca substituir programas pagos por softwares livres, de código aberto.
"Usar Linux não é somente redução de custos, é questão de controle e autonomia do sistema que você usa. Com os governos, há a questão de segurança de usar um sistema que 'ninguém pode tirar de você', você não fica à mercê de uma empresa internacional", afirmou Torvalds nesta terça-feira (31) em São Paulo, durante a abertura do LinuxCon 2010, conferência anual que reúne desenvolvedores de programas, distribuidores e usuários do sistema operacional gratuito criado pelo finlandês em 1991.
O governo brasileiro adota há alguns anos o uso de sistemas de informática em código aberto, mas há dois anos admitiu que vinha tendo problemas com a adoção do software livre na esfera federal como no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e mesmo em empresas de tecnologia do governo, como Dataprev e Serpro. Cerca de 70% dos aplicativos críticos do governo brasileiro já são de plataforma livre.
Aos 21 anos, Torvalds criou o núcleo do sistema operacional que viria a dominar, para citar apenas um exemplo, o mercado de computadores utilizados para armazenar páginas de internet.
"Quase não escrevo mais código para o 'kernel'", afirma Linus, utilizando o termo técnico para designar o núcleo do sistema operacional, responsável por estabelecer a comunicação entre os programas e os componentes do computador.
"Hoje, meu trabalho é ler e-mails e códigos escritos por outras pessoas. Eventualmente escrevo trechos de código, como sugestão para outros desenvolvedores, mas não chego nem a testá-los", afirma.
Foto Linus Torvald e Jim Zemlin
Crédito: Leopoldo Godoy/G1
Blogueiros Progressistas defendem liberdade de expressão
24 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
Foto Conceição Oliveira
Cerca de 300 autores de blogs reunidos na capital paulista neste domingo (22), segundo dia do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, aprovaram uma carta de princípios
O texto defende a liberdade de expressão, especialmente na internet, democratização da comunicação e a universalização da banda larga no Brasil. O documento encerra o 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas.
Os trabalhos foram organizados por Altamiro Borges, do Centro de Estudos Barão de Itararé, e tomaram cerca de duas horas e meia. Propostas elencadas na manhã do domingo por grupos de trabalho foram apresentadas e aprovadas na plenária.
Também foi deliberada a realização de um segundo encontro, em data e local ainda a definir, além de eventos locais e regionais e aprovadas moções de apoio e de solidariedade a jornalistas e comunicadores.
Uma das primeiras polêmicas entre os ativistas esteve relacionada ao próprio nome do evento. Enquanto alguns participantes defendiam outras opções de adjetivos aos blogueiros, ficou definida a manutenção do termo "progressistas".
"O que seremos depende menos do nome e mais de nossa conduta daqui para frente", resumiu Conceição Lemes, do Viomundo. A resolução teve apoio da maioria da plenária.
Preocupações em definir o movimento como suprapartidário e desvinculado de lideranças e correntes políticas específicas, em sublinhar a posição contrária à censura e em garantir o apoio à neutralidade da internet foram incorporadas à redação final.
O texto foi divulgado na tarde deste domingo. Há ainda apoio a regulamentação dos artigos da Constituição Federal que tratam dos meios de comunicação no país e de incentivo a estruturas de financiamento para produtores autônomos.