Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Bem vindo ao Grupo de usuários Debian-RS

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Mais informações

3 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O Debian-RS é o Grupo de usuários Debian do Rio Grande do Sul, que congrega desenvolvedores e voluntários para organização de eventos e divulgação do Projeto Debian por todo o estado gaúcho. O Projeto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI). Comunidade 100% livre, como nossa sólida distribuição, que também é 100% livre e independente. Os debates e decisões acontecem principalmente na lista de discussão. Participe.


10° Debian Day em Porto Alegre foi um sucesso de público e conteúdo

17 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A 10ª Edição do Debian Day em Porto Alegre ocorreu no sábado (14/8), no Sindicato dos Bancários e contou com a presença de 26 pessoas.

Dscf1157

O público estava extremamente qualificado, atento as palestras, com desejo de aprofundar o conhecimento, perguntando e intervindo durante o debate, esclarecendo as dúvidas na hora.

Dscf1160

Para o estudante de jornalismo, Pedro Faustini (19) a proximidade com o palestrante permitiu a discussão. “Estava muito bom pois teve uma parte técnica, uma política e uma mais institucional”, relatou.

Dscf1183

Para William da Silva Vilanova que é desenvolvedor e a bibliotecária Ananda Feix foi bem interessante. William usa Debian, mas não trabalha profissionalmente, no entanto o seu interesse foi em interagir com a comunidade e conhecer. Eles ficaram sabendo do evento através da lista de discussão do Tche Linux. Ananda gostou muito da palestra do Sady Jacques, “principalmente quanto a fazer o Software Livre ganhar organicidade e viabilidade em nível nacional”.

 

Install fest

Além das palestras o evento também contou com o Install fest. Rafael Greque, que trabalha com edição de vídeo e fotografia participou do install pelo segundo ano. Só que desta vez ele trouxe Cristina Messa que estava tentando instalar mais uma distro no seu desktop, mas estava com algum problema. Não conseguiu resolver na hora, mas contou com a ajuda de André Machado do Debian/RS que descobriu um caminho para a solução.

Dscf1173

 

Como ajudar o projeto Debian sem ser programador

A primeira palestra, após a abertura foi sobre como uma pessoa que não é programadora pode ajudar o projeto Debian. O lider do grupo de Usuários do RS, Luiz Guaraldo, explicou que existem diversas formas das pessoas colaborarem, pois uma das características do Debian é justamente ser um sistema operacional desenvolvido pelos próprios usuários. “As pessoas ajudam com aquilo que podem ajudar só precisam de tempo e disponibilidade”, explicou.

As formas de colaboração são as mais diversas como: empacotar programas; redigir manuais; traduzir documentações; criar imagens/vídeos/identidade visual; divulgar, disseminar e distribuir o programa, testar e reportar os bugs e realizar eventos, como o Debian Day. O trabalho voluntário segundo Guaraldo dá vários retornos, desde conhecimento até amigos.

Dscf1159

Nas preliminares Guaraldo discorreu para quem nunca ouviu falar sobre Debian. “O Sistema Operacional é universal, possui 11 arquiteturas e você pode encontrar Debian desde uma torradeira até uma Usina Nuclear. Tudo 100% livre”, esclareceu.

Conforme Guaraldo o Debian tem 17 anos e os seus desenvolvedores são os usuários. Além disto possui um estatuto, estabilidade, robustez, economia, liberdade para usar distribuir e modificar. “Mas o que eu mais gosto no Debian é a sua filosofia, onde diz que tudo que eu adquiro com a comunidade eu tenho que dar um retorno”, ressaltou.

 

As estratégias necessárias para o movimento SL

Na segunda palestra o embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, para além das questões técnicas falou sobre as estratégias necessárias para o movimento de Software Livre na atualidade. “Nós saímos de um cenário rudimentar de instalação, há 10 anos, para uma condição confortável que oportuniza um cenário de crescimento dos serviços de software livre. Nós não tínhamos por exemplo, Sindicatos como os Bancários usando Software Livre, neste sentido a sociedade como um todo está proporcionando grandes oportunidades para quem trabalha construindo códigos, empreendendo e usufruindo de todos os benefícios de usar código aberto.”, observou.

Dscf1143

Apesar disto, Sady chamou a atenção para o crescente aumento da demanda de TI para empresas de pequeno e grande porte. Segundo ele, atualmente ou você monta a sua estrutura de TI ou terceiriza. “Não existe este serviço, são poucas as empresas capacitadas para isto. Neste sentido existe um espaço muito grande para fazer e atender esta demanda, desde qualificação profissional, que já tem um conjunto de ofertas razoáveis, até trabalhar de modo informal. Mas é preciso levar isto a sério e formar empresas, o que está faltando é um pontapé inicial”, destacou.

Sady revelou que a ASL está se propondo a começar e ajudar no debate de criação de consórcios que possam desenvolver projetos e ações, como participar em licitações nos processos de cidades digitais, por exemplo. A organização de empreendimentos e projetos são necessários e fundamentais para o avanço do software livre”, afirmou.

 

Se nós queremos que o Brasil seja uma potência precisamos meter a mão e desenvolver muito código, precisamos colocar valor agregado nos nossos produtos, a Europa é uma potência porque tem muito conhecimento e tecnologia. A Alemanha é um país menor que o Rio Grande do Sul e no entanto, é uma potência”, ressaltou.

Além de desenvolver muito código, Sady também destacou as diversas áreas que podem estar envolvidas nestes empreendimentos como profissionais liberais, como advogados, para tratar com as licenças, quem domina ou está estudando idiomas pode se especializar em traduzir documentações e páginas. “Quem quiser pode aprender Mandarim, pois tem mais de 1,5 milhão de chineses que nós precisamos conversar com eles. Para além dos sotwares que compartilhamoss temos que atuar no ramo de serviços. Temos que ter uma atuação de forma pró-ativa”, concluiu.

 

Como tunar servidores de arquivos pequenos

A última palestra foi sobre “Tuning de RAID, LVM, ISCSI, XFS e EXT3 para arquivos pequenos e alta carga”, por André Machado, do Debian-RS.

André utilizou os conceitos de TI das empresas de grande porte, como por exemplo um Governo, para adaptá-los para empresas pequenas ou que podem crescer e chegar a um patamar bem maior. Ou seja, como melhorar o desempenho de servidores que acessam arquivos pequenos, como servidores de e-mail e arquivos locais. “Procurei passar dicas não documentadas que viabilizam, no hardware e aplicações, ganhos de até 100 vezes o desempenho. Começando com investimentos relativamente pequenos que podem ampliar a infraestrutura de TI a medida do aumento da necessidade. A ideia é começar certo e não perder investimento, aproveitar o uso do recurso. É claro que também tem que investir num bom Sysadmin”.

Dscf1176

André explicou que certas dicas nunca tinham sido documentadas e que foram construídas pesquisando em listas de documentação de kernel, de código fonte e esta é a vantagem quando você trabalha com software livre. Você lê a documentação. É como abrir o capô do carro e consertar. Diferente de você comprar um carro em que o motor é lacrado e você não consegue mexer”, concluiu. Mais informações podem ser obtidas no blog www.techforce.com.br

 

The Code

Ao final os participantes assistiram ao filme The Code a história do Linus Torvald e o desenvolvimento do kernel linux. A Organização foi do Grupo de Usuário Debian RS apoiados pela ASL e o Sindbancários

Dscf1172

 

Transmissão ao Vivo

A TV Software Livre transmitiu ao vivo e foram gravadas entrevistas para a Rádio SL (Software Livre) por Rochele Prass, editora da Revista BrOffice.

 

Ouça as entrevistas da Rádio Software Livre

Entrevista Luiz Guaraldo (Debian/RS)

Entrevista Sady Jacques

Entrevista André Machado

 

 

 

Texto e fotos (Clique aqui para ver mais fotos)

Luis Henrique Silveira - jornalista

Engenho Comunicação e Arte



 



Vinicius John - Software livre não é livre para países que EUA vetam

21 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?pag=materia&id=170

Software livre não é livre para países que EUA vetam

Por Brizola Neto

O Sourceforge, maior biblioteca de desenvolvimento de projetos de “software livre” – programas de computador que não exigem licença e são de uso irrestrito – chocou os meios de informática do mundo inteiro ao bloquear o acesso de internautas de acordo com as listas negras expedidas pelo governo americano. São milhares de pessoas e empresas, de várias partes do mundo e simplesmente todos os internautas residentes em Cuba, na Síria, Irã, Coréia do Norte e no Sudão.
O detalhe é que o Souceforge nem sequer é proprietário dos softwares desenvolvidos ou em desenvolvimento ali, cujos teóricos direitos autorais pertencem a pessoas que, simplesmente usam o site como hospedeiro ou lugar de aprimoramento e troca de informações sobre o desenvolvimento do software que criam. Programas importantíssimos, porque são de livre uso e gratuitos. Quem já precisou comprar um programa de computador legalizado sabe que os preços são extorsivos.

Ou seja, a pretexto de cumprir o embargo americano a estes países, pessoes e entidades, o site trata a propriedade de terceiros como se fosse sua – e produto americano – e impede o acesso a ela. No comunicado que postaram no site parecem envergonhados e reconhecem os prejuízos que isso pode causar às pessoas, mas dizem que não podem agir de outro modo, pelo risco de serem fechados ou, até, terem seus responsáveis presos.

Depois do comunicado, o site registra centenas de protestos de seus próprios usuários cadastrados, vindos de todas as partes do mundo, inclusive o de um brasileiro:
“Para nós, na América Latina, o Souceforge.net sempre foi um serviço essencial por sua estabilidade e fácil acesso. A maioria das redes latinoamericanas atravessam primeiro os Estados Unidos, assim as ligações são sempre mais fáceis com vocês. Mas essa mudança de políticas é tanto um movimento muito prejudicial quanto nos fazem perceber que não podemos confiar mais em vocês mais, porque não compartilham os princípios do código aberto e software livre. É muito triste ver técnicos muito competentes sendo colocados de joelhos por interesses políticos dos quais nem eles participam.”

Onde está a moral dos Estados Unidos para falarem em censura à internet no Irã ou na China, depois disso? (
http://www.tijolaco.com)
Brizola Neto é deputado federal (PDT-RJ)



O que dizer sobre sotware livre?

16 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por Nilson Ricardo da Silva - Desenvolvedor de Jogos

Olá a todos!

Eu poderia encher esse artigo de palavras difíceis, ou de bla bla blas desnecéssários, para poder parecer culto aos olhos de vocês apenas para passar certa opinião, porém, acho mais importante o "absorver" do conteúdo, do que propriamente o jeito de explica-lo.
Bom, o que dizer sobre sotware livre? Simplesmente uma das maiores e melhores idéias ja imaginadas.
Você já pensou se o cara que criou a matemática fosse simplesmente fechar seus conhecimentos, não deixando-os acessíveis a todos? Será que a humanidade teria o mesmo desenvolvimento que temos hoje?
Esse é o grande segredo! Compartilhamento de informação! Quando pessoas com diversos tipos de conhecimento compartilham aquilo que sabem, suas idéias, seus objetivos, seus projetos, cria-se conteúdo extremamente rico em informações que serão úteis para todos.       
Ninguém hoje em dia tem muita paciência de ficar dependendo de licença disso ou daquilo, além de ter que ficar procurando e mesmo que queira comprar, muitas vezes passamos por burocracias infinitas para poder ter acesso áquela informação.
Por isso, quero expressar nesse post o quão importante é a participação de todos nessa grande família.
Como programador de jogos, tenho muita dificuldade em achar algo que seja flexível o suficiente para poder realizar meus projetos.       
Não só softwares, mas muitas vezes necessitamos de uma ajuda ou de uma determinada explicação, sempre daquela coisa que não está entrando na cabeça, ou daquele ponto e vírgula no final no códio, e muitas vezes não somos capazes de identificar isso sozinhos.
Nesses últimos meses, após um treinamento de Linux, tive a oportunidade de conhecer a fundo esse mundo de software livre e vou dizer que não poderia ter sido melhor.        
Meu instrutor passou a ser praticamente um referencial, e após embarcar nesse, tive um aumento absurdo em meus conhecimentos e nos propósitos dos meus projetos.
Quero apenas deixar registrado que o que faz o mundo do software livre crescer é essencialmente seus contribuidores, essa grande familia que vem crescendo a cada instante.
Talvez, se continuarmos desse jeito, poderemos ter a esperança de que todos consigam ver que um pouqinho de trabalho duro, traz o resultado esperado no final, e não apenas ficar comendo uma carne já mastigada e seca que não tenha nada por dentro.



Leandro Benites se apresenta ao Grupo de Usuários Debian-RS

30 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Todos os dias paro alguns minutos para pensar o que estou fazendo, para onde estou indo, paro para refletir se estou no caminho certo, nem sempre a resposta é boa, mas a questão é, como mudar ? Não é esse o ciclo de vida de um projeto ? Criar, executar, analisar os resultados, corrigir o que está errado e executar novamente ? Da mesma forma é a nossa vida, em todas as áreas que possamos imaginar.

Muitas pessoas vem parar na minha sala de aula e me perguntam, qual é a fórmula para chegar lá ? muitas nem imaginam que estão mais perto do que pensam, mas por que elas não percebem ? Simples, comodismo, essa é a palavra de ouro, as pessoas vivem intimidadas a viver errando por medo de experimentar coisas novas, de mudar paradigmas, de reavaliar os seus projetos.

Muitas pessoas, perdem um tempo precioso errando, errando, errando, e o que é pior, sem aprender nada.

O meu objetivo aqui é o mesmo objetivo que tenho nas minhas aulas, palestras, postagens, etc, mostrar que nada é tão difícil quanto parece, mostrar que nada é impossível, e se você que está lendo estas palavras achar que sou mais um maluco escrevendo coisas absurdas, não se preocupe, você faz parte da maioria das pessoas, mas tenho uma notícia muito boa, você está no lugar certo, vou te mostrar que tudo que digo é fato e não ficção, como? na prática, vamos analisar juntos uma série de situações do dia a dia nas empresas, na vida e vocês vão me ajudar a chegar a uma conclusão, de que as coisas são possíveis quando estamos determinados de verdade.

Vou utilizar este ambiente como forma de propagar nos lugares onde não posso chegar fisicamente, a idéia de que com um objetivo claro e bem definido, muita força de vontade, conseguimos tudo aquilo que queremos.



Voltando ao AR e prontos para mudanças

26 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Buenas indiada.. Estamos com o Debian-RS no ar novamente, após enfrentarmos alguns problemas de DNS durante as ultimas semanas.

Reativamos alguns velhos e bons contatos, e esta novamente acessível o debian-rs... Devido aos problemas enfrentados retomamos a discussão sobre o fato de levarmos o debian-rs para o wiki central do Debian BR.

A discussão pode ser acompanhada aqui

Portanto, estamos trabalhando para uma nova forma de comunicação do Debian-RS, buscando uma melhor forma de integração entre todos os participantes do grupo e entre todos os GUD regionais.



Debian RS participará do Dia da Liberdade de Software 2009 Novo Hamburgo

30 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Grupo de Usuários Debian RS participará do Dia da Liberdade de Software 2009 em Novo Hamburgo.

Uma das atividades será mais uma edição da oficina de empacotamento de programas para Debian GNU/Linux.

Veja mais na página do evento.



Próximo Encontro

12 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O próximo Encontro Público do Debian-RS será:

  • Data: 22 de agosto de 2009 (sábado)
  • Horário: das 9:00 às 17:00
  • Local: SindBancários (Centro de Porto Alegre).
  • Salas: Auditórios 1, 2 e 3
  • Evento: Debian Day 2009


Preparações para Debian Day 2009 Porto Alegre RS

3 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá,
As preparações para o Debian Day 2009 Porto Alegre começaram na lista de discussão do Debian RS e

na página wiki do Debian Brasil

Participe que 15 de agosto 2009 está muito próximo!



10º Fórum Internacional do Software Livre

22 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Início:2009-06-24 09:00
Término:2009-06-27 21:00
Local:
Centro de Eventos da PUC/RS
Informações:
http://www.fisl.org.br



Festa de Assinatura de Chaves no FISL10

4 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Com a descoberta que ataques ao SHA-1 podem se tornar efetivos em um curto espaço de tempo, e visando reforçar a Rede de Confiança, durante o último dia do 10º Fórum Internacional Software Livre ocorrerá uma festa de assinatura de chaves OpenPGP. A festa seguirá o Protocolo Zimmermann-Sassaman Projetado visando máxima agilidade. Para participar, resumidamente, você deve:

* Enviar sua chave para o servidor ksp.softwarelivre.org até o dia 21-Jun-2009 (Obs.: este servidor aceita apenas envio):

bash$ gpg --keyserver ksp.softwarelivre.org --send-keys KeyID
gpg: sending key KeyID to hkp server ksp.softwarelivre.org



Flisol 2009 será triplo.

21 de Abril de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Banner

É com grande prazer que informamos que o FLISOL 2009 terá 3 eventos no Rio Grande do Sul: em Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. O Debian-RS apoia e ajuda na organização dos três.

O evento em Porto Alegre será no Sindicato dos Bancários, rua General Câmara, 424, no Centro. O de Sapucaia será no Colégio Ulbra São Lucas, rua 25 de julho, 550 - Bairro Vargas. O de Novo Hamburgo será no Câmpus II da FEEVALE, Salão de Exposições do Prédio Arenito.

Segue serviços e páginas:

* Porto Alegre:
** Sindicato dos Bancários
** http://flisol.opensolaris.org.br

* Sapucaia do Sul
** Colégio Ulbra São Lucas
** http://flisol.net/FLISOL2009/Brasil/SapucaiaDoSul

* Novo Hamburgo
** Câmpus II da FEEVALE, Salão de Exposições do Prédio Arenito
** http://www.softwarelivre-vs.org



Próximas ações

30 de Outubro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Vamos começar os trabalhos 2008/2009 do Debian-RS e temos muito a fazer.

Veja o que estava pensando que seria interessante para nós.



Votação para liderança Debian-RS 2008

16 de Outubro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá,
Está disponível para votação, conforme debatido na lista de discussão, a página para votação para líder do Grupo de Usuários Debian RS em 2008.
A votação ficará aberta até dia 25 outubro 2008.

Votação para líder Debian RS 2008

Sendo integrante, você pode votar.
Participe!



Fotos do Debian Day Brasil 2008 RS Porto Alegre

4 de Setembro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Ísis Borges tirou boas fotos durante o Debian Day Porto Alegre e publicou na internet.
Veja o álbum de fotos.



Software Freedom Day

3 de Setembro de 2008, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Início:2008-09-13 09:00
Término:2008-09-13 17:00
Local:
Feevale Novo Hamburgo
Informações:
http://www.softwarelivre-vs.org/



Tags deste artigo: organização grupo comunidade