O ano de 2014 foi muito significativo para a Colivre, além da realização de novos negócios e projetos, foi um período de eventos importantes para a promoção do cooperativismo e do software livre.
Foi o ano, por exemplo, em que a Colivre colaborou para o lançamento de 14 versões do Noosfero, plataforma web livre para redes sociais. Em dezembro ocorreu o lançamento mais especial: a versão 1.0 que, além das novas funcionalidades, teve o destaque da trabalhosa atualização para o framework Ruby on Rails 3.2, que contou com o forte apoio e colaboração de uma comunidade de desenvolvedoras/es que se fortalece a cada dia.
E como o Noosfero continua crescendo e sendo reconhecido nacionalmente e internacionalmente, em 2014 ele serviu de base para novas redes sociais educacionais, de participação política e de promoção do cooperativismo e da economia solidária.
Foi com o Noosfero que a Colivre contribuiu no desenvolvimento da rede Participa.br, que integra a Política Nacional de Participação Social (PNPS). O Participa.br oferece uma série de ferramentas de participação para cidadãos, redes, movimentos sociais e organizações que querem dialogar com a Presidência da República na construção de políticas públicas em nosso país.
Outra rede social importante desenvolvida em Noosfero foi a rede acadêmica e o novo site da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), plataforma que está em processo de conclusão e será lançada em breve como Campus Virtual.
Sob encomenda do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), a Colivre desenvolveu a Rede Olá.coop.br, que também foi lançada em 2014 no II Encontro de Comunicadores Cooperativistas. Construída como um ambiente que une rede social, sites e um catálogo online das cooperativas baianas, a Rede Olá é uma forma de promover a ajuda mútua entre as cooperativas, a comercialização de produtos e serviços e a divulgação de informações e notícias sobre cooperativismo.
O ano de 2014 também foi marcado pela entrada de novos reforços (sócios/as, estagiários/as e colaboradores/as) no time da Colivre.
No decorrer deste ano, a Colivre deu continuidade ao projeto de fortalecimento do Cirandas.net: Plataforma livre para o fortalecimento das redes de Comércio Justo e Economia Solidária. Desenvolvido pela Colivre em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e financiado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE-BA), esse projeto tem a meta de construir 15 sites para empreendimentos de economia solidária na Bahia, capacitá-los para produzir seus próprios conteúdos e divulgar a rede Cirandas.net. O projeto começou a ser executado em dezembro de 2013 e já está em fase de conclusão.
Através do projeto com o Cirandas.net também foi possível a produção de uma série de vídeos tutoriais sobre a plataforma e a realização de um documentário sobre experiências de sucesso de empreendimentos solidários que utilizam a rede.
O ano de 2014 foi marcado também pela participação em eventos. No mês de maio, a Colivre esteve presente na 9ª edição da Expocoop - Feira Mundial do Cooperativismo, que reuniu cooperativas de mais de 20 países. A Expocoop é uma feira de negócios que tem o objetivo de promover o cooperativismo mundialmente. No evento, as cooperativas têm a oportunidade de exibir suas mais recentes inovações e contribuir para a criação de uma rede de negócios entre os produtores e o mercado consumidor internacional.
No mesmo mês, a Colivre participou da 15ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 15), o maior evento de Software Livre do mundo, que teve como tema "Segurança e Privacidade: o Software Livre na luta contra a Espionagem". Diversos espaços importantes aconteceram no Fisl15, como o Encontro Comunitário do Noosfero, e o Consórcio Noosfero, que reuniu
Um serviço muito importante prestado pela Colivre em 2014 foi a construção do novo site da Rede de Profissionais Solidários Pela Cidadania, que está hospedado no Cirandas.net. A rede é uma organização não-govenarmental que atua nos bairros populares de Salvador com ações para fomentar o exercício da cidadania, da economia solidária e do desenvolvimento sustentável.
No mês de outubro aconteceu o III Encontro Estadual de Cooperativas Baianas (BahiaCoop), reunindo representantes de diversas cooperativas baianas e brasileiras, além de autoridades locais e nacionais, com o objetivo de fortalecer o movimento cooperativista baiano. A Colivre teve um estande no evento para apresentar suas soluções e serviços em tecnologias livres.
Em novembro a Colivre conquistou o primeiro lugar no 9º Prêmio Cooperativa do Ano na categoria Inovação e Tecnologia com o projeto Noosfero: a plataforma livre de redes sociais, educacionais, de economia solidária e cidadania. O Prêmio é uma realização da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). A Colivre foi a única representante da região Nordeste entre as finalistas da premiação.
Já no mês de dezembro, aconteceu o I Fórum Baiano de Negócios Socioambientais. Organizado pela Ser Consultoria em parceria com a Fundação Avina, o Fórum contou com apoio da Colivre, que também desenvolveu o site do evento. Diversas empresas e organizações baianas que têm compromisso socioambiental estiveram presentes no evento.
A Colivre aproveita o ritmo de retrospectiva para deixar registrado o agradecimento mais que especial a tod@s que nos acompanharam em 2014. E que 2015 seja repleto de conquistas, energia criativa e boas parcerias!
0sem comentários ainda