Foto: Reprodução
Na última sexta-feira (23/05), a presidenta Dilma Roussef lançou oficialmente a Política Nacional de Participação Social (PNPS), que visa articular mecanismos e instâncias democráticas de diálogo e fortalecer a atuação conjunta entre governo federal e sociedade civil. Junto com a PNPS também foi lançado o portal Participa.br, plataforma desenvolvida a partir do software livre Noosfero que oferece uma série de ferramentas de participação para cidadãos, redes, movimentos sociais e organizações que querem dialogar com o Governo Federal na construção de políticas públicas.
Na ocasião do lançamento, Dilma destacou a importância de apostar na internet para mobilização social e diálogo democrático, lembrando experiências recentes bem sucedidas de uso das ferramentas virtuais, como no caso da aprovação do Marco Civil da Internet. "Por meio desse portal, agora os brasileiros vão ter mais um canal aberto de diálogo direto com o governo federal. Portal que inclusive foi construído em software livre e com tecnologia nacional", afirmou.
Noosfero como plataforma de diálogo
O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais que integra ferramentas como blog, portfólio online, CMS para sites, RSS, fóruns, chats, eventos e compartilhamento de ideias em um mesmo sistema. Inicialmente desenvolvido pela Colivre, o Noosfero é também um projeto de software livre construído por uma comunidade de desenvolvedores/as espalhada pelo mundo.
O Participa.br adota o Noosfero como plataforma tecnológica que possibilita o diálogo entre instâncias governamentais e sociedade, por meio de consultas, debates, conferências e transmissão online de eventos. No Participa.br, os recursos do Noosfero estão a serviço da participação, mobilização e construção conjunta.
Clique aqui e aqui para mais informações sobre a Política Nacional de Participação Social e o portal Participa.br.
0sem comentários ainda